[Resenha] A lista de convidados, Lucy Foley

Título: A lista de convidados
Autora: Lucy Foley
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Onde comprar: Amazon

"A vida é uma droga. Todos sabemos. Coisas horríveis ocorrem, aprendi isso ainda criança. Mas não importa o que aconteça, a vida não passa de uma sucessão de dias, dos quais controlamos no máximo um por vez. Mas pelo menos um deles está sob nosso controle.”

A lista de convidados é um livro complexo com vários personagens narrando (a acompanhante, a madrinha, a cerimonialista, a noiva e o padrinho), que vai nos apresentar ao dia do casamento de Jules e Will, que aparentam ser o casal perfeito aos olhos de todos.

A acompanhante é a esposa do melhor amigo e padrinho da noiva, Hannah, que é uma mãe bastante dedicada, mas que, por conta disso, se esqueceu de quem é deixou o marido, Charlie, de lado. Além disso, ela tem muito ciúmes da relação que Charlie e Jules possuem e sente que já aconteceu algo entre eles, apesar de não ter coragem para perguntar.

A madrinha é a irmã mais nova da noiva, Olivia, que está passando por uma situação complicada após um término de relacionamento. Ela também não se dá muito bem com a irmã, sofre de depressão e não entende o porquê ter sido convidada como madrinha, mas está ali.

A cerimonialista, Aiofe, está se esforçando demais para que esse dia seja inesquecível, mesmo porque pode ser uma forma de colocar essa pequena ilha na Irlanda na lista de lugares a serem visitados, apesar de todo o mistério que a envolve.

A noiva, Jules, é aquela mulher que faz tudo para que as coisas sejam perfeitas e é capaz de fazer o impossível para ninguém estragar seu dia. No entanto, apesar de falar que Will é seu par perfeito, não sente tanta certeza disso e tem muitos dramas que a rondam.

O padrinho é Johnno, melhor amigo de Will desde a época da escola e um homem bastante complexo. Ele tem muitas coisas a esconder e guarda segredos que podem destruir a vida de Will.

O livro é um tanto quanto confuso no começo até pegarmos o fio da meada, isso porque ele vai narrando desde o momento em que as pessoas chegaram na ilha, até a hora do casamento e o que aconteceu durante a festa e depois.

Inicialmente eu fiquei pensando: o que está acontecendo aqui? e que farofada é essa?, mas aí a autora começou a revelar coisas aos poucos e fui encaixando algumas peças.

Jules, pouco antes do casamento, recebeu uma mensagem anônima dizendo que Will não era quem ela pensava e, quanto mais tempo ela passa naquela ilha, com Johnno e os amigos deles da época da escola, mais de questiona sobre isso.

Eu não consegui acreditar no relacionamento dos dois, tudo aquilo parecia tão perfeito, como um ensaio e nós sabemos que relacionamentos não são assim.

Hannah tem questões com Charlie e Jules, mas tem outras questões muito mais profundas, com coisas que aconteceu na sua família anos antes. Olivia está claramente escondendo algo e começa a se abrir com Hannah, apesar de nunca contar exatamente o que está acontecendo. Aiofe se esforça e também tem questões do passado mal resolvidas.

São essas questões do passado que ficam por sobre o que está acontecendo e chegam até a sobrepujar o que está acontecendo na ilha e vou contar para vocês: não estarão preparados para as revelações e se surpreenderão.

Todas as narrativas apresentam plots surpreendentes, mas o melhor fica para o final e deixa o leitor totalmente boquiaberto.

Eu queria poder comentar muito mais sobre essa história, mas qualquer revelação pode estragar todo o mistério que a autora construiu. Esse foi um dos livros mais surpreendentes que li esse ano e estou louca para ler outras obras da autora.

Só leiam!

5/5 ⭐

Nenhum comentário