[Resenha] Volte para mim, Paola Aleksandra


Título: Volte para mim
Autora: Paola Aleksandra
Editora: Planeta | Selo: Essência (cortesia)
Páginas: 304
Onde comprar: Amazon

“Sempre carreguei muitos sonhos dentro de mim. Alguns deles envolviam um casamento feliz com direito a uma grande cheia de crianças alegres e risonhas – se possível, tão espirituosas quanto minha pequena irmã. Mas esse desejo só surgiu por causa dos meus pais. Foram eles que me ensinaram que uma casa é construída com pedras e madeira, enquanto um lar é edificado no amor e no respeito.”

Volte para mim era um dos livros mais aguardados do ano. Acompanho o trabalho da Paola com o Livros e Fuxicos há bastante e, quando soube que ela estava escrevendo um livro, quis ler imediatamente. Vocês não imaginam minha alegria ao receber, ler esse livro e me encantar completamente com ele mesmo com todas as expectativas.

O ano é 1827 e Brianna Hamilton, nossa protagonista, está de volta à Durham, no norte da Inglaterra, após receber uma carta. Há 11 anos ela fugiu para a Escócia e viveu com seu avô, James Duff, por todo esse tempo. Além de ter abandonado sua família e de eles precisarem suportar essa dor, Brianna esteve longe deles quando eles mais precisaram e, infelizmente, não sabe como será recebida de volta.

“Nós julgamos sem precedentes, guiados por nossas motivações pessoais. Então não tenho dúvida de que todos aqui reunidos – familiares, empregados e até mesmo os moradores da região – irão opinar sobre minhas escolhas. Alguns me olharão torto, outros cochicharão nos corredores e muitos nem se dignarão a me dirigir a palavra.”

Agora, o ano é 1815, Brianna e sua irmã mais nova, Malvina, estão no quarto pedindo para a mãe, Rowena, contar histórias de suas aventuras na Escócia, onde nasceu. As meninas não poderiam ser mais diferentes fisicamente, mas elas sentiam tanto amor uma pelas outras e pelos pais que eram como melhores amigas, por mais que se irritassem uma com as outras.

A história que Rowena conta nessa noite é de como acabou se casando com Brandon Hamilton, um duque inglês, e o acordo que os pais deles fizeram. As meninas, principalmente, Malvina, não pode crer nessa história, pois os pais eram, claramente, apaixonados. Eles demonstram, com essa história, que o amor pode surgir, mesmo após um acordo. As meninas, no entanto, continuam acreditando no amor e no fato de que, um dia, viverão mesmo que eles.

Após um acontecimento no ano de 1816, Brianna foge e retorna apenas 11 anos depois, encontrando uma casa e uma família completamente mudada. Ela estaria certa ao voltar para casa? Poderia superar os erros do passado.


Como disse, estava muito ansiosa para ler esse livro e, felizmente, não me decepcionei em momento algum, ouso dizer que me surpreendi, até.

Uma das coisas que mais me encantou nesse livro foram os personagens, eles foram extremamente bem construídos e, o melhor, humanos. Eles erram, acertam e não são perfeitos, pois ninguém é. Outro ponto que preciso ressaltar é a família da Brianna, apesar de, em sua volta, estarem dispersos, o amor fluí por eles. Eles construíram um verdadeiro lar e foram muito reais.

“(...) A verdade é que não existe pessoa certa ou pessoa errada, mas sim a necessidade de descobrir quem é certo para cada um de nós.”

Brianna é encantadora. Ela é fiel, corajosa, encantadora, amiga e muito apaixonada pela vida. Ela foge para a Escócia, pois precisa se conhecer. Esse autoconhecimento não foi, a meu ver, concluído na Escócia, pois ela aprendeu muito ao voltar para sua casa. Rowena é aquela mãezona que todos gostariam de ter, ela é amiga das suas filhas, apaixonada pela vida, pelo marido, por sua história e pela natureza. Brandon é um homem incrível, ele não dá bola para o seu ducado, ele só quer ser feliz com sua família. Malvina foi uma das melhores personagens do livro, ela é jovem, irreverente e extremamente encantadora.

Agora preciso falar com vocês sobre meu crush da vida: Desmond Hunter. Ele é vizinho da família Hamilton, melhor amigo de Brianna e seu par perfeito – sim, eu acho isso rs. Eu amei esse personagem desde o primeiro momento que ele surgiu e vou continuar amando-o enquanto eu viver.

O desenrolar da história, diferente do que estamos acostumados a encontrar em romances de época, foi bastante diferente, porque a história já começa de uma forma imprevisível. Apesar de as personagens de livros desse gênero serem destemidas e, muitas vezes, à frente do seu tempo, e Brianna ter um pouco disso, sua construção vai muito além disso, ela fugiu de todos para se reencontrar e isso foi bastante inovador.


Ao voltar para casa, Brianna percebe que quase nada é mais como ela imaginava, o antigo mordomo faleceu há bastante tempo, sua mãe está acamada, sua irmã tornou-se uma reclusa e seu pai está constantemente viajando. Ela não acha que vai ser bem recebida, pois seus pais a queriam por perto, queriam que ela não tivesse ido embora, e ela se surpreende com a forma como sua mãe a recebe, sobre como o amor continua fluindo dela e como o passado pode ser esquecido para a construção de um novo futuro.

“— Ora, milady, não tenha fé no futuro, mas no amor que a trouxe até aqui. Nenhuma força no mundo é capaz de destruir aqueles que se amam verdadeiramente.”

O reencontro de Brianna com Malvina é um pouco mais complicado, pois a irmã está bastante reclusa, mas a determinação de Bri e sua força faz com que muitas coisas mudem e voltem, de certa forma, à normalidade. Com o pai, o reencontro é um pouco mais tardio, mas muito emocionante. No entanto, apesar de ter amado o reencontro de Brianna com todas essas pessoas, o que mais me encantou foi seu reencontro com Desmond e o Pie, um cachorro maravilhoso!

A história é narrada tanto da perspectiva de Brianna quanto da perspectiva de Desmond e alterna entre o presente (1827) e lembranças do passado (principalmente 1816). A Paola vai nos contando, aos poucos, o que levou os personagens até o estágio que encontramos no começo do livro, apresentando seus medos, anseios, dramas, brigas e o amor que sentem um pelo outro.

Por ser o primeiro livro da Paola me surpreendi muito com a qualidade de escrita, fluidez do livro e descrição dos lugares e acontecimentos, se você fechar os olhos enquanto lê, consegue, facilmente, se ver na mesma situação e no mesmo lugar como ela faz isso. Com personagens bem construídos e uma história inspiradora sobre amor e laços familiares, Volte para mim é um livro que entrou para minha lista de favoritos da vida.

“—Está em suas mãos, sabia? A felicidade não depende de mais ninguém a não ser de nós mesmos. (...) Então, lembre-se, Bri: onde estiver, lute para construir sua própria felicidade.”

Classificação:

18 comentários

  1. Eu também estou muito ansiosa para ler a história, rs. Conheci o trabalho da Paola com o Livros e Fuxicos recentemente e gostei muito dela. Tenho visto muitos comentários bacanas sobre o livro e sua resenha despertou ainda mais o meu desejo em conhecer a história! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna
    Eu fiquei tão feliz quando descobri que a Paola iria lançar o livro dela, acho que nunca tinha visto uma blogueira chegar a tanto e eu me surpreendo porque ela pode incentivar mais outras a fazerem o mesmo. Ainda não pude ler a história mas vou tentar comprar na Bienal.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bru!
    Estava bem ansiosa por sua resenha. Eu meio que me decepcionei com o livro da Pam, mas acho que com esse aqui vai ser diferente.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é Pam? Que livro é? Qual a relação com o livro da Paola?

      Excluir
  4. Oi, Bru.

    Que resenha lindaaa! Fiquei completamente encantada. Estou muito curiosa com o desfecho deste livro desde o lançamento e saber que o mesmo tem narrativa entre presente/passado já me conquista ainda mais. Como estou lendo aos poucos romance de época, fiquei muito feliz em saber que esse é diferente do que estamos acostumados. Quero ler em breve!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  5. Acompanho o trabalho da autora e adoro, mesmo que ainda não conheço nenhuma de suas escritas e esse livro está na minha lista de desejos, então saber que o livro te surpreendeu me anima, ainda mais por destacar o amor familiar e desenrolar a trama de forma inovadora somente reforça minha vontade de ler esse livro.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna!
    Eu também estou louca para ler Volte para Mim, a Paola é uma fofa e torço muito para seu livro seja um grande sucesso. Ele já está aqui na estante e pretendo fechar a semana com a ele.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna! Tudo bem?
    Eu já tinha visto esse romance, mas confessando com honestidade, não tinha ideia de que ele fosse tão diferente. Uma fuga de casa para viver com o avô na Escócia para se autoconhecer é um plot de uma originalidade desconcertante porque a MAIORIA dos romances de época tem ideias quase sempre muito semelhantes: um mocinho "bad boy" conhece uma mocinha inocente e rola muita água debaixo da ponte até as coisas se resolverem.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Já li tantas resenhas desse livro que ele com certeza irá pular alguns na lista de leitura! Não vejo a hora de ler e conferir a maravilha que todos estão achando dele!

    Beijos
    Carol
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ah, o livro da Paola.. Estou contando as horas pra poder ler! Ale´m dela ser uma fofa, quero muito conhecer Desmond e Brianna, e saber o que a levou a sair, conhecer as terras de seus antepassados e voltar, para sua antiga casa e seu grande amigo, que ao que tudo indica, seu grande amor também. Sua resenha só aumenta a vontade de ler! Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Já li algumas resenhas desse livro e só li coisas boas. Sua resenha é mais uma que me deixou com muito vontade de ler esse livro. Ele já está na minha lista de leitura.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  11. Também já acompanho o trabalho da Paola há algum tempo e quero muito ler esse livro dela para conhecer sua escrita. Fico feliz que ela tenha optado escrever um romance de época pois ela tem várias resenhas desse gênero no seu canal.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Bruna fiquei muito feliz em ler suas impressões. Também adoro a Paola e fiquei muito feliz qnd soube que ela lançaria esse livro. Ela foi muito abençoada porque conseguiu ser lançada pela editora que queria, já que ela lê muitos romances de época e por isso escreve com conhecimento de causa. Esse livro já está na minha lista de desejo 💞💞💞 vou pedir de aniversário 😜😜😜

    ResponderExcluir
  13. Olá Bruna!
    Desde que soube que a Paola ia lançar um livro fiquei bem ansiosa para ler. A capa desse livro é linda e a premissa dele fascinante. Também acompanho o trabalho dela e a acho uma fofa. Espero poder muito em breve ler o seu livro.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bruna! Estou louca para ler esse livro, fiquei encantada com a sinopse e agora depois de ler sua resenha, acredito que realmente vou curtir a leitura... Espero conseguir ler em breve!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, acho que a Escócia está em mim este mês, hahaha. Só li livros que se passam neste país que um dia quero conhecer e as resenhas que tenho lido também tem me levado a desejar ler mais tramas escocesas, no caso desse as aventuras da mãe das meninas se passam na Escócia e por ser seu favorito já coloquei na minha lista de desejos.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna,
    Estou bem interessada nesse romance, amo romances de época e estou precisando atualizar minha lista, sem falar que por ser blogueira e já ter lido de tudo, imagino que a Paola tenha conseguido criar um enredo muito bom.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Ah como fã da Paolo como booktuber, fiquei bem feliz quando soube do lançamento do livro dela. E sendo de um gênero que amo, tenho grandes expectativas que irei gostar. Sua resenha só me deixou mais ansiosa e quero ler para ontem. Adorei e as fotos estão lindas <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir