[Resenha] Simon vs. a agenda Homo Sapiens, Becky Albertalli

Título: Simon vs. a agenda Homo Sapiens
Autora: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Onde Comprar: Saraiva

Simon vs. a agenda Homo Sapiens é um livro que pode ser definido como marcante e bonito, dentro da ficção, pois na realidade, estamos longe de o ser.

Simon é gay, ele sabe disso e não quer esconder ou não sair do armário, mas ele tem receio da reação de sua família, pois são todos extremamente exagerados e fazem de uma situação o acontecimento do ano. Entretanto, ele não precisa se esconder, quer dizer, em partes. Ele conversa com um garoto de sua escola, Blue, que também é gay por e-mail. Como se conheceram? Através do Tumblr. A amizade deles? Forte o suficiente para se falarem todos os dias e crescendo o bastante para tornar-se algo a mais. 
“E não estou com o menor saco de aguentar minha família hoje. Falta uma hora para o jantar, ou seja, uma hora tentando fazer meu dia na escola virar uma série de historinhas engraçadas. Sério. Não posso chegar e falar do cuecão que deram no professor de francês, ou que Garrett deixou a bandeja cair no refeitório. É preciso toda uma performance. Conversar com meus pais é mais cansativo do que ter um blog.”

Tudo ia bem até Simon esquecer de fechar o e-mail na escola e seu colega, Martin, ver os e-mails. Obviamente, ele associou ao Simon, pois era ele quem estava na frente do computador. Quando está com os e-mails, Martin decide que pedirá algo em troca para não revelar o segredo de Simon e é, por conta disso, que Simon se vê em uma chantagem onde precisa fazer sua amiga, Abby, sair com Martin e, quem sabe, apaixonar-se. Claro que tudo isso precisa ser mantido em segredo, pois Blue é mais do que reservado e morreria se descobrisse.
“É uma conversa estranha e sutil. Quase não percebo que estou sendo chantageado.”

A ideia de a autora para escrever esse livro foi incrível. Ela abordou com naturalidade e bastante bom humor um tema complexo. Entretanto, algo que preciso frisar é que nunca vi algo assim acontecer na realidade. A aceitação do homossexualismo está longe de ser normal para a sociedade.

Voltando ao livro, outro ponto forte da história é a inteligência dos personagens, eles são perspicazes, mas erram – e muito. Em diversos momentos, quis entrar no livro e dar um chacoalhão do Simon para ele analisar melhor a situação em que se encontrava. Mas esse fato está longe de ser um ponto negativo, pois tornou os personagens mais humanos.

Devo ressaltar, também, que a chantagem feita por Martin não é porque ele é homofóbico, longe disso, ele é apenas um garoto isolado no colégio que quer ser reconhecido, que tem uma paixão platônica por alguém e que acha que esse alguém pode se apaixonar por ele.

Conforme fui devorando esse livro, sim, devorando, pois foi impossível parar, ficava intrigada para descobrir quem era o Blue e torcia por inúmeras pessoas. Em alguns momentos, suspeitei até dos amigos dele, que sabiam de sua condição, e faziam isso para que ele se sentisse livre. Mas, minhas dúvidas não chegaram nem perto de ser a pessoa que foi e isso foi muito legal, pois eles conseguiram, de uma forma que não imaginava, fazer a situação toda dar certo e mostraram-se felizes com suas escolhas.
“Ele falou sobre o oceano entre as pessoas. E que o objetivo de tudo é encontrar uma margem até a qual valha a pena nadar.”

Enfim, só tenho elogios para esse livro, ele foi muito bem escrito, a forma como a autora abordou tudo foi bem natural, mas, infelizmente, ele foge um pouco da realidade, justamente pela sociedade em que vivemos, o que é triste demais. Por favor, leiam, leiam, leiam, esse livro merece.

Classificação:

25 comentários

  1. Oi tudo bem?
    esses das eu estava vendo os snaps da editora e vi que eles falavam desse livro. Ainda não li.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oiii

    Tenho muita vontade de ler esse livro desde a Turnê da Intrínseca, quando o vi pela primeira vez.
    Mas vai ficar pra um outro momento já que tenho tantos outros na frente...

    Beijos!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, já li vários comentários positivos sobre essa obra, e claro que já está na minha lista de desejados desde o primeiro momento em que li a sinopse. Sua resenha está ótima e conseguiu me motivar ainda mais a querer fazer essa leitura, ainda mais diante de tantos elogios. O tema pode ser complexo, mas que bom que a autora conseguiu desenvolver um texto com leveza. E fiquei bem curiosa sobre o Blue. Uma pena não estar de acordo com nossa realidade :(
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Bruna, tenho muita curiosidade para ler o livro pela questão de como o garoto lidará com a questão da chantagem. Acredito muito que chegará o dia em que a HOMOSSEXUALIDADE será encarada como algo totalmente normal e natural, porque não entendo como o amor dos outros pode ainda incomodar tanta gente.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ola Bruna lindona estou doida para ler esse livro, o fato dos personagens cometer muitos erros os trazem mais perto da realidade como como todos nós erramos, o enredo é bem interessante e coloca a tona o preconceito que faz que muitos não deixem suas opções sexuais as claras. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Nao conhecia mas ainda bem que gostaste!! :) Bem, parece-me que esse livro mexe muito com emoçoes... ahah

    A verdade e que fiquei curioso com o tema, e mesmo a escrita e a forma como a autora foi abordando tudo, que referiste! :) Espero ler, sim!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Ola, tudo bem?
    Bem interessante a premissa deste livro.
    Surpreende-me ser uma leitura leve com um tema tão complexo. Este livro está na minha lista já tem um tempinho. Espero ler logo.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu vi por aí alguns comentários sobre esse livro mas nem fazia idéia sobre o que era. Achei muito interessante, essa temática deveria ser muito mais abordada nos livros hoje em dia. E autores que conseguem fazer isso de forma leve e descontraída merecem meu respeito.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  9. OI Bruna!

    Que legal um livro com um tema polêmico e atual. É verdade que a sociedade está longe de mostrar-se compassível e tolerante, entretanto creio que a autora quis retratar toda a estória de forma meiga para conscientizar e levar a reflexão cidadãos. Não sei iria ler no momento, mas toda a sua empolgação é bem contagiante. beijos!

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente nada que seja diferente é muito bem aceito pela sociedade, Me parece realmente um livro incrível, e a parte de ele ser chantageado é muta maldade rsrsr.

    ResponderExcluir
  11. Oii Bruna, tudo bom? Que resenha maravilhosa! Desde o lançamento venho paquerando esse livro, porém fui perdendo a curiosidade, mas recentemente minha irmã leu e, como você, amou a leitura. Não tem como resistir! Vou colocar na listinha <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bruna! Só com a sua resenha já fiquei com vontade de ler essa, que deve ser, uma maravilha de livro. Obrigada pela dica.
    Beijos,
    dontmesswithmycoffeeblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Só vejo comentários positivos sobre esse livro e minha curiosidade para ler aumenta cada dia mais. De fato não gostei muito dessa chantagem que o coitado recebeu, independente dos motivos do outro. Se você só consegue alguma coisa assim, é sinal que não era nem para você ter. Enfim, já está na minha lista para ler, obrigada pela dica.
    Beijo.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Oie bruna, estou muito curiosa para fazer a leitura desse livro e só não fiz ainda por que não tive tempo. Fiquei curiosa em relação a porque você acha que ele foge um pouco da realidade, mas acho que vou gostar muito por ser um enredo de descobertas para os adolescentes. Adorei saber que você teve essa vontade de falar com os personagens e etc, isso significa que o livro está nos causando várias emoções e que estamos conectados com a história, o que é ótimo. Em fim, espero ter a oportunidade de ler logo.

    ResponderExcluir
  15. Já tinha ouvido falar no livro, mas não sabia do que se tratava a trama.
    Fiquei bastante interessada, pois a trama retrata algo "polêmico" e, pelo que você disse, com maestria.
    Mas gostei de saber que o Martin não chantageou por ser homofóbico, isso teria me deixado com muita raiva.
    Nossa, bem triste saber que apesar de você ter gostado, fugiu da realidade por causa da nossa sociedade preconceituosa. :/

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  16. Eu acho muito importante esse tema ser abordado, mostrando que os homossexuais sofrem muito preconceito e vergonha por sua própria escolha, e é essencial que isso tenha sido mostrado com sutileza e humor, fazendo com que nos conscientizamos que é algo normal na vida de uma pessoa, fiquei com uma imensa vontade de ler o livro

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Achei a temática desse livro muito bacana, principalmente pelo fato de que o menino que faz ameaças a ele não ser homofóbico, e sim alguém triste e isolado.
    Mesmo com o final não realista q vc citou, deve ser algo incrível de ler, principalmente pela personalidade real dos personagens, que cometem erros e tals.
    Espero que um dia os finais felizes dos livros aconteçam, e enquanto isso que estes sirvam de esperança para os gays.

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem? Então, só leio elogio para esse livro. O enredo parece realmente promissor, mas não me atraiu. Ainda não despertou meu interesse. Amei suaa resenha, bem construída e escrita. Obrigada pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu tenho uma imensa curiosidade por esse livro! A enredo é diferente do que eu costumo ler, e me chama muito a atenção. Eu entendi em relação a "ambientação", ficou muito romantizada né? Como se o mundo aceitasse tão bem a homossexualidade...

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas não é primeiro comentário positivo que leio sobre a trama. MEsmo que ainda fuja da realidade, quem sabe um dia a sociedade ainda os aceite como pessoas iguais a nós, sem nenhuma distinção. Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  21. Oie, linda
    Já li maravilhas sobre esse livro e sua resenha é mais uma muito positiva.
    Infelizmente, não curto livro do gênero, mas pra quem gosta esse parece ser uma boa pedida...

    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Tenho lido coisas muito boas a respeito deste livro, o que me deixa cada vez mais com vontade de realizar a leitura dele. O que gostei muito da sua resenha é que você trouxe um aspecto diferente do livro... pois nas outras resenhas que eu li nunca falaram que quem chantageava Simon era seu amigo e nem que ele fazia isso por causa da garota que queria conquistar e não por ser homofóbico. Gostei muito e ver a sua visão sobre tudo. Achei sua resenha Ben detalhada e analisou bem todas qualidades que deveriam ser analisadas em um livro. Gostei bastante.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu não tinha dado muita atenção para esse livro quando o vi pela primeira vez, mas venho lendo resenhas sobre e ficado bem curiosa, porque a premissa é bem bacana, mas realmente a aceitação do homossexualismo não é normal para a sociedade, é uma pena a autora ter escrito como se fosse fácil :/ Enfim, é um livro que tem uma ideia bem bacana e os personagens parecem ser ótimo, então marquei a dica o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Oi *--*

    Esse livro me chamou atenção desde o lançamento. Sério a premissa dele é bem diferente e trás um assunto bem sério. Lendo sua resenha percebi que ele é melhor do que eu imaginava e fiquei ainda com mais vontade de ler, espero poder em breve.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Bruna, tudo bem?
    Eu morro de vontade de ler esse livro, ainda mais que ele trata de assuntos sérios, e sinto que nessa obra é muito reflexiva. Gostei muito da sua resenha e de saber que você curtiu o livro e recomenda, vou tentar ler esse ano ainda!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir