A Saga de Um Andarilho pelas Estrelas - Jean Pires de Azevedo Gonçalves


Utopia pós-moderna, “A saga de um andarilho pelas estrelas” conta a história de um homem que abandona a Terra e viaja pelas estrelas, onde conhece civilizações extraordinárias. Mas o universo guarda infinitas surpresas e alguns planetas podem ser muito perigosos. O enredo é repleto de momentos cômicos e desconcertantes que acabam por inspirar reflexões sobre a vida e a existência. O livro é escrito em prosa em dez capítulos. Oito sonetos também acompanham a narrativa.


A Saga de Um Andarilho pelas Estrelas é um livro bastante reflexivo que aborda um tema muito polêmico: O que estamos fazendo com a Terra. Ele se inicia com uma coletiva de imprensa com um misterioso homem que caiu do céu. O homem pede para que lhe chamem por Andarilho das Estrelas.

O Andarilho das Estrelas nos conta que largou tudo na terra, pois gostaria de abstrair-se e começou sua jornada pelo espaço. E as pessoas estão eufóricas para saber como esse homem conseguiu realizar esse feito: Que nave ele usou? Como conseguiu sobreviver? Havia oxigênio? O que ele encontrou?

E é, com base nisso, que o Andarilho começa a relatar sua jornada pelo universo. Primeiro, ele conta como foi difícil se despedir das coisas – sim, as coisas – sua geladeira, a máquina de lavar, sua cama e de seres vivos, as árvores, cães, formigas, etc. E, após seu embarque na Vaentina – a nave que o levou para o espaço –, ele começa a contar sua experiência por lá. No espaço, ele encontra diversos planetas alguns muito mais avançados que o nosso – onde não há maldade, não há caçada, há apenas o bem e isso nos faz refletir muito.

O livro é bem curto – aproximadamente 190 páginas – mas a leitura não fluía pra mim. Tudo soava muito confuso e complicado. Depois que peguei o ritmo consegui ler um pouco mais rápido e compreender onde a história me levaria. As suas viagens e relatos são insanos e nos fazem pensar se ele realmente passou por aquilo ou se era apenas fruto de sua imaginação e vontade de melhorar a vida na Terra.

Vejam, concordo muito com tudo o que o autor expôs e sua crítica para com a sociedade, mas o livro não funcionou muito bem pra mim, talvez porque não estava no momento de ler ou porque o livro é um pouco desorganizado. Havia momentos que estava tudo misturado – seus pensamentos e diálogos inexistentes – e isso me deixava extremamente confusa.

O enredo e a revisão estão impecáveis, mas acredito que o autor deveria trabalhar um pouco mais na organização do livro e diluir alguns parágrafos, pois temos parágrafos que duram muuuito e haja fôlego para a leitura.

No mais, gostei muito da trama e refleti sobre diversos pontos.

Informações adicionais:
Título: A Saga de Um Andarilho pelas Estrelas
Autor: Jean Pires de Azevedo Gonçalves
Editora: Multifoco
Páginas: 184
Classificação:
Onde Comprar: Livraria Cultura

Cedido em parceria com o autor.

Esse post participa do TOP Comentarista de Setembro
(clique na imagem abaixo para maiores informações)

12 comentários

  1. Me lembrou muito O Guia do Mochileiro das Galáxias...
    Na dúvida, pra mim, a resposta de tudo é 42 hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Helloo, Bruna! *-*
    Não gosto muito de livros que tratem de nave espacial, outros planetas, estrelas e essas coisas de galáxia, não sei porque. Não me dou bem com astronomia. Mas gostei do que você falou sobre reflexões, gosto muito disso em livros, nada manjado, mas gosto de refletir.
    Ótima resenha!!
    Beijin
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser interessante, não conhecia o livro, com certeza vou procurar ler!
    Gostei da resenha, parabéns!! :)
    Beijos
    http://descomplicaporfavor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá ...
    A premissa parece até interessante , mas , os pontos negativos que você mostrou me desanimou um pouco :(
    Parágrafos grandes demais realmente atrapalham .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bru, eu acho a capa desse livro ótima e leria só por conta dela. Os acontecimentos iniciais me chamam muito a atenção, confesso que achei até um pouco cômico, mesmo englobando um tema extremamente sério. Fiquei decepcionada com sua descrição dos acontecimentos, por eles serem confusos :(
    Sua resenha está perfeita!
    Beijão, Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  6. Oii, Bruna!
    É uma pena que o livro não tenha funcionado tão bem para você; A história parece ser super interessante e envolvente. Gosto de livros sobre ~espaço~e tal. Mas é ótimo que voce tenha sido honesta nos seus comentários. Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    A premissa desse livro me encantou muito!!
    Me lembrou de longe O Guia do Mochileiro das Galáxias. Mesmo com alguns pontos negativos, fiquei interessado na leitura!
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Quando li a sinopse pensei: nossa, parece o Guia do Mochileiro das Galáxias. Lendo sua resenha fiquei pensando um pouco mas com certeza irei marcar para leitura futura, pois os pontos que você levantou são os mesmos que muitos levantam sobre o Guia, e o Guia é um dos meus livros favoritos ahhaha
    Adorei sua resenha, nos mostrando o que te agradou ou não. Espero que ele funcione pra mim :D

    bj
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Por mais que o livro pareça ser bacana, ele simplesmente não chamou minha atenção ou despertou meu interesse. Mas parece ser uma obra bacana.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que livro lindo!
    Gosto de livros que nos fazem refletir, uma pena ele não ter funcionado para você nesse momento, quem sabe numa releitura, né?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Bru.
    Gosto de livros que tem como tema o espaço etc.
    Fiquei curioso sobre esse em questão, mas senti um pouquinho de medo de arriscar a leitura pelo fato de você dizer que a leitura não fluía em determinados pontos.
    Beijos.
    estantedoluiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. achei a história FANTÁSTICA. sempre quis saber como seria morar em outro lugar, o que eu iria enfrentar, as consequências e etc. com certeza "A Saga de Um Andarilho pelas Estrelas" é uma história rara e que deve ser mravilhoso entrar nesse novo mundo!
    quero muito conhecer a obra e acredito que ele deve ser indicado para crianças também. irei ler e ter certeza dessa sugestão.

    bjs

    ResponderExcluir