[Resenha] A Garota no Trem, Paula Hawkins

Título: A Garota no Trem
Autora: Paula Hawkins
Editora: Record
Páginas: 378
Onde comprar: Saraiva | Submarino

"De vazio, eu entendo. Começo a achar que não há nada a se fazer para preenchê-lo. Os buracos na sua vida são permanentes. É preciso crescer ao redor deles, como raízes de árvore ao redor do concreto; você se molda a partir das lacunas."

Rachel Watson tinha uma vida que julgava ser perfeita: ela tinha amor, um marido e uma casa... Até que tudo desabou de uma vez só. Agora, ela é uma mulher na casa dos 30 anos, alcoólatra e desempregada, morando de favor, que gosta de observar a vida alheia através das janelas do trem. No entanto, em um desses dias ela viu alguma coisa. Algo que possuía o poder de mudar não só a vida dela, mas a de muitas outros também. O único problema é que ela estava bêbada, tão bêbada que não era capaz de se lembrar de nada. Movida por razões que nem ela mesma entendia, Rachel decide mergulhar com afinco por entre os vazios que preenchiam sua cabeça, as quais teimavam em ocultar informações que diziam respeito ao seu presente, passado e futuro.

"E se aquilo que eu procuro não puder ser encontrado?"

Havia muito tempo em que eu não me deparava com alguma personagem tão bem construída quanto Rachel. Embora não dê para concordar com todas as atitudes dela o tempo todo, a maioria delas é compreensível. O alcoolismo é bem trabalhado e, sinceramente, eu adorei como as razões dela foram expostas de dentro para fora, trazendo para o leitor uma visão completa e realista de uma alcoólatra.

E, bem, foi esse um dos poucos pontos positivos que conseguiram me agradar: todos os personagens são bem encaixados na história, cada um tendo sua personalidade exposta na medida certa para provocar certezas ou implicar desconfianças. Sim, este thriller é bem construído, mas... Para por aí. Não há pontos altos, não há clímax. As narrativas alternadas entre os pontos de vistas das principais personagens só serviram para adiar um resultado sem sal e sem graça nenhuma. Aliás, repleto de lacunas, de perguntas sem respostas.

Com toda sinceridade, não vi nada de impressionante em A Garota do Trem. Apesar de boa e um tanto instigante, a trama é arrastada. Tive várias vezes a impressão que a autora só estava enchendo linguiça na tentativa frustada de provocar curiosidade no leitor. Ela, de certa maneira, até conseguiu... Só que não me convenceu com aquele final repentino e nada surpreendente. Pareceu até que responsável pelo crime caiu do céu, uma vez que, em nenhuma ocasião, você é levado a acreditar que aquele era um suspeito dentre tantos.

A Garota no Trem é um livro bem escrito acompanhado de uma trama nada convincente e muito mal acabada.


"Nunca entendi como as pessoas podem negligenciar com tanta frieza os danos que causam ao seguir o que o coração manda. Quem foi que disse que fazer o que manda o coração é uma coisa boa? É puro egocentrismo, um egoísmo de querer tudo."


Classificação:

27 comentários

  1. Oi Gabrielle! Que pena que a leitura não tenha lhe agradado totalmente, você disse na resenha que o final é super sem graça. Apesar da sua visão um tanto quanto negativa à respeito da obra, eu darei uma chance ao opúsculo. Eu particularmente adoro ler thrillers, e esse me parece uma boa opção, para quem gosta é claro. Adorei sua resenha. Até mais!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabrielle. Eu vi uma resenha não tão boa do livro também então meio que desanimei para ler, mas um colega de faculdade adorou o livro e eu fico nesse limbo, entre a incerteza se leio ou passo de vez. Apesar de gostar do gênero, raramente leio thrillers psicológicos então não sei se conseguiria desenvolver a leitura.
    Abraço! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gabrielle! Como vai?
    É a primeira vez que vejo uma resenha desse livro. É lamentável que a leitura não tenha agradado você, ou como colocou, que só tenha um ponto alto, no caso, os personagens.
    De qualquer forma, não fiquei com vontade de ler o livro, mas não pela sua opinião, e sim pelo enredo que não me chama a atenção.
    Um beijo!
    Historiar

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi!!

