[Resenha] Imperiais de Gran Abuelo, MR Terci - Crônicas de Pólvora e Sangue #1


Título: Imperiais de Gran Abuelo
Autor: MR Terci (cortesia)
Série: Crônicas de Pólvora e Sangue #1
Editora: Pandorga
Páginas: 208
Onde comprar: Amazon

“A noite se vai, os corpos ficam.”

Havia tido contato com essa obra em 2016, quando li uma resenha desse livro no blog My Queen Side, as impressões da Fran não poderiam ter sido melhores, mas, apesar de ter colocado esse livro em minha lista de desejados, não tinha tido um contato efetivo até este ano e a Bienal do Livro de São Paulo. Felizmente, essa obra caiu no meu colo e me fez imergir em um universo até então desconhecido.

Imperiais de Gran Abuelo é o primeiro livro da série Crônicas de Pólvora e Sangue e nos apresenta à história de soldados imperiais que adentam os pântanos que ladeiam a Vila de Nossa Senhora do Belém de Tebraria, conduzindo um caixão coberto com a bandeira do Império, com o intuito de dar cumprimento à ordem de Gran Abuelo, Marquês Manuel Luís Osório.

Amadeu Carabenieri, o Papá e narrador da história, nos apresenta aos acontecimentos futuros após a morte de Gran Abuelo, e como precisa proteger seu corpo da Dama da Cripta, uma entidade maligna que está disposta a matar todos que cruzam seu caminho. Contando com a lealdade dos seus companheiros e com a participação indireta de Gran Abuelo, esse grupo vai passar por diversas situações de arrepiar.

Mesmo já tendo lido uma resenha bem completa desse livro, não sabia o que esperar quando, de fato, mergulhei nessas páginas. Tenho que confessar que o começo foi um pouco complicado, pois o autor faz uso de palavras comuns à época (ano de 1880) e, após ler muitos livros contemporâneos, estava desacostumada de encontrar referidos termos, mas, felizmente, conforme as coisas começaram a acontecer, fui ficando cada vez mais intrigada até chegar o momento em que não poderia parar de ler.

Um dos pontos altos do livro é que, seguindo a linha de como Gran Abuelo e Papá são conhecidos, cada soldado do grupo é conhecido e chamado de acordo com suas qualidades, como, por exemplo, Matador, Cicatriz, Sorriso, Medroso, Doido, entre outros. O autor nos apresenta alguns desses soldados logo no começo e nos deixa familiarizados com cada um deles. Nesse ponto, tenho que tirar o chapéu para o autor, pois o livro é relativamente curto (208 páginas) e o autor não deixou uma ponta solta em relação aos personagens.


O segundo ponto extremamente positivo desse livro é a Dama da Cripta que, bem, é só o começo de tudo. Eu que não sou de me assustar, sentia um calafrio na espinha todas as vezes que imaginava que algo do tipo fosse acontecer. Em relação a essa questão, foi interessante a forma como o autor demonstrou como Gran Abuelo fazia suas escolhas e como Papá precisou aprender a fazer as deles, com base em ensinamentos que havia recebido.

Por fim, o terceiro ponto positivo do livro é o teor histórico que o livro tem. Ele tem questões sobrenaturais que arrepiam nossa espinha, mas o autor baseou a história em algo que aconteceu e em pessoas que existiram, como é o caso do Manuel Luís Osório, conhecido no livro como Gran Abuelo.

O final do livro dispensa comentários. Se toda a construção do livro havia sido bárbara, o autor chegou ao final e pah, me deixou extremamente satisfeita com o que aconteceu nesse volume e ansiosíssima pela continuação.

Com um enredo que permeia entre o real e o sobrenatural, Imperiais de Gran Abuelo, é um dos melhores livros de terror que já li e conta com personagens extremamente marcantes e que ficarão para sempre registrados em minha mente. Aguardo, ansiosamente, a continuação dessa história e descobrir o que acontecerá com os imperiais.

Classificação:

8 comentários

  1. Oi Bruna tudo bem? Já li vários livros que foram escritos em 1800 e tantos, e tive alguma dificuldade nas palavras, mas nada como um dicionário para ajudar, gostei bastante do enredo desse livro e já estou anotando a dica, parabéns pela resenha ficou bem transparente e direta, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro ou mesmo a série, mas fiquei curiosa quantos as situações de arrepiar que o grupo vai passar, isso tudo sem deixar pontas soltas
    e dando calafrios na espinha?! Adoro.
    Vou anotar essa dica, quero ler e ficar tão satisfeita quanto você.

    Beijos.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a idéia de ler um livro com palavras de época mesmo !
    Achei muito intrigante e resultado de um grande trabalho de pesquisa do autor.
    Na lista de leitura desde já! 😀

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna.

    Eu tive o privilégio de ler os Imperiais assim que o autor terminou de escrevê-lo e gostei bastante a história, pois M.R.Terci é bastante criativo com suspense e terror. Adorei sua resenha e deu vontade de reler a história. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Não conhecia o autor ou o livro e achei muito interessante! Gostei da temática meio sobrenatural e dos personagens, saber também que a história foi baseada um pouco em acontecimentos reais ajuda no interesse. Gostei muito da arte da capa e com certeza fiquei interessada! Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Oii tudo bem???

    Que capa macabra, infelizmente não me chamou muito a tempo, quando diz que a linguagem é complicada me desmotiva mais ainda. E acabei ficando mais sem vontade.
    Adorei conhecer, é bem diferente do que leio normalmente.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não conhecia esse livro e que ele não faz muito meu estilo, mas fiquei feliz por ele ter te envolvido e surpreendido tanto. Bom demais quando isso acontece. Valeu pela dica, quem sabe me empolgue em algum momento. Parabéns pela resenha e pela foto.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bru.

    Adorei a sua resenha. Não conhecia o livro e nem o autor, mas o fato do livro ser um livro curtinho e ele soube trabalhar perfeitamente e não deixar pontas soltas, já me conquistou aí. O gênero não é algo que estou acostumada, mas se for para "sair da caixinha", sem dúvidas eu leria.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir