[Resenha] Uma coisa absolutamente fantástica, Hank Green


Título: Uma coisa absolutamente fantástica
Autor: Hank Green
Editora: Companhia das Letras | Selo: Seguinte (cortesia)
Páginas: 384
Onde comprar: Amazon

"(...) Foram algumas poucas pessoas que fizeram isso. Entre oito milhões. Estou me esforçando muito para lembrar quão poucos são verdadeiramente maus."

Um dos livros mais hypados do momento, escrito por Hank Green, irmão do talentoso e famoso John Green, Uma coisa absolutamente fantástica nos apresenta à história de April May, uma jovem designer que trabalha em uma start-up, que paga apenas o suficiente para ela bancar um apartamento com Maya, com quem mantém um relacionamento sem querer assumir oficialmente nada.

A vida de April muda completamente quando na volta para casa durante a madrugada, se depara com uma escultura gigante e imponente. Impressionada com aquilo e sem fazer ideia de como foi parar ali, April liga para seu amigo Andy e sugere que gravem um vídeo, no qual ela apresenta o robô como Carl e fala um pouco sobre como é tocá-lo.

Após postarem o vídeo no YouTube, cada um segue para sua casa e para o merecido descanso. O que ninguém esperava, entretanto, é que o vídeo iria viralizar e que há esculturas idênticas no mundo inteiro. Em meio a questões políticas, dramas familiares e muita mídia, vamos conhecendo o que acontece com April, Maya, Andy e Carl nesse livro e, mais, nos questionando de onde essas esculturas sugiram.

Comecei a ler esse livro cheia de expectativas. A proposta dele é bem louca, conseguimos deduzir isso só de ler a sinopse e isso não me incomodou muito, pois gostei da forma como a história foi conduzida e como o autor inseriu críticas sociais importantes e reflexivas.


A maioria dos leitores não devem simpatizar com a April, porque ela é bem chatinha. Ela tem lá suas qualidades, mas a forma como ela vê a vida é um tanto quanto diferente da forma como eu estou acostumada a ver. Ela não gosta de se conectar com as pessoas, quer ficar sozinha, ao mesmo tempo que não quer ser deixada de lado, não se importa em magoar as pessoas – ou parece que não – entre outras coisas que foram difíceis de engolir no começo do livro. A personagem evolui? Sim e aqui o autor ganhou um ponto comigo.

A Maya – pseudo namorada da April – é bastante participativa na história e interessante também. Gostei da forma como ela foi desenvolvida e a inteligência que ela possuí, preciso tirar o chapéu para ela. Já Andy, bem, eu gostei dele, mas acho que ele poderia ter sido mais bem explorado, afinal, faz tão parte da história quanto a April, mas ok, ele é legal, principalmente, no final.

O desenrolar da história, como disse, é bem louco. Muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e tudo parece ser surreal demais, seriam os Carls alienígenas? Seriam eles uma jogada de marketing? É uma dúvida que paira entre os personagens e os leitores. Claro que conseguimos formar inúmeras teorias e, com certeza, alguma delas estará certa, pode ter certeza 😉

O ponto forte do livro, para mim, foi a forma como o autor criticou a forma como reagimos nas redes sociais, como postamos tudo nelas e deixamos de viver o agora. Sabe aquela coisa de você parar uma comemoração para tirar uma foto e depois olhar essa foto e não se recordar da festa, tendo apenas a foto como lembrete? É isso.

Outra crítica forte que o autor faz é como estamos prontos para julgar e não ajudar o próximo. Vocês já pararam para perceber como temos algo cruel para falar de alguém? Como gostamos de comentar, destrinchar e discutir as postagens que as pessoas fazem, mas que nunca paramos para ajudar a pessoa? Nós não somos unidos. O novo lema da humanidade é “cada um por si”, quando deveria ser “um por todos e todos por um”. Quando vi que o autor tinha escolhido trabalhar essas questões, chorei e chorei porque não quero mais viver numa sociedade assim, quero fazer a diferença e esse livro me deu esperança de fazer a diferença, de mudar.

