[Resenha] Era uma vez, Organizadores: Evelyn e Juliana

Título: Era uma vez
Organizadores: Evelyn e Juliana
Editora: Coerência (cortesia)
Páginas: 348
Onde comprar: Loja da editora


"Não precisamos abominar o desejo que algumas meninas têm de serem princesas, tampouco penso que fomentar o lado fútil relacionado a palavra seja saudável. Contamos que tenhamos em mente que ser mulher implica em infinitas possibilidades e que uma princesa pode, sim, ter um estilo vanguardista, autossuficiente, está tudo bem."

Sou apaixonada por conto de fadas modernos, principalmente aqueles, que dão vozes ao feminino e a protagonista se manifesta no enredo de maneira ativa. Era uma vez é uma antologia de contos, lançado pela editora coerência, e que  trabalha de maneira inovadora os segredos das nossas amadas princesas! Nele podemos vivenciar a real realidade de cada donzela.São contos narrados por grandes autoras da literatura nacional e organizado pela Evelyn e Juliana. Assim como nós elas têm os seus próprios sonhos.

Me encantei por todos os contos, mas o que chamou a minha atenção foi o da Evelyn. Nele conhecemos Meredith, uma princesa que tinha um segredo: seus poderes. Dependiam totalmente do medalhão. Nenhum camponês sabia. Achavam que toda a ostentação que emanava dela vinha de uma relação natural, entre corpo e alma, mas o que ninguém sabia era que seus poderes dependiam da ligação que tinha com um medalhão.
"Sem o medalhão, ela não passava de uma camponesa medíocre e morta de fome."
Por outro lado, ninguém sabe quando irá se apaixonar. E Mere sabe as dificuldades e as consequências dessa paixão avassaladora por Ragnar, um homem que se entregou por inteiro a ela. A jovem sabia que precisava revelar a ele verdades, mas não poderia. Sua felicidade que antes dependia de uma medalhão se voltou para ele. Em certos momentos Ragnar tira todas as muralhas que o cerca e sua alma fica nua para Meredith. Ele sabe que é amor, mas há algo nela que o constrange. Meredith será capaz de revelar a sua fraqueza?
"-Sinto-me fraco sob seu olhar, é inevitável. Posso comandar exércitos e vencer batalhas, mas fico vulnerável em sua presença. Não sei explicar..."
De maneira geral, o livro nos revela que até mesmo as princesas têm os seus segredos e que nem sempre elas estão prontas para expô-los. Isso também acontece na vida real, principalmente nos dias de hoje, quando não sabemos em quem e se podemos confiar em alguém. Os relacionamentos estão cada vez mais escassos e nos impedem de manter uma ligação pessoal ao ponto de nos despir para o outro (internamente falando).


Ao mesmo tempo que o livro nos apresenta esse lado, ele também aborda mulheres revolucionárias que de alguma maneira desejam não apenas mudar o seu reino, mas a si próprias. Nem sempre a rainha é má. E a Branca é boa. Todos nós temos um lado luz e um lado escuridão.

Esses contos me fizeram perceber que não dependemos da opinião de ninguém para ser quem somos. É o velho clichê? "- Que se dane a opinião dos outros?!" Acredito que se fosse clichê já teríamos aprendido a não nos importarmos, quando na verdade choramos com as criticas.

O fato é que para amadurecer é preciso muito mais do que coragem para revelar seu maior segredo. É preciso responsabilidade para lidar com as consequências, e é exatamente isso o que essas princesas vivem. Uma dualidade entre o que é certo para elas e o que seria moralmente correto para a sociedade.


A diagramação da obra está belíssima. Tanto interna quanto externa. Isso demonstra a real preocupação que a coerência vem tendo nos últimos anos em suas obras. Sem falar na equipe de autoras excepcionais que criaram personagens impressionantes. Portanto, recomendo a obra para os que são apaixonados por clássicos de releituras e também para os que curtem personagens femininas rebeldes e distópicas.
" Acontece que , hoje em dia, o termo princesa é bem mais amplo que a imagem que fazemos dele. Para mim, sugere uma menina/mulher forte que batalha para alcançar tais ideias, além de ser altruísta e ter uma personalidade forte."
Classificação:

21 comentários

  1. Que livro mais lindo!
    Eu amo contos e este livro é caprichado demais! Fazia tempo que não via um livro tão bonito e com conteúdo tão agradável.
    Aliás, contos é um gênero que tem sido deixado de lado faz tempo e não entendo os motivos.
    Vai para a lista de desejados com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, a sua frase que se a gente tivesse aprendido que fosse clichê não nos importaríamos tanto com certas coisas! Grande frase mesmo, mas algumas pessoas ainda se importam como se fossem princesas mesma, porque a sociedade é cruel. Eu cheguei em um idade que não ligo mais, mas já sofri muito com isso. Adorei a capa.

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por contos, assim como adoro uma boa releitura, então é claro que esse livro é uma boa pedida. Ainda mais com o destaque que dá para o que é certo e o que pé moral fazer. Sem dúvida deve ser uma ótima leitura. Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Tudo bom?
    Adorei o post! A capa do livro é lindíssimo, e eu amo releituras. Iria adorar ler esse livro e conferir os contos, mesmo não curtindo edições com histórias curtas em forma de conto, esse eu leria.

