Formas de organizar a estante

Olá leitores 💕

Hoje vou compartilhar algo com vocês em primeira mão. Eu, finalmente, terei uma estante de livros em casa. Isso mesmo. Consegui, depois de muito penar adquirir uma estante.

Como moro em apartamento, chamei um marceneiro e mandei fazer uma estante com o tamanho que quero para o lugar que tenho disponível. Minha estante não será até o chão, pois, não tenho espaço e tenho cachorros 🐶🐩, que fariam um estrago nos livros debaixo. Então, a estante será suspensa, mais ou menos, no seguinte formato:

Fonte

Ela não será muito grande e terá apenas duas prateleiras, mas estou muito contente com a aquisição e já estou pensando em inúmeras formas de organizá-la e é isso que vim apresentar para vocês hoje!

a – Ordem alfabética pelo sobrenome ou nome do autor

Fonte
Acho que essa é uma das melhores formas de organização, pois você vai no autor que quer e tem tudo no mesmo espaço e é fácil de encontrar.

b – Por editoras

Fonte 
Minha organização atual é assim – nos nichos que tenho – essa organização me ajuda a ter uma ideia de quantos livros de cada editora tenho em minha estante. Ela é apenas ruim quando não é a mesma editora que lança as continuações dos livros (ex.: Trilogia da Stephanie Perkins e O Orfanato da Srta. Peregrine).

c – Por gênero

Fonte 
Essa organização é a que menos me atrai, apesar de ser bem útil. Tenho certa dificuldade em separar os livros por gênero e acho que uma organização nesse estilo ficaria uma bagunça só.

d – Por cores

Fonte 
Essa é a organização mais linda que já vi, a estante fica encantadora com essa organização e é a que estou mais tentada a fazer. O único problema é que os livros de uma série podem ficar separados e isso me dá toc.

e – Lidos e não-lidos

Fonte 
Essa organização é bem prática, você consegue visualizar bem o que já leu e o que não leu e isso me agrada, pois eu tenho dificuldade em saber o que tenho para ler em casa.

Bem, como vocês puderam ver, todas as formas de organização têm seu ponto positivo, acredito que organizarei por lidos e não-lidos e os lidos organizarei por ordem alfabética.

Me contem se vocês possuem estantes e qual sua forma de organização. Assim que a minha chegar e eu arrumá-la, vou trazer uma postagem mostrando como decidi fazer, no final rs.


Beijos 😘

31 comentários

  1. Olá.
    Adorei o post. Eu sempre penso em mudar a forma da minha estante, mas acaba sempre do mesmo jeito haha. Falando nisso, gostei do formato que sua estante ficará. Eu queria mudar a minha também, mas isso são planos futuros rs. Bom, eu organizo meus livros por tamanho/escritor/trilogia rs.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna. Que post interessante! Gostei, rs, eu costumo organizar meus livros por ordem alfabética. Eu particularmente, acho mais prático. Os livros que eu li, e os que ainda irei ler, todos eles, eu os organizo por ordem alfabética. Inclusive ficam todos misturados por gênero literário, desde horror à científicos por exemplo. Enfim, é isso, espero ter ajudado de alguma forma. Abraços!

    Marcas literárias
    leootaciano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii, gostei muito do seu post ,antes eu organizava a minha por cor,atualmente tento por gênero,mas sempre bagunço tudo haha,gostei muita de ideia de ordem alfabética !

    beijinhos

    www.brilhou.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa noite! Gostei muito do modelo da sua estante, para mim seria viável assim também, já que tenho crianças em casa rs Atualmente organizo dos lidos e não lidos, mas não tenho estante então os lidos guardo no roupeiro e os não lidos na cômoda. Interessante as várias formas de organizar, muito bom post, bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Oi querida,
    Gosto de ver posts ensinando como organizar a estante e ainda por cima dando dicas de qual ordem colocar os livros.

    Se os seus cachorros pegam os livros, tenta também colocar prateleira. No meu caso funcionou.

    P.S Gosto de colocar os meus livros ordenado por cor.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, bem pertinente o post. Embora ache linda a organização por cores, não ia funcionar para mim. Na minha estante funciona a arrumação por autor e por gênero. Me localizo melhor
    Amei o post.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruna,
    Atualmente tenho 620 livros distribuídos em 04 estantes de aço.. fiz a organização por ordem alfabética do autor (primeiro nome), pois acho que é a melhor forma de localizar os livros.
    Muito legal seu post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu uso duas formas das citadas.
    Organizo primeiro em lidos e não lidos e dentro dessa categoria, por ordem alfabética do primeiro nome dos autores. Acho prático, dá para visualizar os que ainda precisam ser lidos e não deixa os volumes das séries separados.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sempre é bom ver formas de organizar estante afinal são tantos livros que nem sabemos onde colocar direito. Ja tentei organizar por gênero, por tamanho, mas uma forma que tem me deixado bastante feliz é por séries e livros únicos. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas.
    Acho super interessante a organização da estante.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna,

    Parabéns pela aquisição achei o modelo lindo. Eu quer fazer uma já na parede como a sua, mas fico na dúvida se um dia vou enjoar e querer mudar de lugar. Hoje também estou esperando ver se vou me mudar para um apt ou se meus pais vão fazer um quarto maior na área que estamos reformando.
    Eu organizo minha estante por ordem alfabética de sobrenome do autor ou tento já que a minha estante está pequena rsrsrsrs. Já tentei por nome, por editora, mas sempre volto para o sobrenome, acho mais pratico e evito separa quando tem livro de uma mesmo autor lançados por editoras diferentes.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu post, super válidas suas diquinhas♥
    Bjão♥
    Blog Rafaelle Venttura♥

    ResponderExcluir
  13. Eu organizo por tamanho mesmo. Os que são series eu deixo junto, e deixo separado também os que não li dos lidos.
    Eu acho lindo o que é divido por cores ♥
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adorei o post!
    No meu caso eu organizo por sobrenome de autor e por lidos e não lidos, deixo eles separados para não se misturarem e eu não esquecer a existência de alguns hahaha
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Bru,

    Eu adorei as dicas. Eu já tentei organizar por autor, por editora, por cor, mas não rolou, porque toda vez que eu comprava ou ganhava livro eu tinha que realocar tuuuuuuuuuuuuuuudo! Era exaustivo. Ai eu simplesmente parei e vou guardando conforme vão chegando. Haha. Mas suas dicas são ótimas se o pessoal tiver paciência, coisa que eu não tive.


    beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Oii Bruna, tudo bem? Ansiosa para ver como vai ficar sua estante :D Eu adorei o post! Não tenho uma estante, e sim prateleiras... e minha organização não é lá muito pratica, devo confessar hahahha. Mas no fim acabo me achando. Já organizei por cores e fica muito bonito, mas deixar as series e autores separados me dá agonia :(
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu estou precisando fazer/comprar prateleiras também, porque a estante já não tem mais lugar kkkkk Bom, eu confesso que gosto de organizar por editora, mas tambem organizo por cor e tamanho kkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Voce conseguiu o sonho de consumo de todo viciado em livros! haha
    Quando a estante fiar pronta, compartilha a foto de como ficou.
    Minha meta pra vida tambem é ter uma estante de livros (fica na tentação da organização por cores) porém ela teria que ter portas pois tenho renite! D:
    Adorei as ideias, beijos ⚓

    ResponderExcluir
  19. Oi Bruna!

    Assim como você não tenho estante, meus livros são guardados no guarda-roupa e nas estantes. Pretendia fazer isso, mas infelizmente terei que adiar o sonho. :( Em se tratando do estilo de organização, sempre prefiro os em ordem alfabética por autor, é mais fácil de encontrar e mais dedutível. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Bruna!
    Parabéns pela estante. É o meu sonho ter uma. No momento, só tenho três prateleiras, pois não tenho mais parede no quarto, rsrs.
    Eu acho a organização mais bonita a por cores, porém não tenho coragem por ter coleções que iriam ficar separadas, que nem você... Eu tenho uma separação só minha, mas que é em principio por gênero e estilos parecidos. Tenho a parte de fantasia, distopia, aventura. Outra para romances e dramas mais puxados para esse lado. E por fim, os policiais, suspenses, terror, não ficção e dramas mais psicológicos.
    Adorei o post! Quem sabe não faço um desse estilo, mostrando as minhas prateleiras e organizações.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/09/a-lista-resenhadesafio.html

    ResponderExcluir
  21. Oi Bruna,
    Essa dúvida sempre me cerca também, mas adquiri o hábito de separa meus livros por duas maneiras que você mencionou, entre livros lidos e não lidos e cada um por ordem alfabética pelo nome do autor. Assim, tenho um parâmetro melhor dos livros que ainda tenho que ler e não me perco na hora de procurar uma obra em participar. Por cores eu acho lindo, mas esbarra na possibilidade de uma série ou trilogia ficar separada e isso também me daria toc, hahaha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  22. Adorei, vou reorganizar a minha rs
    Não tenho uma estante de fato, eu uso um armário multi-uso que é bem útil porque evita que acumule muita poeira nos livros.
    Costumo organizar também pelo tamanho dos livros para melhor visualização. :)

    http://abstratoenotavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Bruna!

    Amei essa matéria alternativa. Assim como você, também não tenho espaço em casa para estantes qje vão até o chão, isso me dá uma certa mágoa, pois meu sonho é ter uma estante gigante mesmo.
    No momento as minhas prateleiras estão organizadas por editoras, mas virou um caos depois que eu voltei da Bienal com mais um monte de livros. Espero ter coragem para organizar tudo de novo.
    Adorei todas as formas que você trouxe.
    Boa sorte, querida..

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  24. Oi
    Não vejo a hora de organizar minha estante! Assim que meu quarto ficar pronto, terei esse prazer.
    As dicas foram muito úteis, mas confesso que não sei qual forma escolher. Acho que por editora e depois por autor. Tipo uma subcategoria.
    Amei o post.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  25. Oie!!!!
    Parabéns!!! Arrumar uma estante é muito importante!
    Amei a forma de organização por cores de lombadas! Nossa na foto a estante é uma obra de arte!
    Aqui eu organizo por gênero e dentro do gênero por autor e se der por série do autor.
    Espero ver o post em que você terá sua obra prima organizada pra sabemos como você escolheu organizar a sua!
    Bjinhos;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oieee, tudo bem???? Menina eu PRECISO de uma estante. Tenho um móvel com os livros que de tanto pesou acabou cedendo e mesmo assim, com muito pouco espaço pra pensar em organização. Das formas que tu apresentou aí, as que mais gostei foi a dos livros por editoras e por ordem alfabética. Jamais que eu conseguiria fazer pela cor, também ia ter TOC huahauhauhaua Bjos e valeu pelas dicas.

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oiee Bruna ^^
    Menina, eu inventei de organizar meus livros por ordem alfabética (de acordo com os nomes dos autores), e nunca desanimei tanto kkkk' não estava nem na metade e já queria desistir, colocar tudo de qualquer jeito e me jogar na cama para assistir. Por editoras foi mais fácil, mas tentei por gênero também, mas alguns livros insistiam em ser romance E drama, ou qualquer outro tipo, e não deu muito certo *-* Tentei por cor também, mas aí baguncei as séries *-* Hoje eles não estão organizados de nenhuma forma kkkk'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi! Como está?
    Primeiramente, sou pobre embora isso não seja razão para vergonha, mas admito que não poder mandar fazer uma prateleira no meu quarto é uma coisinha bem chata. Ainda mais porque o segundo item...
    Segundo: já guardei meus livros em caixa de sapato e até mesmo apoiado em saco de lixo tapando a pedra do canto do meu quarto, que eu já usei sem proteção, o que me custou uma puta umidade estragando consideravelmente alguns exemplares meus. Sim, já fui muito descuidada e me arrependo loucamente disso.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Olá, acabei de me mudar e não segui muito critério para organizar os livros, só deixei os mesmos autores juntos e os livros dos mesmos tamanhos agrupados. Acho lindo quando eles estão organizados por cores, mas me dá um toc tremendo ver os volumes das séries separados hahaha mostra pra gente como ficou depois, beijos

    Luana

    ResponderExcluir
  30. Menina, queria eu saber organizar direito minha estante, vejo essas na ordem de cores e fico encantada, mas tenho um TOC terrível por separar séries e coleções, tu olhando pra minha estante vai ver uma coluna de um autor, outra de editora, o resto por tamanho, sempre os livros maiores que ficam nela, ai depois tudo mistura, não tem padrão certo, vou ter que deixar em cores mesmo que ficaria lindo.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  31. Oi Bruna o/

    Achei bastante legal o post!

    Meus livros são organizados por ordem de tamanho. Tenho uma agonia tremenda de ver livros pequenos no meio de livros grandes e não consigo passar pela minha estante e não deixar tudo organizado gradativamente kkk

    Queria muito organizar por editora, mas farei isto quando minha estante for de nincho, o que resolvera meu problema por tamanhos :D

    ResponderExcluir