Resultado - Maratona Literária de Carnaval 2016

Olá leitores!

Hoje nós vamos conversar sobre a Maratona de Carnaval 2016. Caso vocês não se lembram, nossa TBR foram os seguintes livros:

TBR da Bru:


 - Orgulho e Preconceito, Jane Austen para os Desafios: Um Clássico do gênero que você desejar e Um livro que todo mundo leu menos você;
- Ligeiramente Casados, Mary Balogh para os Desafios: Comece ou termine uma série e Um livro que você tem há mais de 1 ano na estante; e
- De Coração para Coração, Lurlene McDaniel para o Desafio: Um livro de uma autora que você nunca leu.

TBR da Gabbe:


- Madame Bovary, Gustave Flaubert para os Desafios: Um Clássico do gênero que você desejar e Um livro de um autor que você nunca leu;
- Um Amor para Recordar, Nicholas Sparks para o Desafio: Um livro que todo mundo leu menos você; e
- Wake (Despertar), Lisa McMann para o Desafio: Comece ou termine uma série e Um livro que você tem há mais de 1 ano na estante.

Resultado para a Bru:

Estava muito animada com a maratona e desejando ler todos os livros da TBR. Logo no primeiro dia, eu consegui concluir um livro: De Coração para Coração e foi uma leitura agradabilíssima, fiquei muito feliz de ter sido a primeira leitura da Maratona.

Após a conclusão do primeiro livro – em pouco tempo, confesso – me animei demais e peguei o livro Ligeiramente Casados para ler e Orgulho e Preconceito. A minha ideia inicial, era intercalar as duas leituras, pois a leitura de um clássico é bastante complicada, mas estava bem animada. Apesar de ter utilizado todos os meus esforços, no último dia da Maratona ainda não havia terminado a leitura de Orgulho e Preconceito e estava me sentindo extremamente chateada. Mas, para minha alegria, foi aberta uma votação para estender a maratona e nós conseguimos estendê-la (UHUUL).

Quando isso aconteceu, fiquei muito feliz, pois sabia que conseguiria concluir a leitura do clássico, último livro da TBR que faltava. E, como era de esperar, eu consegui concluir a leitura de todos os livros!

No geral, gostei muito de ter participado da maratona, mas acho que as organizadoras não deveriam ter colocado como desafio um clássico, pois é muito difícil fazer a leitura de um livro desses em uma maratona – mesmo que façamos de tudo. Participarei de futuras maratonas, pois gosto muito de me desafiar, como vocês sabem.

Resultado para a Gabbe:

Confesso que quando a Bruna me avisou que teria uma maratona de carnaval eu não me animei muito. Meus motivos principais foram três: a maratona em si, o tempo, e os tipos de livros que deveriam ser escolhidos.

Bom, nunca fui muito fã de maratonas ou metas mensais e anuais. Na minha cabeça, quando estabeleço uma meta isso vira uma obrigação e se as coisas começam a dar errado eu enlouqueço. Sou extremamente perfeccionista e não admito errar... Já viram onde isso termina, né? Minha ansiedade vai a mil e começo a me sentir bem mal mesmo caso não consiga cumprir o tal objetivo. Gosto de ler quando estou com vontade e sem pressão; todos nós temos aquele dia em não estamos bem para fazer algo e com as leituras não poderia ser diferente. Não sou uma máquina, gente!

Sobre o tempo: eram 5 dias de carnaval sendo que automaticamente eu perderia 2 viajando. Desanimei mais ainda e mesmo a maratona sendo estendida por mais alguns dias eu já havia me rendido. Tive dedo podre para escolher os livros que leria, além de tudo. Não gostei de nada em Wake; Um Amor para Recordar embora seja um livro lindo não é o melhor de Nicholas Sparks.

Por fim, Madame Bovary: tem uma narrativa encantadora porém cansativa... Talvez seja apenas eu que esteja desacostumada, não sei. Na verdade, clássicos não deveriam ter a leitura atropelada - limitada para ler dentro um prazo. Precisam ser lidos com mais atenção e dedicação.

Só sei que comecei já desanimada e terminei pior ainda. Me senti mal por ter abandonado a maratona, mas não me faria bem engolir os livros sem sentir o gosto deles!

Esse foi nosso resultado, esperamos que tenham gostado. Não deixem de nos contar como foi para vocês, se vocês participaram ou participariam, etc.


Beijos,


25 comentários

  1. Ai eu tentei ler Orgulho e Preconceito, mas ainda não consegui finalizar. Mas ainda quero terminar essa leitura esse ano.
    Acho que isso aconteceu por ser um livro diferente do que estou acostumada. Mas sei que é uma leitura importante!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Bru e Gabbe,

    Parabéns pelo seu desempenho, Bru. Fiquei muito feliz por você ter concluído Orgulho e Preconceito, muito mesmo!
    Eu concordo com o que a Gabbe disse sobre ler clássicos. É preciso lê-los com dedicação e com um tempo agradável.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  3. Desses o único que já tentei ler foi Orgulho e Preconceito mas, se não me engano, eu tinha 15 anos e nenhuma maturidade literária ainda, então acabei não vendo graça nenhuma e desisti, mas pretendo tentar lê-lo novamente um dia, não queri desistir fácil assim da Jane Austen hahaha

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  4. Que legal que vocês conseguiram participar da maratona de carnaval e o resultado foi satisfatório. Estou louca para ler De coração Para Coração e o livro Um Amor Para recordar, que só assisti ao filme

    ResponderExcluir
  5. Olá! Achei legal a ideia da maratona de carnaval! Eu não apenas participaria, como participei de uma, mas as regras eram um pouco mais simples: cada um escolheria à vontade os livros que leria e depois voltaria para contar como foi e eu gostei bastante de ter participado (apesar de não conseguir finalizar todos os livros a que me propus).
    Com relação aos livros escolhidos por vocês, li apenas "Ligeiramente casados", que adorei e "Um amor pra recordar", que eu amei, apesar de concordar que não é o melhor livro do autor. Assisti também ao filme, que é bem fiel, fora um detalhe que não posso contar para não dar spoiler. Recomendo!
    Adorei o post!

    Abraço!

    Karla Samira

    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ah, você foram bem, mas eu entendo a Gabbe. Eu participei ano passado da Maratona Literária de Inverno do Geek Freak, foi a primeira maratona que eu participei e meti uns, sei lá, 15 livros pra ler em um mês hahahaha doida, né? Pois é, eu sei. Mas até que fui bem, quase li todos, acho que deixei uns 3 só rsrs. Mas dá um nervosinho sim pq vc fica meio ansiosa querendo cumprimir o desafio e acaba lendo rápido demais rsrs. Mas acho que é uma experiência válida, eu pelo menos me diverti.
    Quero muito ler Orgulho e Preconceito! <3
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  7. Oie!

    Nossa eu sempre fujo de maratonas, eu acho cansativo e me sinto pressionada. rs Coisa da minha cabeça, eu sei! Mas vocês foram super bem! Quero muito ler "Orgulho e Preconceito" e "Ligeiramente casados". Um amor para recordar é super lindo, mas eu realmente prefiro o filme nesse caso.

    Beijos,
    Dai | http://www.cheirodelivronacional.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    Que bom que conseguiu cumprir a meta da maratona eu não tenho me comprometido muito com estas metas; pois o tempo anda complicado. Li Um Amor Para Recordar e gostei muito apesar de achar um dos livros mais tristes que li.


    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  9. Hahahahaha, por isso nem entrei na maratona, porque sou assim também, quando vejo que tenho meta já fico me cobrando antes de começar e parece que tudo dá errado. Mas mesmo assim vale a pena pela tentativa! E parabéns Bru por ter conseguido terminar![

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  10. Fiquei bem tentada a participar da maratona de carnaval, mas acabou que não encarei, embora tenha lido bastante. Parabéns pelo empenho e que novas maratonas venham.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiiie,

    Não participei de nenhuma maratona literária no carnaval, sou mais para curtir rsr admiro quem consiga estipular e fazer, eu sinceramente não sei se consigo. Parabéns. Desses livros nao tive oportunidade de ler nenhum, mas morro de vontade de ler Orgulho e Preconceito, e espero ler logo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oiiie,

    Não participei de nenhuma maratona literária no carnaval, sou mais para curtir rsr admiro quem consiga estipular e fazer, eu sinceramente não sei se consigo. Parabéns. Desses livros nao tive oportunidade de ler nenhum, mas morro de vontade de ler Orgulho e Preconceito, e espero ler logo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Um dos motivos de eu não ter participado esse ano da maratona, foi os desafios escolhidos. Ano passado foi mais legal, porque não tinha desafio nenhum, a única meta era ler os livros escolhidos e mais algum se possível. Enfim, para uma maratona, vocês arrasaram, parabéns!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, meninas, não sei se gosto tanto de maratonas, acho que sim mas ultimamente não tenho feito muitas, porque assim como a gab se eu me imponho uma meta fico agoniada se não dá para cumpri-la, e parece que isso me trava, mas gosto de toda a empolgação, sabe, de ler com várias pessoas e toda aquela ansiedade. Eu acompanhei várias pessoas fazendo essa de carnaval e adorei. Sobre os livros lidos de vocês.
    Bruna: orgulho e preconceito é um livro que eu adoro, um dos meus clássicos preferido, Jane Austen é tudo de bom! E quero muito ler a série da Mary Balogh .
    Gab: tenho vontade de ler um amor para recordar e Madame Bovari.
    Bom que a maratona para Bruna foi boa e que pena que para a Gab não foi tão positiva, mas é válido ao menos para tirar algumas coisinhas da estante, não é? Estou com expectativas emcima de Madame Bovari.

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Eu nem me animei a participar da maratona, pois o carnaval aqui é Recife tira todo mundo de casa!
    Fiquei feliz com o resultado de vocês! Que pena que a Gabbe não teve uma experiência muito positiva. Acontece.
    Que venham as próximas.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Tenho muita vontade de fazer maratonas, mas acabo não participando para não embolar as leitura e a programação que eu faço.

    Que bom que você tiveram um ótimo desempenho, apesar dos poréns da Gabbe, também acho que clássicos não deviam entrar em maratona, exigem muitas vezes mais atenção e calma para ler.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  17. Oi meninas, eu vi essa maratona não eu não participei porque estava atolada de leituras atrasadas com editoras e sabia que não daria conta. Mas gostei muito de ver o resultado de vocês, só é uma pena quando temos que fazer essas leituras correndo, né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Ola meninas devido a correria que tem sido minha vida nesses dois meses estou correndo de maratonas, fico feliz por term conseguido atingir a meta, as leituras foram bem interessantes. Vou aguardar as resenhas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Oieeee
    Tudo bom?
    Que bom que conseguiram completar a maratona. Gabbe sou igual a você, não entro em maratonas por causa do tempo e se me estipular em algo, acho obrigação e me desânimo da leitura, coisa de doido né?!
    Parabéns!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Que bom que a maratona foi produtiva para você Bru, fico muito feliz que tenha consigo ler o que queria. E Gabbe, eu te entendo, toda a vez que surge uma maratona eu tenho compromisso e as minhas escolhas acabam não sendo as melhores rsrs, espero que isso mude com o tempo.

    ResponderExcluir
  21. Ano passado participei de um monte de maratonas, floppei em tantas que esse não participarei de nada :P
    Entre os livros mencionados eu tenho como meta ler esse Orgulho e Preconceito, que uma hora vai! Já vi gente falando de Madame Bovary, mas não me interessa de jeito algum :/

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá meninas!!

    Bru, parabéns! Eu li o De Coração Para Coração, gostei tb! Da Jane eu não li, parabéns por conseguir ler rapidinho assim!

    Gabbe, to contigo! kkk Tb não gosto de entrar nesses desafio para não surtar! E concordo com vc sobre os clássicos, eles precisam ser lido aos poucos e bem digeridos para compreender completamente! Fica triste não!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  23. Eu adoro maratonas, normalmente consigo ler bastante, mas ultimamente quase não participo. Mas concordo que não é todo mundo se adapta às leituras com toda a pressão. Eu não ligo. Quanto à obrigatoriedade dos clássicos, acho que existem clássicos mais leves, que podem ser lidos facilmente bem rapidinho sim... Cyrano de Bergerac, por exemplo, é uma história bem singela e rápida de ler, por ser uma peça de teatro.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  24. Olá... tudo bem??
    Eu vi essa maratona e não participei por causa do item dos clássicos... eu não tenho tanto ânimo para ler... e quando tiver vontade de ler... tem que ser sem pressão... é triste mesmo quando não conseguimos completar... por isso nem quis participar.... e quando conseguimos completar uma maratona a sensação de felicidade é maravilhosa... então aqui ficou bem dividido... xero!!!

    ResponderExcluir
  25. Oie!!!
    Juro que eu tentei fazer algo assim no carnaval, mas acontece que o aniversário do meu afilhado foi bem nesse fim de semana, fiquei tão imersa nos preparativos que não consegui ler muita coisa. Porém no geral confesso que o mês de fevereiro foi bem melhor do que o anterior no quesito leitura. Li Madame Bovary na semana passada, e concordo com você. O livro é um pouquinho cansativo mesmo, porém ainda menos do que O Morro dos ventos uivantes, que foi minha ultima leitura clássica antes dele.

    ResponderExcluir