[Resenha] Os meninos de Nápoles, Roberto Saviano


Título: Os Meninos de Nápoles – Conquistando a Cidade
Autor: Roberto Saviano
Editora: Companhia das Letras 
Página: 408

“Os Meninos de Nápoles – Conquistando a Cidade” é um dos mais novos lançamentos do autor italiano Roberto Saviano, publicado pela Companhia das Letras. Inicialmente somos apresentados a zona periférica de Forcella, que fica na comuna (município) italiana de Nápoles.

Acompanhamos no decorrer da história a criação de uma gangue de adolescente, conhecida na Itália como paranza, que é comandada por Nicolas Fiorillo, conhecido como Marajá, um jovem frio e calculista que deseja conquistar a cidade de Forcella, e para isso tem a ajuda de seus amigos. Todos possuem apelidos diferentes: Tucano, Dentinho, Lollipop, Peixe Frouxo, etc.


Desde mais jovens esse universo de crimes e drogas já fascinavam os garotos, devido a isso e ao ambiente onde eles estavam inseridos acabavam tendo um certo contato com assaltos e consumo de drogas. Viam nesse mundo uma oportunidade de se darem bem e conseguirem, com facilidade, tudo que queriam: luxo, por isso criticavam os pais por terem empregos medíocres que não os levariam a lugar nenhum.

Logo no início o leitor se depara com uma cena de humilhação pública que Nicolas proporciona a um garoto pelo simples motivo de o mesmo ter curtido algumas fotos de Letizia, namorada de Marajá, não irei descrever a cena por ser um pouco pesada. Mas o livro possui muitas cenas de violências que pode deixar o leitor um tanto apreensivo.

O que basicamente a paranza almeja é ter poder, para com isso usufruir do bom e do melhor e assim conseguir exibir seus feitos e riqueza nas redes sociais. O curioso que os garotos não tem medo do que sua exposição a internet pode ocasionar, sendo assim divulgam fotos e vídeos de seus treinos e das drogas que usam. Não só isso, exibem, de uma forma não tão discreta, suas armas e canivetes nas ruas.

Mesmo sendo um livro considerado pesado, consegui aproveitar a leitura. Confesso que a cada cena violenta que aparecia ficava um pouco angustiado, pelo fato de que hoje em dia presenciamos, seja na TV ou até mesmo em nossas cidades, cenas cruéis de violência explícita. Foi minha primeira experiência com a escrita do autor, confesso que no começo tive um pouco de dificuldade em engatar na leitura, mas isso tem uma explicação: a história traz o uso do dialeto utilizado em Nápoles, ou seja, o fato de os personagens se comunicarem através de gírias fez com que eu demorasse um pouco a conseguir me acostumar com a forma que a narrativa foi escrita, mas tirando isso o livro foi bastante enriquecedor.

Nunca tinha lido algo sobre a máfia italiana, sendo esse livro o responsável por me apresentar mais sobre o assunto.

Recomendo a leitura pela crítica social que o autor aborda nesse livro, principalmente pela denúncia que ele faz a máfia e toda a violência que eles podem proporcionar, o melhor que Roberto Saviano utiliza da ficção para isso, mesmo sabendo que algumas descrições condizem com a nossa realidade. Mas tem um adentro, se você não é habituado com livros que possuem cenas de violência, humilhação e assassinatos, esse enredo pode não agradar tanto.

Resenha feita por Marcelo.

Nenhum comentário