[Resenha] Para Todos os Garotos que já Amei, Jenny Han

Lara Jean, protagonista de Para Todos os Garotos que já Amei, tem 16 anos e vive com o pai e as irmãs, Margot e Kitty, mais velha e mais nova, respectivamente. A mãe dela faleceu há alguns anos e, desde então, Margot assumiu a responsabilidade pela família. Mas, tudo está prestes a mudar: Margot mudará para a Escócia, onde fará faculdade.

A vida amorosa de nossa personagem praticamente nunca existiu, exceto pelos 5 garotos que ela já amou. Quando Lara Jean ama alguém e decide ‘esquecê-lo’, ela escreve uma marca para essa pessoa e guarda em uma caixa que fora de sua mãe. A escrita das cartas faz Lara Jean superar o sentimento e ficar livre para embarcar em outro. 

Mas, misteriosamente, as cartas são enviadas para os destinatários e Lara Jean se vê em um momento muito difícil de sua vida. Como se não bastasse se ver no meio dessa bagunça, Lara Jean percebe que a carta que ela mais temia foi enviada: para o ex-namorado de Margot e seu vizinho, Josh.

Josh era o exemplo perfeito de homem, tudo o que toda garota sempre sonhou, mas Margot desistiu dele. A enrascada que Lara Jean se meteu é sem tamanho. Ainda bem que a maioria dos garotos compreenderam, exceto por Josh e Peter, que começa achar tudo isso muito intrigante.

Para afastar-se de Josh, pois ele nunca poderia ser seu verdadeiro amor, Lara Jean se vê numa teia de mentiras que pode trazer ainda mais problemas.

Para Todos os Garotos que já Amei é um livro leve e fluído. A escrita da autora é bem envolvente e toda a trama deixa o leitor bem ansioso, pois queremos saber quem enviou as cartas e o que acontecerá quando a teia de mentiras que está envolvendo Lara Jean for revelada. 

A Lara Jean é uma personagem bem construída, mas que me irritou em vários momentos. Eu acho que seria muito mais fácil ela ter dito a verdade, isso poderia ter evitado muitos acontecimentos ruins e ter feito a vida dela ser mais fácil.

A personalidade da Margot é outro ponto. Achei muito autoritária para uma menina da idade dela. Ela age como um adulto. Tudo bem que ela foi forçada a ser um adulto, mas acho que ela fez ‘demais’. Kitty, a irmã mais nova de Lara Jean, é um caso à parte. Que menina fascinante e encantadora! Eu fiquei apaixonada por ela e pelo senso de humor que ela tem. Ela tem atitudes muito mais maduras que suas duas irmãs mais velhas, dá para acreditar? Peter também foi um personagem marcante e Josh foi encantador.

É uma leitura despretensiosa para fazer em pouco tempo e acabar encantado com ela, mesmo com várias ressalvas, recomendo a leitura.


Classificação:



14 comentários

  1. Oi!!

    Eu tive impressões um pouco diferentes desse livro, mas gostei da estória.
    Queria ler o segundo volume porque fiquei curiosa com o final desse!
    Mas eu gostei da Lara Jean, achei ela muito fofa e adorei a delicadeza dela.

    Beeijoo

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bru.

    Gostei muito da tua resenha. Eu comecei a ler esse livro, mas acabei deixando de lado. Pretendo pegar outra hora para ler ainda.

    Historiar

    ResponderExcluir
  3. Li o primeiro livro e ADOREI apaixonadamente tudo: a escrita, o amadurecimento da personagem, os personagens ao redor dela, enfim, quase um livro perfeito. Só não foi perfeito por causa do final, que me deixou louca para ler esta continuação. Tenho certeza que vou curtir também e espero ler e apreciar em breve.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna,
    Eu sempre tenho acompanhado resenhas desse livro e da sequência pela blogosfera a fora, mas não é uma obra que eu me anime a ler, acho que a premissa é muito adolescente pra mim, o que faria com que eu provavelmente não fosse curtir tanto a leitura. Ainda assim acredito que a história seja bem gostosa pra leitores dessa faixa etária, curti bastante a tua resenha, ela foi bem esclarecedora, sobre o que iremos encontrar na trama. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oláa
    Já vi várias resenhas dele, mas nunca me interessei para ler. Talvez pq as resenhas não me davam tantas informações.
    Sua resenha teve uma visão diferente das que eu já vi, deu mais detalhes dos outros personagens e tals, talvez eu o procure para ler =D
    Ficou bem legal o post. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro me chamou a atenção primeiramente pela capa e depois pela autora, pois amei a trilogia Verão dela, uma das minhas preferidas!
    Eu amei esse livro também. Comecei a ler no fim da tarde e não parei até concluir de madrugada, já que não é um livro muito grande.
    Concordo com o que você disse, esse livro te encanta!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruna!
    Esse livro tá na minha lista de desejos de tanto que eu vi resenhas/publicidade dele nas redes sociais. Sério. A premissa nem me chama taaaaaaaaanto a atenção assim sabe? Mas fiquei curiosa e agora terei que ler. Espero me encantar também com a história. ^^
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Eu to com esse livro na minha lista de desejados há muito tempo, desde quando lançou. A história parece ser muito boa, e to com saudades de ler um bom jovem adulto. Já li outros livros da Jenny Han e adorei a escrita dela, é bem fluida e fácil de ler. Espero comprar e ler logo hiihihih
    bem boa tua resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Ooi, sou doida pra comprar o primeiro livro, e agora que saiu o segundo, já tô enlouquecida kkk

    As capas são muito fofas. E tenho tanta raiva quando a personagem, esconde a verdade, como você mesma disse, se ela falasse seria mais fácil pra ela mesma. Meu Deus , fui imaginando o que acontece quando as cartas são enviadas para os 5 garotos.

    Beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiee Bruna ^^
    Esse é um livro que eu tenho muita curiosidade de ler, mesmo que nem todo mundo pareça gostar dele. Aliás, não vi ninguém que gostou totalmente ainda *-* Essa Lara deve mesmo ser irritante, mas espero não ter vontade de jogar o livro na parede...hehe' Espero que você goste mais do segundo livro.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá... tudo bem flor...
    Foi a primeira resenha que li com muitas ressalvas... mas fico pensando que a garota só te 16 anos... é uma idade irritante mesmo... e as vezes os adolescentes irritam mesmo sem querer kkkkk... mas eu adorei a sua sinceridade na resenha e forma como colocou as coisas... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ou Bruna, nunca pensei que a história desse livro fosse tão agradável. Pelo menos eu achei.
    Apesar das diversas opiniões, tenho curiosidade em saber como a Lara termina com todos esses segredos e o que essas cartas revelam.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  14. Oi :),
    Acho que ter amado 5 garotos para uma menina de 16 anos é um pouco demais rsrs. Porém, fiquei interessada em saber quem enviou as cartas e quais serão as consequências.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir