[Retrospectiva] Decepções do ano


Oioi pessoal, como vocês estão?

Todos os anos gosto de fazer um balanço do quanto li no ano anterior e, mais, a qualidade dos livros que li. Em 2018, conclui 99 livros, alguns muitos bons, outros medianos e outros nem tanto e é sobre esses livros que estou aqui para conversar com vocês hoje.

Em 2018, tive quatro decepções. Eles não foram, necessariamente, leituras ruins, mas foram livros que não entregaram o que eu estava esperando.

O primeiro que vou citar é Mil palavras, Jennifer Brown. O que me decepcionou nesse livro foi a forma como a autora trabalhou o tema (vingança pornô). Achei interessante a realidade que a autora impôs para a história, mas não consegui aceitar a forma como a vítima foi apresentada como culpada em diversos momentos. Esse não é o primeiro livro da autora que leio e o outro – Amor Amargo – também foi uma leitura que eu não tinha gostado muito, mas foi impossível não colocar altas expectativas nesse livro e me decepcionar


O segundo livro dessa lista é Doce Lar, Tillie Cole. Quem me conhece sabe que eu amei outro livro da autora – Mil beijos de garoto – e minhas expectativas para esse livro estava nas alturas, mas, não funcionou nadinha. A autora romantizou um relacionamento abusivo e deu a impressão que tudo aquilo era bonito, normal e gostoso. Infelizmente, foi um livro que não funcionou pra mim.

O terceiro livro é Sem fôlego, Abbi Glines. Já li alguns livros da autora e, apesar de não serem o estilo de livro que eu gosto, tinha muita vontade de ler esse livro, mas, então, me deparei com uma protagonista que é tratada como madura demais para idade e tem atitudes imaturas, um mocinho que permite que a mocinha se envolva demais e um relacionamento nada saudável. Não vou desistir dos livros da autora, mas vou dar um tempo por enquanto.

Por fim, o último livro dessa lista é De mal a pior, Simon James Green. Esse foi um daqueles livros que eu gostei de ter lido e que trouxe algumas questões importantes, mas, ao mesmo tempo, quis trazer muita desgraça pra vida do protagonista e deixou a história um pouco cansativa. Acho que o autor poderia ter sido um pouco mais bonzinho e ter trazido coisas melhores ao protagonista.

Agora, me contem, vocês já leram algum desses livros? Quais foram as decepções de 2018 de vocês?

Beijos,

13 comentários

  1. Oi Bruna
    Eu comprei Doce lar mas vi tantas resenhas negativas enfatizando exatamente isso na história que eu acabei desistindo e passei pra frente. Não quero obras que romantizem esse tipo de relacionamento porque faz parecer que tudo é normal e aceitável e isso não é legal.

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Uaau! 99 livros, parabéns. Que em 2019 venha muito mais leituras boas. Pena que os quatro livros que você trouxe hoje não foi como você esperava, te decepcionaram.
    Mil palavras, que pena que autora apresentar a vítima de forma inadequada. Realmente é chato quando a vítima é apesentada culpada em diversos momentos.
    Doce lar, acredito que romantizar um relacionamento abusivo aumenta o número de vítima que passa por essa situação. Acredito que também não gostaria desse livro.
    Sem fôlego, dizer uma imagem de um personagem e deparar com outra realmente não é bacana. Bom que apesar de não gostar desse livro irá dá outra oportunidade para a autora.
    De mal a pior, apesar de ser uma história cansativa, bom que trouxe algumas questões importante e que de alguma forma você gostou de ter lido.
    Beijos'

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    ainda bem que não me arrisquei com nenhum destes livros, quando eu vi a galera começando a falar das problemáticas do livro Doce lar já fiquei atenta. Apesar de não ter lido nada da autora, essa história de romantizar relacionamentos abusivos comigo não rola, e autores assim, precisam parar de escrever assim e aceitar que o mundo ta mudando e ninguém mais vai passar pano para relacionamentos abusivos! Minha maior decepção de 2018 foi Gaiola dourada

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna, tudo bem? Eu estou muito feliz por ter conseguido realizar a leitura de 53 livro em 2018 e, agora estou imaginando sua alegria por ter conseguido ler 99 livros, parabéns!
    Assim como você todos os anos eu faço uma listinha como essa e, apesar de termos livros diferentes nas nossas listas, alguns problemas que você citou eu também encontrei nos livros que li. Fico indignada e revoltada quando as autoras tentam romantizar um relacionamento abusivo.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  5. Oie Bruna,
    Não é legal quando lemos um livro e eles nos decepcionam, mas infelizmente isso acontece as vezes.
    Da sua lista, eu não li nenhum, mas tinha vontade de ler Doce Lar, mas agora sinceramente eu irei reconsiderar.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bru.
    OS livros da Abbi não costumam me interessar, um ou outro eu até fico curiosa, mas geralmente não gosto muito. Esse eu não fui com a cara dele desde o lançamento hahaha
    Eu também tive algumas decepções em 2018, mas agora em 2019 eu tive excelentes leituras e infelizmente já tive a minha primeira grande decepção :(

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?

    Li o livro Mil palavras da Jennifer Brown, e simplesmente detestei, achei muito irresponsável o jeito como o tema foi abordado.
    Quando ao resto, vai passar longe da minha lista de desejados kkk

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem?
    Não li nenhum dos 3 livros citados, mas também não estavam na minha lista
    Principalmente da Tilie porque nem de mil beijos eu gostei, achei muito meloso e já ali achei irresposavel a forma que ela colocou um relacionamento entre crianças.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não li nenhum destes, aliás nada da Abbi até hoje, mas quero tentar sim. Talvez as outras séries dela. Sobre o primeiro livro o tema não me atrai muito, mas quem sabe eu não tente. Sempre uma pena quando a decepção vem.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. OLá, udo bem?
    Tenho lido algumas opiniões bem parecidas com a sua a respeito de mim palavras, fiquei triste, pois essa autora é bastante elogiada. E você também não foi a única que não gostou muito de doce lar. Ainda quero ler mil beijos de garoto.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem Bruna?

    Eu (Yvens) não conhecia todos os livros da lista, mas é uma pena que esses livros traduziram-se em decepções para você, isso é muito ruim quando acontece. Que 2019 tenha menos decepções literárias!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna, é uma droga quando aquele livro tão desejado se transforma em uma decepção. Destes que você citou, li apenas o da Abbi Glines, mas ao contrário de você, gostei, talvez por não ter tantas expectativas. Já leu o novo dela, lançado agora em janeiro? Não é hot e está bem diferente dos trabalhos que eu conhecia dela. Vale a leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Nossa, lamento pelas decepções e espero que em 2019 seja melhor, os livros mencionados não os li, mas vou ficar longe, não que me decepcionar também.

    ResponderExcluir