[Resenha] A Nuvem, Neal Shusterman - Scythe #2


Título: A Nuvem
Autor: Neal Shusterman
Série: Scythe #2
Editora: Seguinte (cortesia)
Páginas: 496
Onde comprar: Amazon

“A morte deve existir para que a vida tenha sentido”

Essa resenha contém spoilers para quem não leu o primeiro livro.

A Nuvem era, de longe, o livro mais aguardado do ano. O Ceifador havia sido a melhor leitura do ano passado e estava ansiosa para a continuação. Claro que isso, nem sempre, é bom, afinal, expectativa costuma representar decepção, mas o Neal conseguiu me surpreender ainda mais do que eu esperava.

Como vocês devem se lembrar, ao final do primeiro volume, Citra tornou-se ceifadora e Rowan deveria ser coletado, mas foi “erroneamente” imunizado. Eles estão tentando acabar com a corrupção dentro da Ceifa. Enquanto Citra tenta ser justa avisando as pessoas que vai coletar e lhe dando um “aviso prévio” de 30 dias, Rowan acredita que, mesmo não sendo ceifador, seu trabalho é coletar ceifadores corruptos e é isso que faz sob o pseudônimo de Lúcifer.

"- Assim como eu - Rowan respondeu. - Na Era Mortal, quando não se podia curar um câncer, eles o arrancavam. É exatamente o que eu faço."

A forma como os dois tentam seguir suas vidas e salvar a Ceifa e o mundo pode parecer bastante distinta e impossível de funcionar em conjuntos, mas você está se esquecendo da grande protagonista desse livro: a Nimbo-Cúmulo. Sim, meu caro, a governante do novo mundo, a IA que ajuda tudo e a todos e que não se envolve em assuntos da Ceifa – exceto quando encontra brechas em suas próprias leis.

Nimbo-Cúmulo, diferente do que esperava, rouba a cena nesse livro. Ela traz, em seu diário, reflexões sobre os seres humanos, suas atitudes, escolhas e nos faz refletir sobre seu papel no mundo e sua importância.

"E, embora a raça humana seja como uma mãe para mim, vejo-a cada vez mais como um bebê que seguro junto ao peito. Um bebê não aprende a andar se ficar para sempre em braços amorosos. E uma espécie não é capaz de crescer se nunca enfrentar consequências de seus atos."

Não pensem, no entanto, que esse livro resume-se a reflexões, NÃO!, esse livro tem uma trama política e tentativas de assassinato que deixam nosso coração na boca o tempo todo. Será que a Ceifa será corrigida? A Nimbo-Cúmulo vai se envolver onde não deve?

Que livro! Que livro! Como disse, ele me surpreendeu mesmo as expectativas sendo altíssimas. Temos uma Citra mais madura, assumindo o papel de Ceifadora Anastássia. Ela é uma mulher agora com diversos ideais e, principalmente, humana. O treinamento com Faraday e Curie foram essenciais para sua formação nesse livro – e eu amo esses dois, já falei isso?


Rowan não tem destaque nesse livro, mas, quando aparece, é em passagens importantes e que montam a base da trama. Confesso que tive medo de algumas de suas atitudes. Ele continua extraordinário, mas senti medo de ele ter se tornado o que mais quer exterminar. Vocês vão precisar ler para ver se aconteceu isso com ele.

A Curie é uma personagem fantástica. Sábia. Forte. Determinada. MARAVILHOSA. Também temos um novo personagem: Greyson Tolliver, um jovem que vive em função das regras da Nimbo-Cúmulo e que é de suma importância para a história.

O desenrolar do livro é tiro, porrada e bomba – como disse minha amiga Lu – ele é surpreendente demais. As coisas acontecem sem que esperemos e o autor só dá porrada no leitor. O tempo todo. Mas, sem dúvida, o final foi a melhor parte desse livro. Meu coração está nas minhas mãos até agora porque não consigo aceitar que vou ter que esperar até sei lá quando para saber o que acontece depois.

Neal Shusterman é um dos melhores autores que já tive a oportunidade de conhecer. Ele já havia construído uma história fantástica em O Ceifador e conseguiu ser ainda melhor ao escrever A Nuvem. Sei que essa resenha deve estar cansativa por conta de tantos elogios e tão pouco sobre a história, mas não tem como ser diferente, o livro é incrível e falar mais sobre ele pode estragar toda a surpresa. Vocês precisam ler essa preciosidade.

Classificação:

11 comentários

  1. Li as últimas partes da resenha, e adorei de saber que é tiro e porrada e tudo mais! hahaha
    Ainda não li o primeiro livro, mas pretendo fazer em breve. Essa série me despertou muito a curiosidade.
    Adorei sua foto, muito criativa!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna. Primeiro, adorei essa foto!!!!
    Sobre o livro, eu estou louca tanto por ele quanto pelo volume anterior. Eu li apenas um livro do autor e gostei muito, sei que vou gostar muito da leitura dos dois. Eu li a sua resenha pensando que preciso comprar logo porque não vou me aguentar de curiosidade, suas impressões sobre esse livro me animaram ainda mais para a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru, eu vi essa foto no instagram e amei demais! Pulei sua resenha por conta dos spoilers mas sei que se você favoritou é porque a obra é realmente muito boa, esse é daqueles livros que estão anotados na listinha especial só aguardando uma promoção haha espero ficar com o coração nas mãos também!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna! Entendo bem seu lado quanto a elogios, tem livro que você não consegue explicar, tem que elogiar, porque faltam palavras - a pessoa tem que vivenciar a leitura. Já tem um tempo que estou de olho nessa série, a sua resenha me deixou com uma expectativa bem alta em relação à história, espero gostar tanto quanto você!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Primeiro preciso dizer que amei sua foto, ficou incrível!
    Saber que a trama tem bastante conteúdo político e desfecho surpreendente me deixou bem animada. Pulei algumas partes de sua resenha porque quase peguei uns spoilers ai e ainda não iniciei o primeiro livro.
    Estou muito animada e vê-lo sendo favoritado é bem animador. A escrita do autor em outro livro me encantou, espero me surpreender com esse livro.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. pela sua resenha consegui sentir que a historia é frenetica nao para ate deixar sem palavras gostei de conhecer o livro

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Li bem por cima sua resenha, porque ainda não tive oportunidade de ler o primeiro, apesar de desejar muito, estou mega curiosa em relação a essa série. É maravilhoso quando uma continuação consegue ser tão boa quanto o anterior né?! Sua resenha do atiçou ainda mais minha curiosidade, quero ler pra ontem.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ceifadora...ops, Bruna haha

    Ameiiiiiiiiii essa sua foto e também vou mandar fazer um manto para mim, porque sou louca por essa série.
    O que é Neal escrevendo só livros fantásticos e tão humanos que nos deixam aflitas e com o coração na boca.
    Comecei a ler hoje e já senti medo e vontade de chorar, porque Rowan acabou deixando que o Monstro tomasse conta de suas atitudes e omitiu o "doutor" em alguma parte de sua alma que mergulha nas Trevas.

    Não sei se tem mais outro livro, mas acho que Citra que vai salvar ele e espero por isso, porque ele é bom, porém só conheceu o abandono emocional na família e no seu último treinador.

    Vamos montar um clube de ceifadores *_*

    Beijos da Alquimista <3

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Que bom saber que você gostou tanto do livro. Eu confesso que li sua resenha por cima, pois ainda quero ler o primeiro livro, mas deu para perceber que o autor conseguiu superar suas expectativas. Fico feliz que os personagens tenham evoluído e a trama seja tão bem desenvolvida. Parece ser um livro muito envolvente e que traz reflexões interessantes.
    Já estava bastante curiosa para ler esse livro e agora estou mais ansiosa ainda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus do céu Bruna que resenha é essa? O primeiro livro dessa série está na minha lista de desejados desde o ano passado e acredito que só eu estou perdendo em não ter lido nada do autor ainda.
    Amei a sua resenha e essa obra parece ser realmente incrível!

    Já quero!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!!

    Quando eu amo um livro também fica difícil frear os elogios e a resenha que fica gigantesca rs. Eu sou doida para ler esses livros, só escuto coisa boa sobre o primeiro e sabendo que a continuação é de tirar o fôlego quer ler mais ainda. Espero gostar tanto quanto você.

    Beijos

    ResponderExcluir