[Resenha] O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald - PLCUA #03

Olá leitores,

Hoje temos a resenha de O Grande Gatsby, escrito por F. Scott Fitzgerald. Esse foi mais um livro lido em conjunto com a Thamiris para o Projeto Lendo com uma Amiga.

Sinopse: A obra traz como pano de fundo a sociedade americana da década de 1920, época que ficou conhecida como a era do jazz. Ao se mudar para a casa ao lado, Nick Carraway adentra o mundo de extravagância e luxo de Jay Gatsby, um misterioso milionário que, na verdade, busca a atenção de um antigo amor, Daisy Buchanan, de quem se separou na Primeira Guerra Mundial. Um retrato pungente da decadência de uma sociedade materialista e deslumbrada com o poderio do pós-guerra e dos trágicos danos causados por uma obsessão lancinante com o passado. A edição traz ainda o prefácio à edição americana de 1934, escrita pelo próprio Fitzgerald; um posfácio do escritor americano Alex Gilvarry; uma seleção das cartas que Fitzgerald escreveu a Maxwell Perkins, seu editor à época da publicação de 'O grande Gatsby'; e a cronologia da vida e obra do autor.


Opinião da Bru:

Em resumo, O Grande Gatsby é narrado por Nick Carraway, um americano de classe média do interior que muda para o litoral leste, próximo a Nova Iorque. Sua modesta casa destoa das mansões luxuosas da região. Como num passe de mágica, Nick consegue, através de sua prima, Daisy, e seu amigo e vizinho, Gatsby, passaporte livre para esse mundo de luxo. Por vezes, nosso narrador sente-se um peixe fora d’água nas festas que frequenta.

Com o passar das páginas vamos conhecendo um pouco mais Gatsby e a origem de sua riqueza. O maior motivo para a conquista de sua riqueza é estar à altura de Daisy, seu grande amor. Apesar de Daisy estar casada com outro homem, Gatsby pede para que Nick seja uma ‘ponte’ entre os dois e isso gera uma reaproximação e muitas outras coisas acontecem.

De início, devo dizer que O Grande Gatsby é um livro muito difícil de ser lido. Talvez seja pelo vocabulário utilizado pelo autor ou por não sabermos direito quem são os personagens e com quem eles são casados ou o que fazem ou, ainda, por não conseguirmos nos apaixonar de primeira, mas, com o passar das páginas, a leitura torna-se viciante e foi muito difícil deixar de ler, pois eu senti necessidade de saber o final.

Esse livro foi bastante reflexivo pra mim. Ele me fez pensar o quanto bem materiais podem ser dispensáveis, mas, mesmo assim, como existem pessoas que dependem dele. Outro ponto que me fez refletir é como as pessoas se deixam influenciar e, ainda mais, tornam-se fãs ou seguidores de pessoas que deveriam aprender a agir diferente.

O livro teve dois pontos altos em minha opinião, o primeiro foi quando Gatsby reencontrou Daisy e o segundo foi o último capítulo que me deixou sem fôlego durante todo ele. Recomendo a leitura, apesar de ter esperado um pouco mais.

“O futuro já nos iludiu tantas vezes, mas não importa... Amanhã correremos mais depressa e esticaremos nossos braços um pouco mais além até que, em uma bela manhã...”

Opinião da Tha:

O Grande Gatsby é narrado por Nick, o homem que foi fiel a seu amigo Gatsby até o fim. Nick conhece Gatsby depois de se tornar vizinho dele. Ele passa algumas noites observando o intenso movimento de carros que chegam e saem a todo momento das festas dadas na grande mansão. Um dia ele é convidado a participar de uma festa, então finalmente conhece o grande Gatsby: Um homem cercado de luxos, mas com um coração bastante simples.

Gatsby sempre foi apaixonado por Daisy, que no momento estava casada com outro homem. Nick se encarrega de contar a história de amor (e dor) dos dois. Porém, isso não foi o ponto mais importante de toda a história, em minha humilde opinião. Apesar de tudo girar em torno desse fato, há outra coisa que me fez refletir bastante. E é sobre isso que quero comentar.

“– Essa gente toda não presta – gritei através do gramado. – Você vale mais do que todos eles juntos.”

O Grande Gatsby me fez refletir sobre algo que eu já sabia: no quanto os bens materiais são descartáveis e no valor altíssimo que uma amizade possui. Havia uma grande diferença entre as condições de Nick e Gatsby, mas isso não os impediu de construir um belo relacionamento. O que acompanhamos, então, no decorrer do livro, são as situações pelas quais Gatsby passa (situações bastante inusitadas) acompanhado de seu amigo Nick.

Gatsby é admirável! Eu senti uma grande empatia por ele assim que entendi o seu posicionamento na história. Ele é engraçado, meu velho! E tem pensamentos bondosos, prestativos e inocentes. Quem já leu o livro, vai entender o porquê de eu dizer o que direi agora: Sofri imensamente. Meu coração se quebrou ao meio. Gatsby está entrando na minha lista de personagens favoritos.

Por fim, quanto a história, de modo geral, muito me surpreendeu. O início me deixou confusa, mas logo tudo foi se acertando. A trajetória de Gatsby é muito interessante e nos faz sentir sentimentos aleatórios. E o final... Bom, o final me fez respirar fundo e pensar sobre o que eu estou fazendo da minha vida.

Espero que tenham gostado, pois nós adoramos a leitura! Aguardem que, em breve, teremos a seleção do próximo livro!


Beijos,

22 comentários

  1. Otima resenha,com certeza vou ler.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi...
    Desde que li "O lado bom da vida" sou louca para ler esse livro, pois, foi um dos que Pat leu :)
    Quero o ler em breve...

    te indiquei numa tag lá no blog

    coisasdediane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas pessoas falando super bem desse livro, eu já tentei o ler uma vez, mas o inicio não me cativou. Mas pelo que li na resenha o inicio é meio confuso mesmo, e fico feliz que você tenha gostado da leitura e que ela o fez refletir sobre as coisas. Espero ter a oportunidade de o pegar para o ler novamente.

    ResponderExcluir
  4. interessante ver numa mesma postagem a abordagem de um livro com dois diferentes pontos de vista... fico mais de acordo com a opinião de Tha, apesar de ter achado o livro um pouco confuso, confesso que ele me colocou em reflexão por um bom tempo... mas admito que - assim como Bru, me perdi no inicio com alguns personagens...
    em suma, a escrita do autor é de fisgar, foi o que ele fez comigo...

    ResponderExcluir
  5. Hello :)

    Há muito tempo eu ouço falar do livro e tive interesse em ver o filme do Leo DiCaprio (Até agora, nada). Depois de ver um episódio de Jane, The Virgin, fiquei ainda com mais vontade de ler, e com essa resenha então... Adorei a opinião das duas e como elas combinaram. Ansiosa por mais posts assim!

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com
    www.galerageek.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá
    No início da resenha, o livro não me agradou. Tudo o que dizia sobre ele era que um cara seria uma ponte para Gatsby chegar a Daisy. Parecia que iria ser uma insistência sem fundamento num romance impossível rsrs.
    A segunda parte me agradou mais, ao falar que a história tinha algo a mais do que o romance =D o lance da valorização de bens não materiais e a amizade me agradaram
    No momento, não posso lê-lo, mas está anotado ;D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. OLha sinceramente eu nunca tive muito interesse de assistir o filme e nem de ler o livro, mas eu já vi vários comentários bastante positivo sobre ambos e tenho até curiosidade de conhecer antes de ficar julgando sabe? Mas mesmo assim eu gostei da sua resenha sobre o livro e achei que você abordou muito bem sobre a estória. Eu não sei se leria agora, mas provavelmente mais pra frente. Parabéns, adorei tudo que tu colocou sobre o livro, mas as partes confusas é complicada, porque pode acontecer mesmo, mas mesmo assim espero que tenha sido uma leitura prazerosa pra vc viu? =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-flor-da-pele.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna, eu tenho muita vontade de ler esse livro mas não tive oportunidade ainda, parece ser uma leitura muito boa e cativante. Sua resenha me cativou a ir atrás do livro o quanto antes para ver o que eu acho :D

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-sombras-do-medo.html

    ResponderExcluir
  9. Essa edição é MARAVILHOSA.
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler,mas desde que vi o filme fiquei encantada com a história. Eu acho muito importante o que você colocou no teu discurso sobre bens materiais viu? É sempre bom quando a gente consegue um momento reflexivo através de um filme, livro ou série. Parabéns pelas resenhas haha e beijo!

    ResponderExcluir
  10. As pessoas falam maravilhas desse livro. Acho a capa linda, fiquei curiosa em ver o filme, mas não sei ao certo se seria uma leitura que eu faria, se eu não pegar no tranco até um determinado ponto da história largo mão de vez e parto pra outro livro, não consigo me forçar a fazer algo que não me agrada. Mas enfim... fico feliz que tenham gostado, eu não faria a leitura agora, mas não é algo que eu vá descartar, apenas deixarei para um futuro mais distante.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  11. Comprei esse livro na Shalespeare & Company, em Paris, quando tive um sonho realizado: conhecer a Europa (ou pelo menos alguns países). Mas até agora o livro está pegando poeira na minha estante, o que é uma pena porque a edição é LINDA! Quero muito ler o livro, mas acabo dando prioridade aos livros de parceria e acabo nunca conseguindo ler os livros que eu mesmo compro. A minha edição é em inglÊs e agora eu to com medin de ser um inglês meio complicado (meu inglês não é ruim, mas não é maravilhoso) e como a Bruna menciona que o livro é difícil de ser lido, agora bateu um medinho de ser um inglês atigo e difícil de entender hahaha

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  12. Oii!

    Eu não conhecia esse livro mas gostei de ver por aqui. Primeiro que esse projeto é bem interessante! É legal ler e ter com quem conversar depois sobre a obra. Eu sinto falta disso as vezes.
    A opinião das duas ficou bem parecida e isso me agradou.
    Já anotei para próxima aquisição!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Eu também quero muito ler esse livro e ainda não o fiz por motivos de "não sei bem porque". Gosto de clássicos como "O Vermelho e o Negro" e "Madame Bovary", mas o "Grande Gatsby" ainda não teve sua chance. Deu para perceber pela resenha que o livro é um pouco confuso, mas que apesar disso a leitura não fica atrapalhada.

    Foi muito bom ler sobre esse livro e me privo de ver os filmes justamente para apreciar a leitura de forma imparcial.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Não conhecia esse lugar vão, mas confesso que não curti muito a temática dele não, é me senti meio confusa com a história também.
    Mas pelo jeito ele foi adaptado para o cinema ne( pela capa com o Leonardo), se foi mesmo vou procurar pra assistir pra ver se entendo melhor do que se trata a trama.
    Bjs gordinha assumida

    ResponderExcluir
  15. Adorei sua resenha!! Ficou ótima! Eu li esse livro ano passado e fiquei apaixonada por tudo; a narrativa, o teor melancólico, os personagens... Até o final, tão trágico, entra p ara a lista. Livro incrível. Quero muito reler em breve :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Meninas
    Legal ver a opinião das duas. Confesso que apesar da maravilhosa impressão que vocês tiveram do livro, não me atraiu muito. Tenho mais vontade de ver o filme. Mas gostei de saber que é uma leitura interessante e que valeu a pena!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Ola Meninas lindonas
    Confesso que a premissa do livro não me chamou atenção, mesmo amando livros dessa época, a capa está linda. O fato da escrita ser diferenciada e pode a tornar pesada me desanimou . Vou deixar para ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Oi... Eu adorei a resenha.

    Ainda não pude ler o livro, o tenho, mas estou querendo uma outra versão. Estou com o filme também em casa, mas até agora nada, comecei a assistir, mas parei e e nem continuei, preciso de uma tarde sozinha para assistir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Li faz um tempo já, não lembro direito da história, mas a sensação que fiquei com Gatsby é que adoraria ter conhecido na época da escola, quando comecei a ter que ler os considerados clássicos. Apesar de um pouco confuso, não achei difícil ler e é uma história gostosa pra cair de cabeça :D

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho uma vontade imensa de ler essa obra, mas o que me assusta é exatamente a linguagem mais rebuscada. Sei que vou conseguir ler, mas vai acabar sendo uma leitura bem lenta, e tenho medo de acabar desistindo. :/ Mas a história em sia me interessou bastante. Quem sabe eu tome coragem e leia qualquer dia?
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  21. "O Grande Gatsby me fez refletir sobre algo que eu já sabia: no quanto os bens materiais são descartáveis e no valor altíssimo que uma amizade possui."
    Depois de uma frase dessas não tem como não achar que o livro não seria bom. Livros que fazem pensar em aspectos tão importante da vida definitivamente merecem ser lidos.

    ResponderExcluir
  22. Olá!!

    Eu tenho essa edição da foto, de capa dura, é linda linda! Eu tenho muita vontade de ler, mas não fiz ainda. Assisti o filme e gostei muito e acredito por Gatsby ser interpretado pelo Leo, me deixa ainda mais apaixonada, pois amo o ator.
    Já tinha visto por ai que é um pouco difícil de ler, acredito que pela tempo em que foi escrito...

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir