[Resenha] Casa das estrelas, Javier Naranjo


Título: Casa das Estrelas
Autor: Javier Naranjo
Editora: Planeta (cortesia)
Páginas: 144
Onde comprar: Amazon


alegria
A força de ser e de sentir.
(Catalina Sanín, 9 anos)”

Casa das Estrelas é um livro organizado pelo professor e poeta colombiano Javier Naranjo. Ao longo de vários anos trabalhando como professor do curso primário, Javier coletou definições de seus alunos sobre algumas palavras, objetos, ideias, pessoas, lugares e sentimentos.

Nesse compilado de verbetes, conhecemos, pelos olhos de uma criança, o significado de amor, alegria, medo, mentira, religião, tempo, entre outros que temos o hábito de ver com outros olhos. Eu não esperava que ele me emocionaria e surpreenderia tanto quanto aconteceu, mesmo querendo ler esse livro há séculos.
assassinato Tirar o melhor de uma pessoa. (Juan E. Restrepo, 9 anos)

Algumas definições são singelas e nós, adultos, faríamos, mas outras são como um tapa na nossa cara, além de nos fazer refletir sobre como as crianças mudam de acordo como os pais agem.

Não consigo, infelizmente, expor em palavras o que senti ao ler esse livro, consigo apenas sentir carinho por significados singelos e maravilhosos e medo pelo que nossas crianças estão vivendo, já que, para María josé Garcia, 8 anos, laré um inferno”.



Como vocês devem ter percebido, esse livro me agradou demais, eu tinha altas expectativas para ele e fico muito satisfeita por poder dizer que todas elas foram atendidas. Esse livro é essencial e aquele título que devemos anotar para presentear todos os nossos amigos, familiares e inimigos, ele vai mudar sua vida e sua percepção do mundo como mudou a minha. Queria ser criança novamente, afinal, para Jhonan Sebastián Agudelo, 8 anos, criança é “humano feliz”.


Classificação:

9 comentários

  1. Oi Bruna,
    Que tava na cara esses quotes, ou esses significados... é duro perceber que o lugar que devia significar refúgio e segurança significa inferno... Crianças são criaturas abençoadas e livres de preconceito e maldade. Gostei muito da resenha, suas palavras e os trechos citados fizeram bem o papel de demonstrar a intensidade da leitura.
    Dica anotada

    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna tudo bem? Que lindo adorei, ainda escrito aos olhos de uma criança, acho que me emocionaria também, as vezes é muito chocante o que as crianças tem a dizer, mas elas enxergam muito mais do que damos importância, suas palavras foram profundas, parabéns pela resenha e sua sinceridade, obrigado dica anotada, bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bru.

    Que capa linda deste livro! Não conhecia e ele parece uma leitura bem leve e bem singela. Fiquei feliz em saber que ele atendeu todas as suas expectativas. É uma maravilha quando isso acontece!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna.

    Eu não conhecia este livro e pela sua resenha, a leitura deve ser muito boa de acompanhar.Além de ficar bem curiosa com a história, minha expectativa ficou alta para conhecer a escrita deste livro. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna.
    Eu gosto exatamente desse tipo de livro.
    Parece que nos transmite uma ingenuidade sem tamanho. Um amor incondicional.
    Já quero ter. E adorei essa capa.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Que projeto mais interessante. Realmente as crianças têm uma forma muito singela de ver as coisas. Acredito que vamos perdendo isso conforme vamos crescendo. Achei a capa bem criativa e delicada. Fiquei curiosa para ler. Ótima resenha. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Oiee Bruna ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei tão lindo! Uns tempos atrás talvez eu pensasse apenas que é muito criativo, mas ando trabalhando com crianças e vejo todos os dias a inocência e o carinho de muitas delas, então quando vi que "María josé Garcia, 8 anos, lar “é um inferno”", fiquei com um peso muito grande no coração. Estou doida para conferir esse livro ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Nossa deve ser uma leitura muito importante. Fora aquele incomodo necessário no coração acontecer. Fiquei bem triste com um dos significados de lar, e mostra como seres humanos nossas perspectivas são diferentes até para as palavras. Gostei e com certeza irei conferir!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Brunaaaaa, não conhecia esse livro e quando li logo no início do que se tratava já imaginei, vai ser um tiro na emoção, crianças são simples, intensas e verdadeiras. Consigo entender claramente a sua emoção e de fato, quero esse livro para ontem! Amei a sua dica e sua resenha!!!

    ResponderExcluir