No entanto, apesar de eu ter gostado desse livro em diversos sentidos, tenho que dizer que ele deixou bastante a desejar no final, senti que tudo aconteceu muito rápido e que restaram mais perguntas do que respostas. O Hank poderia ter respondido algumas coisas nesse final e não apresentado mais questões. Como o livro vai ter continuação, acho que funcionou para nos deixarmos curiosos com o que vem depois.

Em síntese, Uma coisa absolutamente fantástica é um livro diferente, com uma proposta interessante e que promete agradar muitos leitores como me agradou. Recomendo que vocês façam essa leitura.

Classificação:

18 comentários

  1. Comecei a ler esse livro e simplesmente não consegui avançar na leitura, abandonei sem dó e acho que foi justamente por achar April chatinha, mas pelo visto devo dar uma chance já que ela evoluí. O assunto redes sociais rende boas reflexões e várias criticas, então talvez eu volte a ler, ainda que o final tenha deixado a desejar.

    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu estou bem curiosa com o pano de fundo que a história traz. Ver como o autor abordou temas tão atuais e que muita gente não dá a devida importância.
    Sem dúvidas uma leitura reflexiva e espero que April não seja um problema para conseguir avançar na leitura... hahaha
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bruna!
    Esse livro me deixa cada vez mais curiosa. Tenho muita vontade de ler ele, acho esse negócio dos robôs aparecerem do nada nas cidades muito inusitado e quero muito entender o que eles realmente são e qual é o seu sentido na história. Não consigo imaginar como o autor fez essa ligação entre as mídias e o comportamento das pessoas na internet com os robôs gigantes, mas quero muito descobrir. Amei a resenha! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna. Tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e gostei muito da leitura, o final me decepcionou só pelo fato de ter outro livro e eu achava que seria um só kkkkk mas tá bom, eu gostei bastante e quero saber o que vai acontecer com a April depois.
    Eu também não gostei muito dela em algumas atitudes, mas em outras até que a compreendi.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Confesso que o que mais me atrai nesse livro é a opinião das pessoas sobre ele, cada resenha ou comentário que leio as pessoas vem apontando algumas características que me agradam bastante num livro, por isso estou curiosa para conferir o desenrolar dessa história. Além disso, Hank é irmão do JG, plmds, deve ser talentoso como ele.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ola Bruna... nossa, nao sei aonde vivi esse tempo todo que eu nao sabia que o irmao do John Green agora escrevia tbm haha

    Não conhecia o livro e pela sua resenha pude ver o quao louco ele é. Confesso que fiquei curiosa, porém, nao sei se é um tipo de livro que eu leria.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adoro John Green e agora fiquei curioso para conhecer a escrita do seu irmão. Sua resenha me deu uma boa base para conhecer sua obra e estou bem curioso para saber da história na íntegra. Anotei a dica e desejo realizar logo sua leitura.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna,
    Esse livro não chamou muito a minha atenção. Não sou muito fã do John Green, mas sei que o estilo do Hank é bem diferente doo irmão mais famoso. O livro da editora Seguinte deve agradar mais aos fãs de ficção. Vou deixar a dicar passar, mesmo assim, obrigado.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  9. Confesso que a premissa do livro não me despertou muito interesse, mas a sua opinião foi completamente diferente! Você mostrou que esse livro tem tudo o que eu prezo em uma narrativa: crítica e reflexão. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Bruna!

    Esse livro me despertou o interesse justamente pelas questões sociais que são abordadas nele. Por um lado eu não leria a história se ela simplesmente se passasse na sociedade atual, cheia de tecnologias e vidrada em redes sociais, uma vez que não curto histórias assim. Por outro lado, essa crítica social me interessa muito. Realmente as pessoas deixaram de viver para poderem simplesmente mostrar uma realidade maquiada nas redes sociais, em busca de likes e comentários de pessoas que muitas vezes não estão nem aí para elas, mas elas vivem em função desses momentos, deixando de aproveitar a vida e estar ao lado daqueles que realmente as amam.

    Hoje mesmo minha irmã e eu fomos fazer uma prova e ela teve a necessidade de postar isso no perfil dela, com hashtags e carinhas para chamar a atenção dos outros. E perguntei a ela por que ela precisava daquilo. Eu realmente fico perplexa com a necessidade que as pessoas têm de postar sobre tudo da vida, tirar foto e exibir no facebook e outros lugares todos os momentos de seus dias. Acho algo tão banal. Agradeço a Deus por não ter um vício como esse. Prefiro falar de livros e postar sobre livros.rsrs

    Realmente é muito triste a maneira como estamos simplesmente regredindo. A sociedade está cada vez pior, as pessoas estão mais mesquinhas, egoístas. Ninguém se importa com ninguém. E às vezes eu só queria me afastar de tudo... simplesmente respirar. Esquecer por algum tempo a existência deste mundo.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que muita coisa pode ser trabalhada nesse livro, a primeira coisa é sobre o sucesso esperado dele pelo autor ser irmão de quem é. Outra coisa é essa crítica ao uso exacerbado das redes sociais, sem duvida alguma é algo que de fato merece ser mais falado e fico feliz que essa história dê o espaço necessário pra isso. No entanto, infelizmente ainda é um enredo que não me chama muito a atenção então passo a dica.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bruna.
    Ganhei um exemplar desse livro e até estava curiosa para ler, mas uma colunista minha queria tanto, que acabei dando o livro para ela! Pelo o que sei ela está amando até o momento!! Rs...
    Acho que, no final das contas, vou pedir o livro emprestado para ela e ler também! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  13. Oi Bru, tudo bom?
    Tenho visto muito essa capa por aí mas não tinha ainda me atentado para temática do livro e menina, apesar desse final corrido com mais perguntas que respostas, eu fiquei completamente curiosa para conferir essa trama! Adorei saber como o autor tece críticas a forma como reagimos nas redes sociais, sempre preocupados em postar e poucos atentos a vida que está passando bem como sobre a falta de empatia. É sempre mais fácil criticar que ajudar né? Infelizmente a sociedade que vivemos é assim mesmo =/ Amei demais a sua resenha e a temática! Dica mais que anotada ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bruna!
    Sabe aquele livro que você quer ler, mas simplesmente não consegue? É esse livro para mim. Principalmente porque a ideia da história é incrível, mas acho que o peso das expectativas por ser o livro "do irmão do Jão Verde" é muito grande na história.
    No entanto, é muito bom que no enredo diferentão o autor tenha conseguido tratar criticamente de temas tão relevantes para a nossa atualidade (cada um no seu mundinho não é nada saudável para ninguém) e acho que esse é o ponto que vai acabar me puxando para ler, finalmente. Adorei sua resenha :3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Bruna!
    Quando esse livro saiu, eu não estava dando nada por ele, mas li algumas críticas bem positivas que me deixaram no mínimo, curiosa.
    Adoro quando os autores conseguem introduzir alguma crítica nas suas histórias sem parecerem forçadas - além de achar bem importante eles fazerem isso.
    Talvez eu dê uma chance!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Nossa, concordo com vc, bem louco esse livro hahaha. Só de ler a sinopse da pra perceber. É um livro bem curioso, daqueles que da um nó gostoso na mente. Parece ser bem interessante, apesar da complexidade. Dica anotada!

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Ahh, eu não curto muito histórias loucas assim! Acho que meu máximo seria voltar no tempo, seres mitológicos e coisas do tipo! Não me interessei muito pelo enredo, mas sei quem pode curtir! Uma ótima dica de presente, haha

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu comecei a ler esse livro, mas a protagonista me irritou e eu acabei deixando para ler em outro momento. Acho que juntou a expectativa alta com a falta de paciência com a protagonista e não deu muito certo para mim.
    No entanto, acho as questões que o autor aborda nesse livro muito interessantes e atuais, e isso me motiva muito a continuar a ler. Fiquei meio decepcionada pelo fato do final deixar tantas questões em aberto, mas saber que tem continuação me consola um pouco.
    Adorei sua resenha e fico feliz que, apesar das ressalvas, você tenha gostado do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir