[Resenha] Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne - Harry Potter #8

Título: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
Autores: J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne
Série: Harry Potter #8
Editora: Rocco
Páginas: 352
Onde comprar: Saraiva | Submarino

A melhor definição para a leitura de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada é nostalgia. Li os sete livros da série em pouco menos de duas semanas há 3 anos e não imaginarei que, um dia, voltaria a esse universo sem ser através da releitura da série. Outra definição para esse livro é um pouco decepcionante, o motivo, explicarei mais para a frente.

Nesse oitavo volume, temos a história se passando 19 anos após o término do sétimo livro. Harry, após passar por tudo o que passou, é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido de Gina e pai de três filhos, que estão na idade de frequentar Hogwatrs. O ano em que a história se passa é o primeiro de Alvo, filho mais novo de Harry, na escola de Magia.

Alvo é um menino que não se dá muito bem com o pai, acha muito injusto a quantidade de pessoas que morreram para seu pai ficar vivo e sente que não se enquadra bem como filho de Harry Potter. A situação piora quando Harry recebe uma visita que traz seu passado à tona. Alvo ouvindo essa conversa, decide ajudar o visitante e fará muitas coisas ruins acontecerem, bem como, verá como o futuro pode mudar de acordo com nossas escolhas. 
“A verdade é uma coisa bela e terrível, e por isso deve ser tratada com cuidado.”

Como disse, a sensação ao ler esse livro foi de pura nostalgia com uma leve pitada de decepção. Harry é um adulto que possui responsabilidades, mas que continua com alguns dramas que percebi nos primeiros livros da série, é como se ele tivesse, de certa forma, regredido. Já Alvo me pareceu um menino extremamente mimado e que transparece precisar de um excesso de proteção que, na verdade, não precisa, pois ele é extremamente forte e determinado, como o pai.  

Uma coisa que me desagradou durante a leitura é a forma relapsa como Harry parece tratar seu filho mais novo. Ele não teve pai e a pessoa que mais chegou próximo disso foi Dumbledore, então, imaginei que o mínimo que ele faria era tentar ser um bom pai para seus filhos, coisa que não percebi.

Entretanto, apesar de a leitura ter me decepcionado, ela foi incrível. Foi maravilhoso rever esses personagens que tanto amo, ver Dumbledore falando da forma como sempre falou com Harry – ainda que sendo apenas um quadro – vendo vários “e ses...” para a história. E se Harry não tivesse feito o que fez? E se Cedric não tivesse morrido? Essas são algumas perguntas que são respondidas ao longo da leitura e percebemos que todas as escolhas que a J.K. fez, todas as mortes e nascimentos possuem um ótimo fundamento.

Recomendo muito essa leitura para todos os fãs da saga e acredito que, se você ler sem esperar muito e acreditando no potencial da obra, ela poderá – e muito – te surpreender.

Classificação:

21 comentários

  1. Olá,

    Terminei esse livro recentemente e tal como você tive algumas decepções com a história. Primeiro porque achei o Alvo muito mimado também e segundo porque o Harry fez papel de trouxa a maior parte do livro. Mas ainda assim, foi maravilhosa a sensação de nostalgia da história e foi bom reviver mais um pedacinho desse universo.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, especialmente por ser esse livro, o que me deixa extremamente empolgada. Não vejo a hora de chegar meu exemplar para poder ler tambem e tenho certeza que irei amar (expectativas a mil mesmo). A parte de rever os personagens deve ser incrível ne.. acho que posso me surpreender sim!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ler a saga este ano e estou no quinto livro, totalmente envolvida pela trama e pela escrita da Rowling. Este livro aqui, infelizmente, já peguei muitos spoilers, mas ainda assim, quero ler.
    Achei bem curioso você se decepcionar com o livro e ainda assim, gostar da oportunidade de encontrar os personagens novamente.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bru!
    Você até que foi boazinha com a nota. Eu dei uma estrelinha só e sem medo de ser feliz porque eu odiei esse livro. O único personagem que gostei foi o Scorpio.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Natal Literário
    Participe do Sorteio de Fim de Ano
    Participe da promoção três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bru!
    Infelizmente, ainda não li os sete volumes de HP, mas estou por dentro da história, pois, já assisti a todos os filmes ;)
    Foi bastante frustrante saber que Harry adulto tem atitudes tão estranhas assim, pois, como você mesmo disse, era para ele ser mais atencioso com seu filho já que ele não teve pai.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu também estranhei muito a forma como o Harry trata Alvo, mas no final é tão lindo de ver eles tentando melhorar.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
  7. Olá! Também me senti um pouquinho decepcionada(só um pouquinho) até pq não foi A JK que escreveu ( mesmo tendo permitido)
    Achei o Rony muito mais babaca ( antes ele era um babaca divertido) Valdemort com herdeiro? Harry tendo crise de estress com a diretora e o pior ela acatar piti dele? Alvo insuportável.
    Amei Escórpio, matei saudades e me emocionei em várias cenas.
    Enfim a gente odeia mais ama! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oii Bruna, tudo certo? Que bom que conseguiu fazer uma boa leitura! Eu li alguns comentários negativos logo que foi lançado e fiquei na dúvida se leria ou não... mas acho que lerei sim, quando enfim concluir HP no ano que vem <3 (assim espero). Ótima resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Bru,

    Adorei a sua resenha. Eu ainda não li esse livro por puro medo, porque vi tantos comentários negativos.. Mas a verdade é que o HP sempre foi meio infantil né? E é uma pena que nesse livro ele tenha regredido um pouco. Como é um roteiro da peça, acho que vou sentir falta do aprofundamento e desenvolvimento dos personagens. Adorei sua resenha e quando eu ler, espero gostar também e não me sentir tão incomodada com suas ressalvas.

    bjs =)

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Acabei de ganhar o livro do meu namorado e admito que estou com medo de ler.
    Li todos os livros do HP mais de 20 vezes e criei um final de contos de fadas na minha mente. Onde, com certeza, o harry é um bom pai.
    E tenho medo também pelo livro não ter sido totalmente escrito pela j.k.
    Um dia vou tomar coragem e ler.

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Acabei de ganhar o livro do meu namorado e admito que estou com medo de ler.
    Li todos os livros do HP mais de 20 vezes e criei um final de contos de fadas na minha mente. Onde, com certeza, o harry é um bom pai.
    E tenho medo também pelo livro não ter sido totalmente escrito pela j.k.
    Um dia vou tomar coragem e ler.

    ResponderExcluir
  12. Olá. Eu fiz essa leitura a pouco tempo e concordo com você quando diz que é um livro nostálgico. Eu nunca pensei que eu leria mais uma obra sobre esse universo e fiquei muito feliz com o retorno dá magia. Mas eu não senti que o Harry regrediu nao, eu achei que os dilemas foram plausíveis e entendi a relação com o filho dele como normal de pais quando tem dúvidas. Enfim... Achei um belo livro. Boa resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho muito medo de ler a obra e a decepção ser maior que tudo. Foi tão bom o sétimo livro, aquela magia toda, gostinho de quero mais. Não sei se quero estragar isso, ainda mais lendo alguns pontos de resenhas de pessoas que não gostaram tanto. Esse que você citou de Harry não ser tão bom pai também é desanimador. :(
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Ai, Bruna, eu quero tanto esse livro!!!
    Eu confesso que gosto muito mais dos filmes de HP do que dos livros, mas é só porque eu vi os filmes primeiro e quando fui ler os livros eu não consegui, mas esse livro eu tenho certeza de que será diferente e que eu vou me encantar e também ficar nostálgica. Quero muito ver os filhos do Harry e da Gina, quero matar a saudade do pessoal.

    ResponderExcluir
  15. Oiii!
    Eu ainda não li a saga Harry Potter, pretendo ler ano que vem. Quero ver se consigo ler esse também, todo mundo tem falado tão bem. Achei sua resenha muito boa, me fez ficar com vontade de ler rápido para chegar nesse kkkkk. Vai ter mais livros depois desse, então já sei que tem muita coisa pela frente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna!

    Essa foi a primeira resenha que listou os pontos negativos do livro, todas as demais só vi elogio e por isso levarei a sua resenha mais a sério. COnfesso que nunca entrei no munda da magia de HP, entretanto depois do último livro da autora ir parar nos cinemas me senti compelida a ler sua série e essa é a minha meta para 2017. Obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Adorei a sinceridade da sua resenha! Eu, particularmente, detestei esse livro, mas por motivos que você mesma citou na sua resenha, como essa descaracterização terrível de alguns personagens. Infelizmente não tive uma experiência positiva com essa leitura e não recomendo para ninguém.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Pretendo não deixar meu 2016 acabar sem antes ler este livro, preciso muito dele. Foi bom ver suas impressões da leitura, ainda mais sendo uma impressão tão boa. Acho que não há nada melhor que voltarmos ao mundo de Harry de uma forma tão mágica. Até mesmo vendo Dublemdore, mais uma vez, sendo um quadro ou não.
    Amoe ssa edição de Harry da foto, também tenho ela <3

    ResponderExcluir
  19. Oi, Bruna!

    Infelizmente eu não curto Harry Potter, então não tenho muito o que dizer. Tenho vários amigos que curtem a obra e que tem os mesmos pensamentos, mas HP nunca me interessou por ser um gênero que não me agrada. Quem sabe, um dia, eu dê uma oportunidade...

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oo Bruna, tudo bem?
    Puxa que pena que você tenha se decepcionado de certa forma com o livro. Atualmente estou relendo toda a série HP para matar a saudade e espero comprar esse livro em Janeiro.
    Ah essas perguntas e Se sempre nos deixam tristes não é? Teve tanto personagem que não me conformo de ter morrido que só de lembrar me dá vontade de chorar.
    BJ

    ResponderExcluir
  21. Oi Bruna, tudo bem?
    Sabe que desde que eu vi o lançamento desse livro eu já fiquei mega curiosa, ainda mais que se trata do mundo mágico da J.K, uma pena que eu não li nenhum livro do HP, mas já vi os filmes e sou apaixonada. Com certeza lerei esse livro logo que tiver uma oportunidade, estou louca para rever os personagens.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir