[Resenha] Tudo que acontece aqui dentro, Júlio Hermann


Título: Tudo que acontece aqui dentro
Autor: Júlio Hermann
Editora: Faro Editorial (cortesia)
Páginas: 192
Onde comprar: Amazon

"Amar é afogar-se com os próprios
sentimentos e continuar respirando."

Tudo que acontece aqui dentro é uma seleção de crônicas e cartas sobre amor e diversas experiências de vida, mas é, principalmente, um livro com cartas de amor que nunca foram rasgadas ou enviadas.

“Às vezes procuramos alguém para preencher os espaços deixados porque o vazio incomoda. Às vezes o vazio preenche tanto que somos nós por nós mesmos e tudo fica bem.”
- Mesmo que tenha ficado lá atrás

Tenho que confessar que não esperei sentir meu coração tão tocado por esse livro como me senti ao concluir a leitura. Júlio Hermann tem o dom de tocar nosso coração. De nos fazer pensar sobre a vida, sobre nossas escolhas e sobre nossos sofrimentos. Além disso, ele mostra que o sofrimento não é eterno, que as coisas podem ser superadas.


As curtas crônicas do autor, que não passam de três páginas, são rápidas de serem lidas por possuírem uma escrita fluída, mas que não é banal, visto que, em muitos momentos, nos deparamos com uma narrativa poética.

“(...) Vou tentar botar nessa cabeça dura que você não merece esse amor âncora que te puxa pra baixo... o que você merece mesmo é navegar por aí.”
- Me perdoa

Não posso confessar, entretanto, que amei todas as crônicas, pois estariam mentindo. Tiveram algumas que senti que não mereciam estar nesse livro e tiveram outras que amei tanto que pensei em transformá-las em quadros, destaque para três queridinhos: Mesmo que tenha ficado lá atrás, Me perdoa e Dor de cabeça.

 “(...) A saudade é uma companhia ingrata quando a gente tenta esquecer alguém. É um parasita sentimental que dá um jeito de fazer morada em cada uma das coisas que a gente resolva fazer. Resta engolir a seco, tentar não dar muita bola para a presença indesejada e torcer para que vá embora logo e não se esqueça de bater as portas.”
- Dor de cabeça

Gostaria de falar muitas coisas sobre esse livro, mas faltam palavras para expressar o que senti ao ler esse livro. O quanto ele transborda sentimentos e encanta o leitor. Também preciso dizer que a edição desse livro está primorosa, encantadora em todos os detalhes e que vale a pena tê-lo na estante apenas por conta disso.

“O vazio é a coisa mais dolorosa quando a gente se aproxima de um fim e o percebe. Perceber o desgaste iminente é desesperador. Primeiro, porque perdemos a certeza de um amor inteiro pelo qual juramos afeto. Segundo, porque toda a fantasia, que nos parecia real pra caramba, cai por terra em uma realidade dura demais para se matar no peito de uma hora pra outra. É como se acordássemos um dia e sentíssemos que nada mais dali para frente seria como antes. Depois de semanas inteiras de dúvida, recebemos a resposta absoluta de que não dá mais para arrastar o amor com a barriga, por mais que haja carinho.”
- Quando o sentimento começa a ruir

Se vocês gostam de obras que transbordam sentimentos, que realçam dores, amores, desamores e nos fazem pensar, Tudo que acontece aqui dentro é o livro perfeito para vocês.

“Não entendo muito do universo e das coisas que vejo no exato ponto-limite que os meus olhos alcançam, mas se o mundo acabasse em um passe de mágica, eu ainda assim poderia continuar feliz por ter conhecido o teu abraço.”
- Se o mundo acabasse

Classificação:

21 comentários

  1. Eu me arrisco a escrever uma ou outra coisa, sempre voltado assim, para o amor, dor, saudades...
    E quando vi a primeira divulgação para este livro e li que era sobre cartas que nunca foram enviadas e falavam demais de sentimentos, já fiquei doida para conhecer.
    Sentir. Esta é a palavra chave deste pequeno livro.
    E o autor é maravilhoso em descrever e por no papel tanto sentir.
    Já li trechos dispersos, mas ter o livro em mãos, ainda não.
    Pretendo mudar isso em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Bru, faz muito tempo que não leio crônicas e o livro parece ser ótimo. Normal a gente não gostar de todas, acontece muito comigo quando são contos e me chama atenção a parte da superação, porque eu gosto do tema.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Sim, gosto muito de obras que transbordam sentimentos. E ainda mais de obras desse formato, que trazem crônicas. Essa em específico é uma das que compõem minha wishlist literária. Sempre escuto e leio boas coisas sobre ela. E, mega normal nem todas as crônicas agradarem em obras assim.

    @leitoraconectada

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro e fiquei muito afoita em ler essa crônicas que queria transformar em quadro. Amo livros com essa premissa, cheios de sentimentos. Sempre me fazem suspirar e ter um quentinho no coração. Amei os quotes destacados, quero muito esse livro.

    Abraços
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna! Apesar de não gostar muito de crônicas, porque sempre quero ler mais, este livro está ganhando espaço. Tenho visto muito elogios e coisas boas. A edição está linda de verdade, feita com muito carinho e amor, como as crônicas. Se tiver chance, lerem com certeza!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  6. Olá Bruna, tudo bem?

    Essas crônicas/cartas roubaram o coração de todos que leram este livro. E se você achou isso tudo maravilhoso, é porque não conheceu o autor pessoalmente. Que lindico, gente. Não pela beleza, mas pela educação, delicadeza ao lidar com o público leitor que ali estava. Com certeza é uma obra que vale muitíssimo a pena.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  7. Eu acho essa obra com tanto potencial, toda vez que vejo uma resenha fico toda animada e a vontade de ler só aumenta hahaha então, acho que isso é tipico de crônicas, nem todas você vai amar profundamente, o importante é o impacto que te causa e nesse caso certamente foi positivo.

    ResponderExcluir
  8. Achei a capa linda. Adoro crônicas e ler um livro com cartas de amor que nunca foram rasgadas ou mesmo enviadas é encantador, pois com certeza será de uma intensidade sem limites. Livros de crônicas é sempre assim, algumas acabam nos conquistando mais que outras. Isso acontece principalmente por nossa identificação com cada uma delas. Adorei a resenha e a dica.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  9. não conhecia a obra. A capa é realmente linda.
    Já li uma vez um livro com essa proposta de estrutura, mas li da maneira errada e achei muito chato. Aprendi minha lição e quero tentar novamente da maneira correta e você agora me deu a oportunidade perfeita para essa segunda chance!
    Obrigado pela dica e parabéns pela resenha.

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Oi amada! Quem não gosta de obras que transbordam sentimos assim como descreveu?! Achei sua dica linda, assim como a capa, a premissa e a edição! Parabéns pela resenha! Beijos
    Overdose Literária

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ahh eu amo esse tipo de histórias, cheia de sentimentos e envolvente do início ao fim. Estou muito curiosa pra conhecer essa leitura, mas vou precisar esperar um pouquinho pois ando meio enrolada com prazos.
    A edição da Faro Editorial está um primor e isso só deixa a gente com mais vontade ainda de conhecer.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Oi Bru ♥️

    Então, eu estou bastante curiosa a respeito desse livro desde que fiz o post de lançamentos do blog.

    Adoro histórias envolventes e que vão mexer comigo e me abalar, mas no momento estou numa vibe de fantasias e por isso vou guardar o livro para um outro momento onde eu possa aproveitar melhor a história.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna...
    É tão gostoso quando um livro nos causa sensações assim, não é mesmo?
    Eu fiquei encantada com a sua resenha, mas infelizmente eu não gosto de ler crônicas e esses textos curtos, sinto que falta algo sabe?
    Mas amei a sua resenha, de verdade!

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  14. Olá, a capa desse livro é tão linda. Gostei de saber que ele é sobre crônicas, pois gosto muito delas. Depois da sua resenha, é uma leitura que vou considerar fazer com certeza.

    ResponderExcluir
  15. Oie!

    Eu ainda não solicitei esse livro, achei ele muito fofo e com uma temática bem nova (pelo menos para mim), mas acredito que ainda não é o momento para eu realizar a leitura dessa obra, mas espero em breve conhece-la de perto!

    Bjss

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?

    É difícil escrever sobre uma obra que amamos, né? Parece que não conseguimos as palavras corretas para expressar o que sentimos. E, para mim, isso é ainda a mais difícil se são obras com escrita poética, pois parece que nada fará jus ao trabalho do(a) autor(a).
    Sobre o livro em questão, devo dizer que ainda não li, apesar de ter visto a capa em algum lugar e ter achado super fofa. Pensei que era um romance clichê e me enganei totalmente. Eu não leio muitos livros que sejam de crônicas/textos, apesar de gostar. Acho que é uma leitura que pode ser feita rapidamente, mas que, em alguns casos, me enche de sentimentos. Parece que esse será um dos casos, já que o autor conseguiu tocar o seu coração. Espero que ele faça isso comigo também! ❤️
    É uma pena que nem todos os textos lhe agradaram. Farei essa leitura, já sabendo disso.

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Acredito seriamente que este livro está me seguindo, pois em todos as redes sociais vejo alguém comentando sobre ele. Acho essa edição linda e muito caprichada, o que é motivo suficiente para adquiri-lo, mas sabendo que é uma leitura que despertar tanta coisa no leitor me deixa ainda mais atraída por esse livro.

    ResponderExcluir
  18. Olá Bru, tudo bom?
    Teve uma época da minha vida que tive uns momentos difíceis e sempre procurava crônicas nesse estilo para ler, que conversam com o nosso coração, que nos tocam sabe? Ver você falando deste livro com tanto carinho só me fez ter muita vontade de ler, de relembrar um pouco da sensação que eu sentia ao ler livros assim. Amei demais sua resenha, os quotes e a foto. Tudo muito lindo e só instigou ainda mais minha curiosidade! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Eu li esse livro e ele é realmente muito lindo.
    As palavras do autor tocam o leitor e a gente consegue se identificar em vários momentos, principalmente com relação a perda e valorizar mais o amor.
    Eu adorei as crônicas e já quero mais livros do Júlio na minha estante

    ResponderExcluir
  20. Oi.

    Já tinha visto esse livro, mas ainda não tive a chance de comprar, nem ler. Mas depois de ler sua resenha, também quero que meu coração seja tocado por essa narrativa. Adorei a premissa do livro, e tenho certeza que será uma ótima leitura. Vou tentar comprar assim que for possível. Obrigada pela dica!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oi... Eu não conhecia o livro, mas já quero muito ele. Amo livros com essa temática, que é recheado de cartas de amor,onde o sentimento transborda... As vezes me arrisco a escrever sobre algumas coisas, mas não acho tão boas para serem mostradas a alguém...

    ResponderExcluir