[Resenha] A Assombração da Casa da Colina, Shirley Jackson

Titulo: A Assombração da casa da colina
Autora: Shirley Jackson
Editora: Companhia das Letras | Selo: Suma (cortesia)
Páginas: 240
Onde comprar: Amazon

Com o tempo, fica cada vez mais claro que a vida, e a sanidade, de todos está em risco.

Outra magnífica obra de Shirley Jackson que tive o prazer de conhecer. 

A Assombração da Casa da Colina possui um enredo abarrotado de infinitos medos obscuros da mente humana que são trabalhados muito bem pela magnífica escrita da Autora.

A casa da colina, uma construção muito antiga, possui a reputação de ser assombrada, e por isso o Dr. Montague alugou a casa para uma temporada de estudos dos fenômenos paranormais que ali aconteciam. 
"A Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra os montes, aprisionando as trevas em seu interior; estava desse jeito havia oitenta anos e talvez continuasse por mais oitenta."
Theodora, Luke e Eleanor foram as companhias recrutadas pelo Dr. Montague para participar desta assombrosa missão. 


Devido a importância tomada pela casa da colina, esta vira a personagem principal do enredo e a mais adorável, tendo em vista os personagens secundários que não são nenhum pouco afáveis. 

"Às vezes as pessoas que nos derrubam nem olham para trás."
Shirley Jackson trabalha personagens com certos transtornos psíquicos, o que demonstra mais sobriedade para o enredo da obra, assim como trabalhou com Merricat, em "Sempre Vivemos no Castelo". 

A casa da colina transformam os personagens em presas perfeitas e cria uma trama que tira o fôlego do leitor.

A insanidade é trabalhada com maestria, enganando facilmente os desapercebidos. O ciclo e os mistérios que iniciam a trama são perfeitamente fechados no final da obra, ressaltando as fraquezas do ser humano e se transformando em uma história de terror de tirar o sono facilmente de qualquer pessoa. 

"O silencio se escorava com equilíbrio na madeira e nas pedras da Casa da Colina, e o que entrasse ali, entrava sozinho". 
A Assombração da Casa da Colina é mais uma venerável obra publicada pela Cia das Letras com o selo de tenebrosidade que só a Suma possui. Com um enredo capaz de mexer com os medos mais profundos do ser humano foi facilmente favoritada na minha estante.

                                                                     Classificação:

10 comentários

  1. Oi, Amanda! :D
    Há um tempinho estou querendo conhecer as obras da Shirley Jackson. Acho essas capas maravilhosas e essa questão de personagens com transtornos psicológicos me atrai muito. Já li alguns livros em que também senti como se a casa ou algum outro objeto tivesse mais importância do que os personagens humanos da história e acho que é preciso que o escritor tenha muito talento para criar uma narrativa com esse recurso. Já quero muito conferir esse livro! Obrigada pela dica! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Assombração na casa da Colina quero ler em breve, comprei o livro na Feira, me senti atraída pela história de Shirley. Gosto de mistérios envolventes que a trama é construida dando um final bom para a história, e claro né? Passar um medinho, quem nunca hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Oi, Amanda.
    Sempre leio excelentes críticas sobre os livros da autora, mas ainda não tive a chance de ler nada dela!! Gostei de saber mais sobre a história é fiquei bem curiosa, apesar de ser meio medrosa para livros assim! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Oi, Amanda, tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e adorei a leitura, mas eu confesso que me assustei bem menos do que eu imaginava hahaha eu sofria por antecipação,sabe? ficava esperando algo bem ruim acontecer e quando chegava o momento não era nada demais rs
    Mas eu assisti à série essa semana e, menina, apavorante demais, adorei!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia esse livro e pelo que vi é de terror. Admito que não gosto muito de ler sobre esse gênero, mas achei bem interessante a sua resenha e achei diferente a forma como você descreveu esse livro.

    Parabéns pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Amanda, tudo bom?
    Nunca li nada da autora, mas confesso que sua resenha me deixou super curiosa para fazê-lo! Adoro tramas que abordam os medos obscuros da mente humana, então fiquei bem curiosa para conferir a abordagem desse tema. Apesar de ser um livro capaz de tirar o sono de qualquer leitor - e eu ser uma leitora muito medrosa rs - ainda pretendo conferir e ver como os mistérios sobrenaturais são amarrados no fim da trama.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, quero demais esse livro, pois adoro histórias sobrenaturais. Estou com minha curiosidade bem aguçada para saber como é o livro, pois já assisti o filme e ele é bem sinistro. Provavelmente o colocarei em minhas leituras de 2019.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    O que mais me chama atenção nesse livro é a forma como a autora aborda sobre os transtornos psíquicos. Esse tema me deixa sempre ligada na trama e mesmo o gênero em si não ser grande novidade fico curiosa para ver os mistérios sobrenaturais e as experiências dos personagens de acordo com a narrativa da autora.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda,
    eu tenho medinho de livros de terror por isso acho que essa leituras não funcionaria para mim. Mas ao mesmo tempo, sua resenha foi tão elogiosa que eu fiquei master curiosa. Vou tentar e se eu passar mal, a culpa é sua... rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu acho essa edição tão maravilhosa! Dá vontade de ter na estante só pra ficar olhando hahaah. Não sabia que a autora trabalhava temas tão importantes como transtorno por meio de seus personagens e isso certamente serviu pra me deixar mais animada com a leitura.

    ResponderExcluir