Vamos conversar sobre Coragem, Rose McGowan?


Oioi pessoal, como vocês estão?

Recentemente fiz a leitura de um livro que foge completamente do estilo que estou acostumada a ler e foi muito bom ter saído da minha zona de conforto, principalmente, porque Coragem, da Rose McGowan lançado pela HarperCollins Brasil, foi uma leitura que acrescentou demais à minha vida e me fez refletir muito sobre minhas escolhas.


Por conta disso, decidi trazer para vocês alguns trechos desse livro e intercalar, eventualmente, com alguns textos meus, espero que vocês gostem e que tenham a oportunidade de conhecer essa história e aprendam que nem tudo que reluz é ouro e que nem todo o glamour de Hollywood é verdadeiro, afinal, a vida de ninguém é perfeita, não é?

“Acredito que a vitória para uma de nós é uma vitória para todas nós.”

O livro, praticamente, começa com essa frase e não poderia ser mais verdadeira. Não sou feminista, nunca declarei que aderia a esse movimento, mas gosto de ler e opinar sobre (quando sei o que estou falando). Já li alguns livros com essa temática e me identifiquei, então, quando li essa frase no livro Coragem eu soube que o livro me tocaria e me ensinaria muitas coisas. Eu não estava enganada.

“Meus cabeleireiros eram homens gays e eu era a Barbie deles; pelo menos, era o que eles diziam. Eu não me achava parecida com a Barbie. Eu me achava mais parecida com uma boneca inflável, daquelas com um buraco no lugar da boca. A máquina de Hollywood tinha me transformado no maior brinquedo sexual já visto. Todos os homens e as mulheres contratados para que eu parecesse essa tal boneca inflável fizeram um bom trabalho, porém eu estava morrendo por dentro e sentia vergonha da minha aparência. Mas eu não sabia como mudar o que estava errado tendo tantas coisas erradas na minha vida.”

“Ao contar parte da minha história, pretendo lançar uma luz sobre o que acontece. Para aqueles que acham que Hollywood é uma piada de mau gosto... não é. É um negócio muito sério que lucra sem parar. Você pode achar que é algo simples como separar um dinheiro suado para ir ao cinema à noite ou pagar a TV a cabo para se divertir. Estou aqui para dizer que o preço que você está pagando é muito mais alto do que acha. Está pagando com sua mente, com seu comportamento, com seus padrões. Coisas que não deveriam ter preço. Em uma sociedade ditada pelo o que vemos na TV, a verdade é que o que você tem assistido e consumido desde quando nasceu formou quem você é e continua formando. Mesmo aqueles que decidiram não entrar nessa falsa realidade precisam ficar atentos para se manterem livres das mentiras e das mensagens que fazem muito mais mal do que deveriam. Porque elas são traiçoeiras, e estão em todos os cantos.”

Nós deixamos o externo ditar nosso comportamento, nosso estilo de vida e o que fazemos com o que temos e isso é, como devem imaginar, péssimo. Mas você já tentou não ser influenciado? Tudo ao nosso redor quer nos moldar, eles não querem – e não poderiam permitir – que sejamos livres e como queremos, por isso, movimentos como o feminismo é um ato de rebeldia a muitos olhos, foge do usual, do padrão e do “aceitável”.

“Podemos ser melhores pensando diferente. Pensar que nossas diferenças devem ser eliminadas é o jeito ERRADO de abordar as coisas. Pensar que devemos ser padronizados para o conforto de todo mundo, porque Deus proibiu o desconforto, é o jeito ERRADO também. Que se foda esse modo de pensar. Não se curve para fazer os outros se sentirem mais altos.”

É... está na hora de nos revelarmos, de mostrarmos ao mundo quem somos, quem queremos ser e qual o mundo que queremos para nós. Não é porque o outro é diferente que isso é errado. É só o jeito dele ser assim e precisamos aceitar isso. Ninguém é igual.

“Ao remover os rótulos que nós mesmos e a sociedade nos colocamos, podemos ter uma vida muito mais rica, muito mais aventureira, muito mais divertida.”

Eu brinco dizendo que quem gosta de rótulos são os produtos que são comercializados. Eu não estou à venda, então, porque preciso ser rotulada de alguma coisa? Infelizmente, mesmo que tenhamos esse pensamento, não é fácil se livrar de todos os rótulos. Nós sempre seremos “a magra e loira”, “a gordinha”, “a que foi sortuda” ou “a de olho azul e invejável”, nunca seremos pessoas cruas com defeitos e qualidades. Sempre haverá pessoas que exaltarão nossas qualidades ou nossos defeitos, sem nunca coloca-los numa balança e ver que somos humanos.

Acho que consegui expressar o que senti e aprendi com esse livro, espero que vocês tenham gostado e só deixo mais uma frase da Rose para finalizar essa postagem.

“Podemos ser melhores pensando diferente”

Beijos,

16 comentários

  1. Também não sou do tipo que balança bandeiras sobre feminismo, até por não entender muito o assunto,mas gosto demais de ler sobre o assunto e saber sempre mais.
    Tenho lido muita coisa sobre este livro e desse poder transformador que a leitura dele tem causado na vida de muita gente, não só mulheres não!
    Ter a coragem necessária para se expor tanto e com isso, expor toda a sujeira por trás de um universo que muitos achavam mágico, não é para qualquer um!
    É preciso que o silêncio seja quebrado e Rose conseguiu fazer isso com esse livro.
    Espero poder ler ele em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna! Não sou uma leitora frequente de biografias, e não por serem biografias, mas não me interessar mesmo. Mas nesse caso, é necessa´rio dizer que esta biografia precisa ser lida! Neste contexto atual, o feminismo está com uma imagem contrária do que realmente é, e uma voz, que possa ser ouvida no mundo todo, e nessa magnitude é mais que necessária! Deve ser leitura para todos que buscam a igualdade, respeito e justiça!


    Bjoxx - http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna,

    Gosto muito desse estilo de livro, aqueles que nos tocam profundamente..
    Eu conheço a atriz justamente pelo seriado Charmed que eu adorava, mais não sabia que ela passou por tudo isso e isso é assustador..
    Adorei sua postagem!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  4. Cara, o que você citou é um tapa na cara. Os trechos são ótimos porque realmente é o que acontece. As mulheres olhando as Kardashians e querendo ser elas e o que? As mulheres são milionárias. Mas e a privacidade e o que elas perdem também? E o padrão de tudo isto? Acho que tudo tem um preço e a fama destrói muita coisa.

    ResponderExcluir
  5. Heiii, tudo bem?
    Eu to muito afim de ler o livro!
    Eu já li o primeiro capitulo e fiquei bem impressionada com o relato, achei bem corajoso da parte dela revelar tudo e impactante.
    A gente nao tem nocão da vida que a pessoa leva até ela contar ne?!
    Vou ficar de ressaca depois.
    Amei a dica, ótima resenha.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Oi Bru, tudo bem?

    Coragem foi uma das melhores leituras do ano e bem impactantes. Adorei o trechos que vc selecionou. Eu super concordo com a questão dos rótulos e quando a Rose fala do cabelo, de ser Barbie eu fiquei pensando bastante à respeito. Aliás, é sempre bom quando um livro nos faz refletir bastante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh, esse livro mexeu comigo de jeitos inexplicáveis. Achei que o livro chegou na melhor hora possível, depois de todo o movimento #MeToo as pessoas começaram a dar ouvidos aos relatos e a entender a seriedade do tema. Honestamente não sei como a Rose conseguiu lidar com tudo que ela passou e ainda sair de cabeça erguida, sendo um símbolo para mulheres de todo o mundo! Adorei sua resenha e te convido pra ler a minha também, se não for problema! <3 http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/2018/03/resenha-coragem.html

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não é um tipo de livro que me atraia, ainda mais sendo de alguém que eu pouco conheço ou mesmo admiro, mas saber que o livro te ensinou algo e te tocou é bom, ainda mais quando falamos de rótulo, que parece mover o mundo , infelizmente. Gostei muito dos quotes destacados e deu uma nova visão sobre o livro.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não deu pra parar só na resenha não é mesmo??? Te entendo porque este livro me deixou muito fora do eixo com a história de vida da Rose e de como ela esta usando tudo o que lhe aconteceu para unir as mulheres em um momento de sororidade. Adorei o post Bruna, muito pertinente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu tenho grande curiosidade com esse livro. Não sou fã de biografias, mas tenho visto que a história dessa atriz mexe e tira da zona de conforto uma grande parte dos leitores.
    Esses quotes me deixam com a impressão de que vou ser arrebatada por essa leitura que se mostra densa e certamente vou ficar imersa em tantos pensamentos.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Eu não sou de ler esse gênero, mas estou acompanhando a opinião dos leitores que estão lendo, resenhando e gostando muito, a história é muito importante ser contada, tenho certeza que quem gosta desse tipo de leitura irá curtir bastante, eu por enquanto continuo deixando passar a dica!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Amei os quotes selecionados!

    Eu tenho lido muitas resenhas sobre esse livro e não sei bem se darei uma chance a ele ou não.rsrs A verdade é que não sei o quanto esse livro me fará bem. Algumas meninas dizem que é um livro forte, cru em certos momentos e me pergunto se terei estômago para encarar tudo o que ela mostra nele.

    Todavia, esse posicionamento feminista no livro me instiga. Concordo completamente no que diz respeito à alienação causada pela mídia. Tem hora que parece que iremos sufocar com tanta pressão para sermos assim ou assado. É angustiante. Mas o que sempre digo é que como leitores temos uma mente aberta, instruída, com estrutura capaz de resistir às manipulações. Somos seres pensantes. Não temos um cérebro à toa.

    ResponderExcluir
  13. Olá, pelas outras resenhas que já vi, pelas citações e pelos seus comentários, fiquei com ainda mais vontade de ler Coragem. A obra traz uma temática muito pertinente para os dias atuais.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bru

    Que bom que o livro mexeu tanto com você a ponto de te fazer refletir e criar uma postagem com suas reflexões. Como eu disse na resenha, admiro a atriz por ter dado a cara a tapa e por ter se despido desta maneira, mas não leria porque não curto biografias. Admiro a luta dela, mas não tenho maiores curiosidades.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?

    Eu ainda não li esse livro, mas está na minha lista de desejados. A minha vontade de ler só aumentou graças a essa postagem, pois me fez perceber que esse livro também mexerá comigo e me dará uns bons tapas na cara. A vida, infelizmente, é feita de aparência e rótulos, a sociedade tenta nos moldar da maneira que ela acha que é correto. Acho que é uma boa leitura para sair da minha zona de conforto e tentar ver outras perspectivas, sabe? Espero conseguir ler logo <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oiii tudo bem??

    Adorei sua postagem, e infelizmente ainda temos que publicar muitos livros, fazer varias postagens e etc para conseguirmos ir adiante pela nossa luta.
    Mas tudo vale a pena, principalmente ao conseguirmos influenciar outras mulheres a entender o que realmente é o problema.
    Juntas somos mais fortes.
    Adorei a postagem, quero ler esse livro.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir