[Resenha] Fortaleza Digital, Dan Brown

Título: Fortaleza Digital
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Onde Comprar: Saraiva

Digo para quem quiser ouvir, em alto e bom som, que Dan Brown é um dos meus autores prediletos. Fortaleza Digital era o único livro que faltava para eu afirmar, com toda certeza do mundo, que tudo o que esse homem brilhante escreve é bom.

No entanto, como qualquer um de nós nessa vida, é visível o aprimoramento do autor ao longo das publicações. O último livro - Inferno - está no topo: é simplesmente genial. E o oposto acontece com Fortaleza Digital: o livro é ótimo, acima da média para os suspenses que encontramos por aí nas livrarias, mas não é o melhor.

Em Fortaleza Digital encontrei todos os ingredientes já conhecidos dos demais livros: uma narrativa nada arrastada, acontecimentos e reviravoltas que me deixavam presa às páginas e mistérios, muitos mistérios.

Susan Fletcher é uma bela e inteligentíssima criptografa da NSA. Sua vida parecia estar andando nos eixos - ela era feliz duas vezes: amorosa e profissionalmente - até receber um telefonema de seu chefe num sábado de manhã. Algo de ameaçadoramente errado estava acontecendo com uma das maiores invenções tecnológicas, o TRANSLTR. Programado para quebrar qualquer tipo código encriptografado, a máquina parecia ter encontrado problemas. Ao que tudo indicava, estavam deparados com um novo tipo de código inquebrável.

Sem saber muito em quem confiar, Susan Fletcher vai tentar descobrir a verdade para salvar a nação e o amor de sua vida, David Becker. O jovem professor universitário também havia entrado numa enrascada ao ser enviado para a Espanha, a procura de uma senha que poderia resolver todo o mistério. Ele, entretanto, não era o único que estava atrás dessa mágica chave.


Embora eu já tivesse uma vaga ideia de quem poderia estar por trás de toda trama, foi muito difícil desvendar toda a teia criada por Dan Brown. Já desde este livro, sua genialidade é transparente.

Classificação:

18 comentários

  1. Oi Gabi
    O autor não é um dos meus favoritos, entretanto, já li alguns de seus livros e posso afirmar que gostei bastante. Ainda não li esse que você comentou, mas ele está na minha lista de desejados, assim como Inferno. Sua resenha me deixou ainda mais motivada para conferir.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabrielle!
    Eu apenas li um livro dele, O Código da Vinci, mas quero reler em breve. Eu sempre achei o autor interessante, acredito que seja mesmo, visto o tanto de gente que o idolatra. Eu adorei essa premissa de Fortaleza Digital, gostei bastante e essa capa me lembra tanto Matrix haha enfim, adorei a resenha. Espero ler e amar também haha

    bjs =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabrielle,
    nunca li nada do Dan e apesar de concordar que ele é um escritor genial, não pretendo ler nada dele, pois ainda estou engasgada com o código da Vici, que admito possui uma trama incrível, mas abordas temas que para mim são sensíveis e por isso, decidi apenas admitir que ele é bom no que faz, mas não atrai para suas obras.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  4. Oiee Gabrielle ^^
    Eu nunca li nada do Dan, e confesso que não tenho taaanta curiosidade assim de fazê-lo, pois eu sou mais romances e dramas...haha' histórias complexas não são bem o meu forte, principalmente quando há investigação e mistério no meio. Mas fico feliz em saber que você gostou tanto da história :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabrielle. Eu também sou mega fã do autora e as obras dele são sempre tão fascinantes e com uma complexidade que só me atiça. Eu gostei de ver a sua opinião sobre a obra, eu já li fazem alguns anos mas quase não me lembro da trama. Menina, mudando de assunto rapidamente já que é fã também... Eu estou louca para ver o filme que foi adaptado de Inferno, pelo quem tem aparecido de bastidores, está ficando maravilhoso e as adaptações dos livros do Dan Brown eu tenho gostado muito.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma relação de amor e ódio com o Dan Brown, Adorei Anjos e Demônios, mas abandonei Símbolo Perdido, então, preciso ler mais alguma coisa para poder saber que vou de fato abrir mãos de seus livros, ou me jogar neles sem medo. Fiquei curiosa pra saber o final e o responsável... Vou apostar neste livro aqui para concluir minha opinião sobre o autor.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ainda não pude ler nada do Dan.
    Meu pai tem quase todas as obras do autor e sempre os elogia e recomenda. Tenho que ler logo e, lendo sua resenha, acho que vou começar por este.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu nao conhecia este livro... Bem, eu nunca li nada do autor!! ahha :) QUero mesmo muito faze-lo, pelo seu grande sucesso e imensos elogios que ja alcançou!! :)

    Bem, que bom que gostaste!! :) Ja que es fa... ahah Mas e sempre estranho quando achamos que o crescendo de qualidade acabou por esmorecer... ahah :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adoro os livros do Dan Brown e o Ponto de Impacto é o meu favorito, mas confesso que não consegui ler o Inferno, achei repetitivo demais e acabei desistindo da leitura. Esse que você resenhou eu li há alguns anos e lembro que o achei excelente. Não lembro muito sobre a história e acho que vou usar isso como desculpa para reler haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Amo Fortaleza Digital e concordo quando você diz que não é fácil descobrir as tramas criadas por Dan Brown
    Realmente é um dos melhores livros dele.
    Foi bom ver suas impressões e saber que também gostou.
    Ótima dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Oi
    devo ser a única pessoa no mundo todo que nunca leu nada do Dan Brown ahaaha é que já vi tantos comentários negativos que tenho medo de não gostar do autor :x
    Fortaleza Digital é um livro que já peguei na mão várias vezes na biblioteca da faculdade, mas nunca o li. A premissa nunca me chamou atenção. Mas depois de ler os seus comentários fiquei com vontade de ler, gosto de hitórias cheias de reviravoltas e mistérios :)
    bjo

    ResponderExcluir
  12. Eu amo os livros dele velho, ainda não tive oportunidade de ler Anjos e demônios, o qual só vi o filme e Inferno. Só tive oportunidade de ler O código da Vinci o qual também vi o filme.


    https://meninapsicotica.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, gabi!
    Tenho todos os livros do autor, com exceção de Inferno (estou esperando entrar em uma promoção). concordo com você que a escrita dele é dinâmica, cheia de reviravoltas e ele faz um bom uso de todas as teorias da conspiração possíveis. Fortaleza é um dos primeiros livros, então deixa algumas falhas, mas os próximos, especialmente os mais atuais do Prof. Langdon, são muito bons de verdade. Espero ler Inferno em breve! bj! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Eu não li nada do autor ainda acredita?? Mas sempre vejo elogios para a escrita dele. Acho que o bom de ser fã é que sempre vamos ver a evolução do escritor e gostei de ver essa sua analise.
    Acho que o que me distancia dele é que suas obras são um pouco mais densas do que estou acostumada.
    Gostei bastante da sua resenha! E espero conhecer algo dele em breve!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oiii
    Adoro livros bem intrincados e que me dão um desafio a mais kk e o Dan e perfeito nesse quesito, e acho impossivel eu achar um livro dele ruim, ainda não li esse livro e ele ja esta na minha lista de leitura, acontece que ela e muito longa kk mas eu chego lá...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Sou muito fã do Dan Brown, sou apaixonada por sua genialidade!
    Esse é o primeiro livro do autor, mas foi o ultimo que li, gostei bastante, embora tenha um certo tempo, e ele trate de tecnologia, ele ainda é atual! Adorei sua resenha, também recomendo!

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vi muitas pessoas falando super bem dos livros do Dan, porém eu já tentei ler dois livros ele e a leitura não fluiu, inclusive o Fortaleza Digital foi um deles. Parece que para mim não deu certo, a leitura se arrastou tanto que a leitura não fluiu, mas fico feliz que tenha gostado do livro.

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Gosto bastante do autor, mas Fortaleza Digital ainda não li e nem sei se lerei tão cedo.
    Bem interessante a história envolver mistério e tecnologia, e que bom que ele se aprimora a cada livro né?!
    Bjs

    ResponderExcluir