[Resenha] Manhãs Esquecidas, Bianca Brighenti

Título: Manhãs Esquecidas
Autor: Bianca Brighenti
Editora: Coerência (cortesia)
Páginas: 150
Onde comprar: Amazon | Loja da Editora

"Percebi também que meu papel nesta terra não era somente ser uma simples neta cuidando de sua avó doente. Mas sim, de uma neta fazendo o possível e impossível para ser tornar o que um dia ela foi pra mim: Uma mãe".


Em Manhãs esquecidas, iremos conhecer a jovem Clarisse. Ela está iniciando em um novo emprego, onde cuidará de uma senhora idosa, que sofre de Alzheimer.

A senhora que ela cuida é um amor de pessoa, porém o trabalho é bastante cansativo, já que é uma situação difícil.

É mais um dia de trabalho e Clarisse resolve arrumar alguns armários da casa. É então que ela encontra um pequeno livro em uma das gavetas. Vencida pela curiosidade, ela resolve então realizar a leitura e descobre que ele, na verdade é um diário, que conta a história de uma jovem de quatorze anos, que tem que cuidar de sua avó, que sofre de uma doença muito pouco conhecida da época, o Alzheimer.




Clarisse então segue lendo o diário e tentar descobrir quem são aquelas pessoas citadas, e qual a ligação delas com a senhora que ela cuida.


"Você já se imaginou perdendo suas memorias? Não se lembrar mais de como se faz as coisas básicas do dia a dia? Não saber quem são as pessoas que convivem com você? Você já se imaginou sendo esquecido por uma pessoa que você ama muito? Precisando ajuda-la sem ao menos ser reconhecido? Sim, isso pode acontecer e este vilão do esquecimento tem um nome: Alzheimer" 

O que falar deste livro que conquistou meu coração desde a sinopse? 

A autora é um jovem talento de 15 anos, e ela se inspirou na própria história para escrever o livro, essa é sua primeira publicação.

"O Alzheimer faz com que as pessoas deixem de existir na mente de quem tem a doença, mas eles reconhecem muito bem quem os trata com amor. Seja amor. Espalhe amor. Crie amor. E acima de tudo, acima de qualquer dificuldade: Ame! Pois, almas iluminadas, nem a eternidade conseguirá apagá-las".

Apesar de poupas paginas, o livro aborda um tema muio delicado e de carga emocional forte.

Classificação:





14 comentários

  1. Acho que só quem passa por isso dentro de casa, sabe a extensão da dor que essa doença causa. Ainda pouco falada até os dias de hoje, é um mal que destrói tantas famílias...
    Não conhecia o livro,mas já fiquei encantada com o que li acima e mesmo sendo um livro tão pequeno, tem uma carga de sentimentos muito grande.
    Vai para a lista de desejados com certeza.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Livros assim mexem tanto né? Nos fazem refletir sobre diversas questões em nossas vidas. Estou aqui imaginando a leitura do diário e tudo que se passa com quem escreveu ele.

    http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :)

    Realmente, e uma grande revelação, sendo essa a idade da autora, que estará de parabéns por ter publicado já o seu primeiro livro!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Me arrepiei total aqui ao saber que a autora é tão novinha e que o livro é baseado na experiência dela. Já quero muito conhecer mais dessa história e me emocionar, pois algo me diz que vou, principalmente por ter tido um caso assim na família. Adorei a recomendação!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Não sabia que essa escritora era tão jovem, esse livro me interessa demais pois eu adoro livros que falem sobre esse temas assim, já que sou uma aspirante a médica. Adorei saber sobre esse livro, vou conferir em breve!

    ResponderExcluir
  6. Gosto bastante de livros com essa temática mais delicada, já li algumas coisas dentro dessa premissa ei] gostei muito, realmente a carga emocional é muito forte. Recomendo que assista o filme Para Sempre Alice, é triste, mas lindo. Anotando aqui essa recomendação.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, que bacana a autora ser tão jovem. Ainda não conhecia esse livro. A temática que ele aborda é super importante.

    ResponderExcluir
  8. Oiii Vanessa

    Eu ja vi resenhas bem positivas sobre esse livro, o tema do Alzheimer é sempre interessante e comovente, então imagino que a história deve tocar no coração apesar de ser curta. A capa é linda demais também.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa não conheceu o livro mas acho inevitável já imaginar de quem seja o diário encontrado. Deve ser uma história tocante até pela situação envolvida porque não é fácil cuidar de uma pessoa com Alzheimer. Aliás nunca é fácil cuidar de uma pessoa doente
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro e gostei bastante. O tema Alzheimer sempre chama a minha atenção e achei que essa história, apesar de curtinha, conseguiu mostrar bem a evolução da doença, e o enredo é tocante.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Toda vez que vejo uma dica sobre um livro que retrata Alzheimer fico com vontade de ler. Sempre quero extrair o máximo das experiências dos personagens na trama, coisa de quem é da área de saúde. Se a leitura é fluida e bem desenvolvida certamente vira um queridinho.
    Dica anotada!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Poxa vida, quinze anos e já tem maturidade o suficiente para falar sobre um tema tão delicado, fiquei curiosa para saber como a trama se desenvolve. Pelas citações já sei que vou me emocionar bastante.

    ResponderExcluir
  13. Oii! Nossa, parece ser uma história emocionante, principalmente por conta do tema. A sua resenha está ótima e os quotes me deixaram mais curiosa para conferir essa obra. Bjss!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a premissa da obra e fique mega curioso para ler. A autora tem só 15 anos e escreveu uma história dessa? É impressionante e o livro parece emocionante.

    ResponderExcluir