[Resenha] Três coisas sobre você, Julie Buxbaum - PLCUA #05

Olá leitores,

Hoje temos a resenha de Três coisas sobre você, escrito por Julie Buxbaum. Esse foi mais um livro lido em conjunto com a Thamiris para o Projeto Lendo com uma Amiga.


Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.

Opinião da Bru (minha opinião)

Em Três coisas sobre você somos apresentados à história de Jessie, uma menina que perdeu a mãe e que está numa situação bem complicada. Seu pai conheceu uma mulher e foi se casar com ela, levando a filha junto como se fosse uma bagagem sem nem se preocupar com o que ela pensa e quer.

Sua casa nova? Na Califórnia com uma madrasta rica e que não é muito presente e um irmão que não se importam com ela. Seu quarto? Um quarto de hóspede que nada se parece com ela e que não a faz se sentir bem recebida.

“Tudo passa, Jessie. Lembre-se disso. O que parece enorme hoje vai parecer pequeno amanhã.”

As coisas estavam bem ruins e começam a melhorar um pouco quando ela começa a receber e-mails vindo de Alguém Ninguém, uma pessoa que se compadece de sua situação e que acaba por lhe apresentar formas de fazer amizade e pessoas em quem ela poderá confiar. A partir disso, ficamos num impasse em relação aos acontecimentos e para saber quem é esse anônimo.

Esse livro mexeu muito comigo, sério. Eu me envolvi demais com a trama e não conseguia parar de ler. Se não tivesse combinado com a Thami de fazer a leitura, teria devorado o livro em poucas horas.

Jessie foi uma personagem bem construída, ela não fica sofrendo pelos cantos, mesmo porque seu sofrimento não é pouco, ela perdeu a mãe e, além disso, perdeu tudo o que tinha, o pai já não é mais o mesmo, precisou se afastar dos amigos e da cidade que sempre conheceu como sua. Recomeçar uma vida com todas essas marcas não é fácil e Alguém Ninguém – por quem me apaixonei – vai se mostrando um bom amigo (a) e a ajuda a passar por situações bem difíceis.

“Uma das piores coisas com relação à morte é lembrar de todas as perguntas que a gente não fez, de todas as vezes em que, idiotamente, a gente presumiu que teria todo o tempo do mundo.”

Todos os personagens foram muito bem construídos – até os que você odeia – os sentimentos apresentados na trama são reais e o leitor pode se sentir completamente no lugar da protagonista. Uma questão que me agradou muito, também, foi o amadurecimento dos personagens, todos saíram aprendendo alguma coisa que os tornaram melhores.

O ponto alto do livro foi, para mim, a revelação de quem é Alguém Ninguém. Ao longo da leitura vamos criando inúmeras suposições para descarta-la e retoma-la conforme a leitura vai avançando e, no final, a Julie nos presenteia com uma situação bem inusitada e muito bem construída. Quando comecei a ler essa parte, pensei: Não acredito que é isso e tive que conversar com alguém – sorte a minha que estava lendo com a Thami.

Nem preciso dizer que essa leitura é mais do que recomendada, não é? Se você não leu ainda o que está esperando, levante dessa cadeira e vá ler AGORA!

Opinião da Thami

Três Coisas Sobre Você é aquele tipo de livro leve que carrega uma mensagem bacana. De modo geral, é totalmente possível ler esse livro em poucas horas, mas como eu e a Bru combinamos de ler juntas e cada uma tinha seus afazeres, levamos alguns dias para concluir a leitura.

Jessie Holmes é uma personagem simpática, é fácil gostar dela. Você pode se identificar com a Jess e refletir sobre como as pessoas agem de forma impensada quando estão com raiva ou confusas. Eu, particularmente, senti empatia por ela na maior parte do tempo, mas houve momentos em que fiquei irritada com as suas atitudes, mesmo que eu as tenha compreendido.

"Eu me sinto muito mais confortável escrevendo do que dizendo as coisas. Eu gostaria de poder viver a vida inteira no papel."

O livro toca em assuntos sérios como o bullying. Eu tenho a sensação de que a cada dia que passa, aumenta a necessidade de discutirmos o bullying e a literatura é um meio excelente para isso. Na história, por exemplo, esse assunto é tratado a partir de situações vividas por Jessie na escola.

Sabe quando você sente que todos os personagens estão sendo bem trabalhados? Pois é, eu senti isso com a leitura de Três Coisas Sobre Você. Além disso, alimentei algumas esperanças sobre quem seria o AN e mesmo não tendo acertado, gostei da escolha da autora.

O único ponto negativo (que não é tão negativo assim, é só uma ressalva) é que eu esperava que a autora desenvolvesse melhor certo personagem, que por acaso também é o meu favorito. Senti essa necessidade de maiores informações, pois a sensação que tive foi a de que as coisas não acabaram por ali, que algo ficou faltando.

Com exceção do fato mencionado acima, a leitura foi muito agradável e eu adorei ter tido a oportunidade de conhecer a escrita da autora, Julie Buxbaum.

"Sou melhor escrevendo do que falando pessoalmente. Talvez essa seja a minha chance de mostrar quem sou de verdade, diferente da otária esquisita em que me transformo quando estou perto de gente que me deixa nervosa."

Espero que tenham gostado, pois nós adoramos a leitura! Aguardem que, em breve, teremos a seleção do próximo livro!


Classificação:


18 comentários

  1. Oiii meninas, tudo bom?

    Esse livro acabou sendo um dos meus favoritos do ano, achei simplesmente perfeito a maneira como autora conduz a história e até mesmo os dramas da personagem principal são relatados de uma maneira leve e gostosa de ler, com a sensibilidade certa mas sem exageros. Acho que esse livro será meu favorito do ano, pois eu realmente amei cada página.
    Fico feliz que vcs tenham curtido tb

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Oi, meninas!
    Eu não conhecia o livro e a sinopse não me deixou muito empolgada, mas depois de ler a resenha de vocês eu confesso que fiquei curiosa e vou colocar o livro na lista de próximas leituras.
    Saber que o livros fala um pouco sobre bullying também me deixou curiosa, porque sim, é um assunto que precisa ser discutido mais vezes.
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sinopse e a resenha, me machou bastante atenção e eu curti bastante.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas! Esse é um tipo de livro que eu não leio, drama... Ah eu passo longe, quer dizer: Passava.
    Li A resposta e me apaixonei tanto pelo livro que estou considerando ler outros do gênero. Taí uma dica né?
    Abs

    literacult.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei ler esse livro contigo. Parece que tu sempre faz uma boa escolha. Leitura simplesmente maravilhosa! ❤

    ResponderExcluir
  6. Oi, meninas!
    Eu vi várias opiniões sobre esse livro e, de primeira, eu achava que era de autoajuda. Depois que descobri realmente sobre que se trata, ele foi adicionado na lista de leitura. Bom saber que pode ser lido em poucas horas.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Nossa, realmente da muita raiva quando seu personagem preferido é tratado com pouca intensidade e importância kkk. Eu já vi várias resenhas sobre a leitura, e sempre dizem que a leitura é bem leve e fofa. Espero poder ler a obra futuramente, pois agora estou me dedicando a outros livros. Adorei ler a sua resenha e até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Quero muito ler esse livro! Acho que cada livro que leio sobre bullying, concordo que há ainda mais necessidade de ser discutido. Acredito que esse livro também irá me conquistar.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  9. Oi, meninas.
    Eu amei esse livro e concordo com a Bruna, o ponto alto foi sabe quem é o AN, eu confesso que sempre foi minha escolha desde o começo e adorei saber que era ele mesmo, o final do livro ficou um amorzinho. Achei muito bacana ver a opinião de vocês e de saber que curtiram tanto a leitura, é um livro que não dá para não gostar, a gente vai se envolvendo aos poucos e quando vê já está apaixonada pelo livro.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem.

    Muito legal a leitura de vocês em conjunto. Confesso que gosto muito de ler com outra pessoa, é tão bom ter com quem comentar e poder falar tudo que acha naquele momento.
    A colaboradora lá do blog leu este livro e gostou também, assim como vocês, achou uma leitura leve e envolvente. Mas que também possui drama. Gosto de livros assim, onde mesmo sendo leve traz reflexões. :)

    https://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro e estou curioso com o livro, que já vi ser tantas vezes elogiado! :) E agoro quero ler! :) ahah

    E pena que tenhas achado que faltou essa informação... Mas ainda bem que apreciaste e a escrita também assim como que todos os personagens estão bem trabalhados (adoro isso! :) ) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Não conhecia a obra, mas parece ser muito bom, mesmo passando por uma fase extremamente complicada ela não fica sofrendo, o que é uma forma incrível da autora de lidar com a situação; a leitura em conjunto é uma ideia incrível.

    Beijos, Lari.
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi meninas, que legal ver essa interação de vocês. Achei uma ideia super bacana. Mais enfim, voltando ao livro. A protagonista sofre hein? Pelo que vejo os problemas dela vai mais além do que ir morar na casa de uma nova familia. Ainda bem que a autora conseguiu fazer com que todos os personagens se desenvolvesse durante a trama.
    Por fim, outro ponto que me chamou atenção foi esse "alguém ninguém", menina, estou mais que curiosa pra saber quem é, deve ser alguém totalmente inesperado, né? Espero que eu possa ler esse livro logo, logo.

    Beijos
    ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Tanto minha colaboradora, quanto outras blogueiras, falaram muito bem desse livro. Eu fiquei muito curiosa para ler, principalmente por saber que tem essa parte de tentar descobrir quem manda e-mail e tal, adoro ficar chutando, mesmo que no fim eu esteja errada, rsrs. A capa é muito fofa. E a premissa parece bem agradável de ler. Gostei!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Olá... Um problema que eu vi, não na sua resenha mas na sinopse, o começo da sinopse ficou muito bom, mas na parte que começou a falar em como foi esquisito uma mensagem anonima no email, eu acho algo muito corriqueiro, sempre recebemos emails de pessoas que não conhecemos, muitas vezes spam, então eu achei isso bem tendencioso, e outra não é muito a cara de adolescentes (não estou generalizando) focarem muito nos emails... Agora partindo para a resenha eu gostei muito da sua escrita, achei bem fluída, só não gostei muito da ideia do livro, é claro que estou apta para mudar de ideia, mas por enquanto, eu achei ele muito tendencioso, com uma ideia não muito original...

    ResponderExcluir
  16. Olá Meninas! :D
    Esse é exatamente o tipo de livro que costumo ler e admito que fiquei me coçando aqui para ver quanto ele ta no Submarino ou no Amazon, mas no momento não estou podendo gastar dinheiro em livros (comprei vários recentemente O.O), então enquanto isso vou anotar a dica e assim que tiver chance espero ler e me apaixonar também pelo(a) Alguém Ninguém!

    ResponderExcluir
  17. Hey meninas, que livro incrível esse que vocês estão indicando hein ?! *-*
    Sinceramente, pela capa eu não leria, me parece história da disney onde os grandes problemas é o fato do garoto popular da escola não notar a garota kkk mas pelo visto estou enganada. As histórias mais simples podem ser incríveis se bem escritas e construidas, com sentimentos reais e problemas realmente validos para de ler a respeito. Não fiquei : "nooossaaaaa preciso ler esse livro amanha", mas é um livro com a qual eu me sentiria motivada a ler ^^
    ótimo trabalho. bjs :*

    ResponderExcluir