Só Por Hoje e Para Sempre - Renato Russo

Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante esse período, o músico seguiu com total dedicação os Doze Passos, programa criado pelos fundadores dos Alcoólicos Anônimos, que incluía um diário e outros exercícios de escrita. É este material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em Só por hoje e para sempre, graças ao desejo de Renato de ter sua obra publicada postumamente. Entremeando as memórias do líder da Legião Urbana com passagens de autoanálise e um olhar esperançoso para o futuro, este relato oferece a seus fãs, além de valioso documento histórico, um contato íntimo com o artista e um exemplo decisivo de superação.


Como boa fã de Legião Urbana e, principalmente, Renato Russo, não poderia deixar de ler Só Por Hoje e Para Sempre, que reúne o diário de Renato durante os 29 dias que ele ficou em reabilitação.

“Suas canções e letras e o estilo apaixonado de interpretá-las o transformaram numa lenda da música brasileira. Este diário revela o homem por trás do mito. E aí reside uma das principais motivações para torna-lo público.”

O livro não é uma biografia, ao contrário, ele passa muito longe disso. Ao ler as páginas desse livro me sentia viajando na mente do mestre que Renato foi, em minha opinião. Acredito que o grande intuito desse livro era mostrar o Renato por trás de tudo aquilo que conhecemos, o homem cheio de defeitos e problemas.

Renato começou a usar drogas, tranquilizantes e álcool sob o pretexto de deixar sua timidez de lado, pois sua maior necessidade era ser aceito. Durante sua ‘estadia’ em Vila Serena a escrita fez parte do seu tratamento, ele tinha lições que precisava fazer para superar seus vícios. Através da escrita ele retratava os momentos bons e ruins que teve em sua vida e, principalmente, os motivos que o levaram àquele ponto.

Como disse anteriormente, esse livro foi uma incrível viagem à mente de um mestre, de um ídolo que levarei para minha vida inteira. E ainda que a leitura seja rápida por ser curta, não é uma leitura leve, ela trás temas complexos, como homossexualidade, vícios e depressão e faz a leitura ser extremamente profunda. Renato escreve quando esta no fundo do poço, então, suas palavras são, por vezes, melancólicas. Mas, o que me deixou mais feliz, foi ter visto sua recuperação. Ele passou a se aceitar, a ser feliz consigo mesmo e isso, ah!, foi incrível.

“(...) só quero que ele seja feliz, porque ele merece. E aqui em Vila Serena estou aprendendo que tenho todo o direito de ser feliz também, sem me prender a fantasias e fugas que reforçam o quanto tenho me sentido insatisfeito com minha vida até agora (...)”

Em minha opinião, Só Por Hoje e Para Sempre não é um livro autobiográfico, mas, sim, um livro que conta a luta de um homem para sair da depressão e, principalmente, buscar a fé em Deus e em si mesmo. Recomendo demais essa leitura a todos, mesmo que você não seja fã desse incrível homem.

Informações adicionais:
Título: Só Por Hoje e Para Sempre
Autor: Renato Russo
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 168
Classificação: 
Onde Comprar: Saraiva

Esse post participa do TOP Comentarista de Agosto
(clique na imagem abaixo para maiores informações)


16 comentários

  1. Oi Bru,
    Fiquei super feliz quando tu disse que estava amando esse livro. Afinal, quando a gente é fã de algo ou alguém espera sempre alguma coisa boa daquele algo ou alguém. Opa, ficou meio confuso? haha Enfim, o que quero dizer é que eu li um livro sobre TBBT uma vez. E eu amo aquela série, então eu fiquei esperando que o livro fosse maravilhoso. Agora voltando ao Renato Russo, você também esperava gostar e felizmente gostou. Acredito que muitas pessoas acabam fazendo isso, começam a usar drogas para tentarem se incluir, para deixarem a timidez de lado e isso é triste. Acho que, depois de ler sua resenha, talvez eu gostaria muito de ler esse livro.
    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tha,
      Concordo plenamente, sempre que surge algo novo de alguém que gostamos queremos saber sobre lol
      Sim, fui muito feliz com isso. Ser fã do Renato Russo só aumentou minhas expectativas e, ainda bem, todas foram cumpridas. Concordo, muitos entram no mundo do vício para suprir alguma necessidade ou se incluir.
      Espero que, se ler, goste tanto do livro quanto eu.
      Beijos ♥

      Excluir
  2. Oi Bruna,
    É tão incrível quando conhecemos melhor alguém através de sua escrita, mesmo quando não tenhamos conhecido pessoalmente. Renato Russo morreu no dia do meu aniversário, só que dois anos antes do meu nascimento. Mesmo ele tendo morrido antes de muitas pessoas, que hoje curtem o som dele terem nascido, é incrível o ícone que ele se tornou. Por mas jovem que seja a pessoa, se você perguntar para ela se já ouviu falar de Legião Urbana ou Renato Russo a resposta dela será sim.
    Vejo que você é uma grande fã do trabalho dele e fico feliz que tenha gostado do livro. Pela resenha vi que esse livro traz muitas reflexões. Tenho que confessar que as músicas dele são lindas, e mesmo você dando 5 estrelinhas, acho que seria um livro que não leria.;/
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia,
      É realmente incrível Renato Russo, em minha opinião, ele foi um exemplo e um poeta.
      Entendo sua opinião a respeito de ler ou não o livro, às vezes, ele não faz nosso estilo e é muito ruim nos forçarmos a algo.
      Beijos e obrigada pelo carinho ♥

      Excluir
  3. Oi Bru
    Gostei muito de ler sua resenha !
    Não sou uma grande fã de Renato ,mas sei apreciar as suas lindas musicas :)
    Adorei saber mais detalhes desse livro porque , vou comprá-lo para presentear a minha irmã que é super fã de Legião Urbana e Renato Russo . Imagine só que ela tem até uma coleção de LPs !!!
    Com certeza ela vai adorar o presente :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Fico feliz que tenha gostado.
      É, há gostos e gostos, mas suas letras são incríveis.
      Que legal, espero que sua irmã curta o livro, pois adorei.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi
    Meu pai é muito fã dele, nem conhecia esse livro. mais deve ser uma história interessante e diferente pois pode se conhecer ele mais afundo e seus sentimentos, suas angustia e o que ele sentia durante o tratamento.
    Que bom que gostou dessa leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise,
      É uma história bem interessante, pois você deixa de ver o cantor Renato Russo e conhece a pessoa.
      Achei isso incrível. Acredito que seu pai, como fã, gostaria de conhecer um pouco mais.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Bruna, tudo bem?
    Deve ser bem mais interessante ler relatos assim, de um diário, do que uma autobiografia propriamente dita (eu não sou muito fã, pelo menos).
    Não gosto muito de Legião e nem do Renato, mas admito que curto muito algumas músicas. Independentemente disso, sei a importância e a influência que ele teve!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla, tudo e você?
      Também prefiro diários do que autobiografias, acho menos forçado, pois ali é a realidade.
      Renato foi um ícone e tem muitos fãs ao redor do mundo, acho que ele deixou seu legado.
      Beijos

      Excluir
  6. Parece ser um livro intenso...
    é bom saber que é meio que o diário dele, porque realmente biografias não são tão legais...
    Eu gosto bastante das músicas e adoraria conhecer um pouco mais sobre ele..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,
      É um livro intenso sim.
      E por ser seu diário torna tudo mais real.
      Espero que curta, se ler.
      Beijos ♥

      Excluir
  7. Nossa, quero muito esse livro, adorei sua resenha.
    Sempre admirei Renato Russo, as letras das músicas dele, sempre muito fortes, sempre tocando a gente quando escuta elas, esse livros esta em minha lista de leitura e pretendo ler, e essa capa ta linda demaiss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariele,
      Esse livro é incrível mesmo.
      Fico feliz que queira ler, acho que não vai se arrepender.
      Beijos ♥

      Excluir
  8. Renato Russo melhor pessoa. Legião Urbana melhor banda. Vez ou outra me pego pensando como o Renato estaria hoje e o que suas musicas estariam relatando se ele estivesse vivo. Quero muitíssimo ler esse livro, só estou esperando engrenar nas leituras para finalmente comprá-lo. Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
  9. QUE LIVRO MAIS MARAVILHOSO É ESSE?!!
    Aqui em casa somos muito fãs de Legião e estou pensando seriamente comprar para dar de presente para minha mãe, mas claro, quando ela terminar de ler, vou ''devorá-lo'' rs

    ResponderExcluir