[Resenha] O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, Ransom Riggs - Srta. Peregrine #1

Título: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Série: Srta. Peregrine #1
Autor: Ransom Riggs
Editora: LeYa
Páginas: 336
Onde Comprar: Submarino | Americanas

Aventura, mistério e uma pitada de terror. Esses são os três ingredientes básicos que, apesar de comuns, deram origem a um livro bem - digamos peculiar - diferente de tudo que alguém já leu. Confesso que eu não esperava tanto de Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares. Estava imaginando uma fantasia infanto-juvenil dentro dos padrões e não esperava encontrar tanta criatividade e estrutura num livro só. A leitura por si só é leve, perfeitamente arquitetada e surpreendente.

Se um jovem garoto judio, sobrevivente aos horrores do nazismo, contasse a você histórias sobre um orfanato repleto de crianças fantásticas e monstros as perseguem, você acreditaria? Se esse mesmo garoto, anos mais tarde, te mostrasse fotos surreais de crianças que parecem ter super poderes, vocês as julgariam verídicas? É mais ou menos isso que acontece a Jacob. Ainda quando pequeno costumava se maravilhar com as histórias do avô Abe, mas a medida que foi crescendo, passou a ver a realidade com outros olhos. As crianças não eram mais peculiares, e sim judias como ele, com grande necessidade de se enxergarem valorizadas perante um cenário de genocídio. Os monstros, apenas nazistas carregados de ódio e sedentos por sangue. No entanto, a misteriosa morte do querido avô trouxe à tona todas aquelas fábulas, e Jacob se viu tendo pesadelos com dentes e garras afiadas.

"Tudo por causa de uma ferida de 70 anos que, de alguma forma, tinha sido transmitida para mim como uma herança venenosa, e de monstros que eu não podia enfrentar porque já estavam todos mortos, impossíveis de matar ou castigar - estavam além de qualquer tipo de ajustes de conta."

Contrariando a família inteira e o psiquiatra, o jovem Jake decide desenterrar o passado para provar a si próprio que não estava louco. Nesta jornada completamente peculiar, ele vai descobrir lugares e tempos peculiares, pessoas peculiares e mistérios arrebatadores.

“(...) aquele lugar não era apenas um paraíso, e sim uma espécie de prisão. Era tão agradavelmente hipnotizante que podia levar anos para uma pessoa perceber, e então seria tarde demais: sair dali seria muito perigoso."

Como sempre, eu adoraria dar com a língua nos dentes, mas temo pelos que ainda pretendem ler. Ainda, no caso deste livro quanto mais eu omitir, mais surpresos ficam os leitores. Sim, o suspense te corrói e você devora dezenas de páginas querendo saber onde aquilo tudo vai terminar... E já aviso aos navegantes: não tentem deduzir! Vão todos quebrar a cara.

Quanto aos personagens todos são incríveis. E o cenário... O que dizer do cenário? Literalmente ao estilo Tim Burton. E as fotos? Aquelas fotos no meio do livro, todas reais, todas ilustrando tão bem o enredo? Sem palavras.

Sem palavras para a edição, sem palavras para o livro, sem palavras para Ransom Riggs. Espero ansiosamente poder ler os próximos volumes da série e também já estou roendo as unhas para a adaptação cinematográfica. Impossível não amar Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares.

 Classificação:


25 comentários

  1. Esse livro sempre entrou para a minha lista de quero ler e até hoje não li UAIHOUAHUi faz uns 2 anos já que só enrolo para compra-lo. :'(
    Amo as fotos antigas que tem na obra e ainda mais a historia delas com o autor, é algo que me encanta muito mais do que a historia em si.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Fiquei interessada no livro, mas tenho tanta coisa para ler que acho que vou ver o filme primeiro. Depois passo para a leitura :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - MEGA SORTEIO DE ANIVERSÁRIO! LANÇAMENTO STEPHEN KING + TIMOTHY ZAHN E RENATA VENTURA AUTOGRAFADOS!

    ResponderExcluir
  3. No meu caso, foi o contrário. Tava com as expectativas lá no alto e me decepcionei bastante. Esperava uma história de botar medo, ainda mais pelas imagens, mas me deparei com amizade e alguns mistérios. Continua sendo uma boa obra, mas infelizmente pra mim não funcionou :( ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Os Humanos", vem conferir!

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, especialmente por causa do filme e isso quer dizer que preciso ler o quanto antes possível. Já tinha muita vontade de ter esse título em mãos, desde que o vi pela primeira vez, e agora mesmo virou prioridade na minha lista de desejados. Tenho tantas expectativas que estou até com medo de me decepcionar, mas mesmo assim...
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabrielle, tudo bem?
    Adorei a resenha e fiquei muito curiosa com o final. Adoro quando os desfechos me surpreendem! Provavelmente vou conferir o filme no cinema.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oie Gabi, tudo bem?

    Sem dúvida esse livro está na minha lista de desejados, fique super curiosa em saber mais um pouco do Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, porque só vejo elogios dele, e quero comprovar por mim mesmo se ele é bom. As minhas de gêneros, acredito que o faz tão especial assim. Espero não me decepcionar quando ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Menina, assim que vi esse livro eu corri dele e não queria ler por nada. Mas aí eu vi o trailer do filme e fiquei maravilhada e percebi que o livro não é tão terror assim, é mais fantasia mesmo e mudei de ideia. Agora eu quero muito ler e ver a sua resenha me deixou ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    todo mundo fala bem desse livro, quero muito ler a história parece ser envolvente e diferente, a sua foi mais uma resenha empolgada que li do livro, depois que eu vi o trailer do filme fiquei mais curiosa ainda para ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tenho est elivro na estante desde 2013 e nunca me interessei profundamente por ele, até começarem as divulgações da adaptação do cinema. Lendo a sua resenha, sinto que perdi tempo em não ter lido antes e já o inclui na lista de próximas leituras. E quando a gente já acha que viu tudo sobre o nazismo, vem um livro como esse e nos dá um tapa na cara. Enfim, adorei sua opinião e vou ler muito em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi!
    Também adorei esse livro! As personagens e o cenário são incríveis e muitas vezes me perguntei se aquilo era real. Sem falar das fotografias.
    Recentemente li Cidade dos Etéreos, a continuação desse livro e amei <3
    Adorei suas impressões.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. O que chamou minha atenção para esse livro foi o trailer do filme. Sempre achei a proposta dele meio tosca, mas vou dar uma chance. Não agora. Pelo que seu a Intrínseca vai lançar essa edição em capa dura, como fizeram com Cidade dos Etéreos, então vou esperar para ficar todo bonitinho na estante.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  12. Oie, há tempos eu desejo ler esse livro e quanto mais vejo resenhas mais me empolgo. Parece uma ótima história ainda mais quando você fala que o suspense empolga muito e que nada do que imaginarmos vai corresponder a realidade. Espero poder conhecer em breve a história de Jack e o orfanato para as crianças peculiares. Ótima resenha, despertou curiosidade na medida certa sem entregar as coisas.

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Há tempos que vejo esse livro e acompanho alguns comentários, mas nunca me interessei em procurar saber mais ou até mesmo ler. Só que o trailer do filme foi lançado e puxa! que trailer incrível, e por isso fiquei curiosa para ler o livro, e também porque não quero pegar spoilers ;)

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiee Gabi ^^
    Como eu não sou fã de mistério e terror, nunca tive vontade de ler esse livro, pois ele sempre me pareceu um pouco macabro *-* mas saber que vem uma adaptação aí me animou...hehe' e também me animou o fato de que só tenho visto resenhas positivas a respeito do livro, então estou com coragem de arriscar a leitura. Fico feliz que você tenha gostado tanto da história e dos personagens ♥ prometo que, quando ler o livro, não vou tentar deduzir nada *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Gabrielle, sabe que eu sempre ouço falarem muito bem desse livro e isso me anima muito a ir atrás dele o quanto antes. Parece sim uma leitura ótima e isso me atrai, sem contar que a trama é muito boa e cativante. Não vejo a hora de ver o filme também!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/luz-camera-e-acao-17.html

    ResponderExcluir
  16. Oi, Gabrielle
    Eu nunca tive muita vontade de ler esse livro, mas ver você falando assim tão bem e das tantas surpresas que o leitor terá, eu estou até ficando curiosa. Adoro livros assim. Quem sabe eu leia ainda esse ano. Adorei a dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem?

    Eu achava que esse livro era mais de suspense até porque a capa trás essa atmosfera toda sombria mas vi algumas resenhas que falam que não nada disso. Ai quando saiu o trailer do filme fiquei empolgada pois parece ser bem legal e diferente. Quero ler antes de assistir pois já se tornou habito fica criticando as adaptações ahhahah

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    A muito tempo quero ler esse livro, pena que já é tarde demais, pois será adaptado para as telonas, ótima resenha!

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Esse livro me despertou o interesse depois que vi o trailer do filme. Aí corri pra comprar e recebi essa semana, os 2. Devo iniciar a leitura nos próximos dias, e estou mega ansiosa pra saber o que vou encontrar nele. Adoro histórias desse gênero, e sua opinião só reforçou meu desejo em ler logo.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  20. Só ouvi coisas boas em relação ao livro. Já está na minha listinha e pretendo ter a oportunidade de lê-lo logo. Sua resenha está ótima, parabéns!
    Beijos, Valen do Anne & Cia

    ResponderExcluir
  21. Olá Gabrielle,

    O livro parece muito bom, essa é a primeira resenha que leio dele, mas confesso que não gosto da capa...kkkkkk..bjs.

    http://www.devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa eu estou no aguardo do filme agora e espero muito que faça juz ao livro,pq eu amei esse livro e agora preciso do dois então que o filme não me desaponte,ele é um livro que é totalmente mel vc gruda nele eu amei,vlw ler sua resenha ficou ótima.

    bjo bjo
    http://rillismo.blogspot.com.br/p/resenhas.html

    ResponderExcluir
  23. Eu tinha muito receio de ler esse livro por achar que era de terror, mas é uma fantasia muito boa! Quando li, adorei. Realmente, os personagens são inesquecíveis. Estou ansiosa para ler a continuação e também para assistir ao filme, que só poderia ser do Tim Burton. Acho que será incrível. Beijos!!

    ResponderExcluir
  24. Comprei este livro na sexta-feira, e comprei também Cidade dos etéreos, a continuação publicada pela Intrínseca. Estou doida para ler estes livros. Fico extremamente feliz e grata por você não ter dado com a língua nos dentes. hahaha A vontade ler esta obra já era grande, sua resenha aumentou imensamente.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  25. Eu curti esse livro, embora não tenha sido nada grandioso. Os personagens são encantadores, mas pouco desenvolvidos. E tudo parece acontecer rápido demais.
    Quanto ser um cenário típico do Burton, achei a mesma coisa, mas não do Burton atual... e já vi que vou me decepcionar com a adaptação, só no trailer e poster pude ver aquele excesso de cores que não sei da onde foram tiradas, já que o livro tem essa pegada mais sombria e cinzenta. Bom, vamos ver né...

    ResponderExcluir