    ResponderExcluir
  5. Ola lindona amei o título, a capa e o tema do livro, já estou mega curiosa em conhecer os contos e ver nossas princesas em destaque de maneira forte e determinada. Com certeza irei ler. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Amanda!
    Gostei muito da proposta dos contos, a capa está linda e uma pena vc não ter contado muito sobre os outros contos, mas entendo que vc pegou o seu favorito como destaque. Em todo o caso, vendo a proposta no geral, me interessei muito por esse livro. Dica mais do que anotada!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Olá, que capa bonita a desse livro. Eu amo antologias e ainda mais se forem de contos sobre princesas. Pela sua resenha já fiquei mega animada para ler esse livro.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ooi,

    Não sou muito fã de releituras, mas quando se trata de fortes protagonistas femininas eu fico bem interessada! Não tinha lido ainda uma opinião sobre essa antologia da Coerência, mas gostei bastante do post, vou colocar o livro na minha lista.

    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  9. Oi, Amanda!
    Essa me pareceu uma antologia muito interessante! Adoro releituras e princesas haha pela sua resenha me pareceu que a principal preocupação das autoras foi mostrar personagens femininas que se aproximam das leitoras por não serem perfeitas e por terem medos e segredos e isso é bastante interessante, principalmente agora que parece ser o foco de todo mundo em aprender a ser si mesmo sem se importar com os outros. Vou anotar a dica de leitura :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Amei a capa e a sinopse.
    Se tem uma coisa que acho bacana é quando alguns autores conseguem fazer uma boa releitura de contos de fadas e ainda inserirem elementos para deixar a leitura mais envolvente.
    Adorei a dica!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  11. Não estou cabendo em mim de tanta felicidade ao ler essa resenha. Sério!
    Estou dando pulinhos de alegria por saber que a Era uma Vez caiu no seu gosto, minha querida, e que meu conto foi o que mais chamou sua atenção.
    Para mim, Meredith é uma personagem controversa, nem boa nem má, apenas... Meredith. hahaha Fico feliz que você tenha simpatizado com ela.
    Obrigada pelo carinho, esse projeto significa muitíssimo para mim.
    Beijo enorme.

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu não sou muito de ler contos, mas adorei a ideia de fazer um livro com contos de fadas modernos, e se tiverem mulheres poderosas e independentes melhor ainda! Com certeza o livro esta na minha listinha.

    ResponderExcluir
  13. Oi Amanda!

    Eu não conhecia o livro e nem sua autora, por isso adorei poder conferir sua resenha e seus comentários a respeito da trama e seus personagens. Também preciso dizer que achei a capa desse livro muito linda e delicada, a editora teve muito capricho, pelo o que vejo. Espero ter a oportunidade de lê-lo também. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Blog Catarse Literária

    ResponderExcluir
  14. Olá, Amanda!
    Não conhecia essa obra. Achei a premissa muito interessante e suas palavras me deixaram ainda mais curiosa. Não sou lá muito fã de contos de fada e histórias de princesas, mas com tantas lições bacanas esse livro tem que ser lido.
    ótima indicação. beijos

    ResponderExcluir
  15. Oiee Amanda ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, e confesso que não sou muito fã de livros de contos, mas fiquei curiosa para conhecer as histórias das princesas. Assim como você, adoro histórias onde as protagonistas femininas são revolucionárias e fazem mais do que só aceitar o que a sociedade impõe. Gostei da capa :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2018/01/lancamentos-de-janeiro-editora-arqueiro.html

    ResponderExcluir
  16. Acho que a sua resenha em si foi muito mais inspiradora que os livros, que ainda não tive a oportunidade de ler. A capa me chamou bastante a atenção e para te trazer tantos questionamentos definitivamente é um excelente livro, vou procurar lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  17. Oi!

    Adorei conhecer esse livro, principalmente por conter os dois lados das mulheres, principalmente o revolucionário, que particularmente amo, hahahaha. A capa é bem bonita também, espero poder ler em breve :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi.

    Ainda não conhecia esse livro, mas pela sinopse parece ser bem legal. Adorei a resenha e suas impressões sobre a obra. Fiquei até com vontade se ler e conhecer mais da narrativa. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  19. Lendo essa resenha me lembrei do primeira vez que tive um contato com um Livro desse gênero e adorei. Foi o Menina Veneno da Carina Rissi. Eu não conhecia esse livro, mas adorei a história dele. Vou anotar essa dica.

    Adorei a sua resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Que legal a proposta dessa antologia de contos!
    Acho legal passar a mensagem que se uma mulher quiser ela pode ser uma princesa, além de que não precisamos nos importar tanto assim com a opinião dos outros, e podemos ter nossos segredos e só revela-los quando acharmos necessário e para quem confiamos plenamente.
    Com certeza darei uma chance a essa antologia, tenho certeza que vou gostar também

    ResponderExcluir
  21. Olá Bru, tudo bom?
    Não conhecia essa antologia de contos, mas confesso que fiquei super curiosa, primeiro por esse quote que você escolheu e segundo por tudo o que essa antologia quer passar. Sobre não se importar com a opinião alheia sobre o que somos, seria uma verdadeira maravilha se realmente fosse um clichê né? Amei mesmo sua resenha, me deixou louca pra ler o livro ♥
    Beijos!!

    ResponderExcluir