    Eu não li o livro, mas adorei sua sinceridade! rsrrsrs Acho que vou ver só o filme então rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Ola
    O livro é muito bem escrito mesmo, e os personagens sao bem encaixados na trama. Eu adorei poder conferir suas impressões a respeito, mesmo porque me identifiquei bastante com os comentários feitos. Nao é aquela leitura que impressiona, mas vale a pena conferir..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabi!
    Gente, adorei o novo layout. Ficou fofo.
    Infelizmente, eu não tenho vontade nem de ler o livro e muito menos ver o filme. Só aquele trailer já me disse a história toda.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi. Amei sua sinceridade, acho que todos dão todas as estrelas do mundo e mais uma para esse livro e fiquei feliz em saber o outro lado. Uma escrita inacabada , porém boa. Acho que irei ver o livro primeiro e se ele me agradar quem sabe não arrisco na leitura do livro? Beijos

    ResponderExcluir
  8. Tô LOUCA pra ler esse livro e poder assistir o filme!
    Que pena que o final não te agradou tanto, espero sinceramente ter uma opinião diferente já que tô com muita expectativa pra ler!
    Mas que bom que os personagens são bem encaixados na trama.
    E como sempre: adorei a foto <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu quero muito ler este livro mas a tua resenha deixou-me a pensar acerca do assunto!! :) ahah mas não deixo de ter a curiosidade..! :)

    E uma pena que tenha sido um conjunto de tentativas de agarrar o leitor numa trama assim arrastada.. :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conoforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Eu queria muito ler esse livro mas sua resenha me desanimou um pouco. Pela sinopse parece mesmo uma história muito bem construída, que pena que a autora não soube desenvolver a trama e nem o desfecho, acho que é o ponto onde mais colocamos expectativas. Vou deixar pra próxima, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu estou muito curiosa com esse livro e depois eu quero assistir o filme também. Eu achava que a trama tinha muitos pontos altos e foi bom ler a sua opinião para saber que não é bem assim. Ainda estou bem curiosa mas acho que não vou mais ler com tantas expectativas, vou ler sabendo que não vou encontrar uma leitura fascinante mas sim uma boa história, apenas.

    ResponderExcluir
  12. Menina, sabe que não lembro de ter lido algo tão baseado no alcoolismo? Isso já seria um bom motivo para que eu leia. Outro e saber que o enredo é bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Concordo com vc!
    Também fiquei decepcionada com este livro
    O que mais me incomodou foi a tradução, como uma mulher madura fala tantas gírias sem contexto? Não aguentava mais ler "tipo assim"
    TRês estrelas estã de ótimo tamanho pro livro...
    Adorei seu post
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabrielle,

    Eu ainda não li esse livro, mas assisti ao filme. Gostei do filme e acho que não gostaria do livro, por causa da narrativa. É uma pena que seja muito mal acabado e por horas você achou que a autora estava enchendo linguiça. Talvez eu leia mais para frente.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  15. Olá Gabrielle,
    Uma pena o livro não ter sido tão satisfatório assim para você. Eu particularmente gostei muito da leitura, a personagem é realmente bem construída e o destaque eu dou para o abuso emocional que a mesma sofreu e o decorrer da leitura só nos mostra as consequências de ter sido diminuída tantas vezes. É mais uma história linear mesmo e isso me agradou.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  16. Oi Gabrielle,
    Nossa fiquei chocada com sua resenha sobre a garota do trem. Eu comprei o livro mês passado e ainda não consegui ler mas pretendo fazer isso em breve pois eu ainda tenho muita curiosidade sobre a trama. Mesmo com os pontos negativos que ressaltou do livro eu acredito que vou gostar do enredo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Todos estão falando muito bem dessa história, então fiquei surpresa com seu ponto de vista, sobre o assassino cair do céu rsrs, adorei sua sinceridade e isso me deixou mais instigada a ler o livro e comprovar suas impressões, até porque tenho que ler o livro antes de ver o filme né, senão não vale hahha! ótima resenha!

    ResponderExcluir
  18. Olá moça, como vai?

    Eu estava doida para ver o filme e nem sabia que tinha o livro!
    Confesso que sua resenha (muito bem escrita, por sinal) foi como um baque pra mim, rs.
    Gostei de saber suas considerações, ao meu ponto pnt de vista você foi muito sincera, quando eu ler, já vou estar preparada para o que vai vir...

    Dica anotada, beijos ⚛

    ResponderExcluir
  19. Oiii!!
    Gostei da sua sinceridade sobre a história. Eu tinha ouvido falar muito bem sobre esse livro, e, agora eu já não sei se quero ler mais kkkk. Não gosto de histórias que ficam em aberto e cheias de lacunas. Quem sabe eu veja o filme para ver se é bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu tenho esse livro aqui e estava curiosa porque só li bons comentários sobre ele e por isso fiquei surpresa com sua resenha, pois foi a primeira negativa que viu. É realmente uma pena ter essa coisa de encher linguiça no livro e o final não ser surpreendente. Mas apesar disso, gostei dos pontos posituvos destacados e espero ler algum dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Helloo, Gabrielle! Tudo numa nice?!
    Eu li várias resenhas desse livro logo quando foi lançado e todas que eu vi não falavam bem da obra e mostravam uma opinião igual ou parecida com a sua. Uma coisa que sei - por resenhas - é que a personagem é intragável e chata. Como a gente pode simpatizar com alguém assim se nem mesmo ela parece se dar conta de si mesma. Eu não tenho interesse algum de ler essa obra, talvez assista ao filme, dependendo muito da minha preguiça alheia. Enfim, é uma pena que a autora peidou na farofa com o final e que o livro não tenha clímax.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  22. Oi Gabrielle!
    Eu adoro livros policiais e que puxam para esse estilo de narrativa. Eu ainda não li "A Garota no Trem", mas estou bem interessada por causa do filme que já está no cinema.
    Vi várias críticas sobre ele positivas e negativas. Não sei se estou afim de ler, mas sei que quero assistir o filme.
    Mas que pena que a história não tenha clímax.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/resenha-quarenta-dias-sem-sombra.html

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Sempre ouvi várias pessoas falarem tão bem desse livro que sempre tive medo de me decepcionar, então ler a sua resenha foi ótimo para mim, porque pude ter uma ideia realmente verdadeira sobre a obra, ao você falar que não achou nada demais no livro. Gostei que a protagonista foi bem montada, acho que isso me chamaria muito a atenção também. Agora posso ler com um pouco menos de receio.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Poxa, que pena que o livro não te agradou tanto, eu considero ele até agora a minha melhor leitura do ano,amei a narração por 3 olhares diferentes,e eu acho que o fato de nunca termos suspeitados quem era o real assasino genial,não aguento esperar mais o filme

    ResponderExcluir
  25. Que pena que o livro em sua maior parte não te agradou, ao contrário de você achei a trama convincente e bem acabada. Pelo menos você gostou de como os personagens foram construídos, também gostei disso, principalmente da Rachel que achei bem real e claro que não dá mesmo pra concordar com tudo o que ela faz. Adorei as narrativas alternadas e não achei que nada foi enrolado nem arrastado, simplesmente a obra funcionou melhor pra mim, acontece.

    ResponderExcluir
  26. Oii, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas ouço muita gente falando muito bem. Eu gostei bastante da premissa dele na resenha e se eu tiver a oportunidade certamente lerei.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir