[Resenha] Procurando Gobi, Dion Leonard


Título: Procurando Gobi
Autor: Dion Leonard
Editora: HarperCollins Brasil (cortesia)
Páginas: 256
Onde comprar: Amazon

“Só sei que procurar Gobi foi uma das coisas mais difíceis que já fiz na vida.
Mas ser encontrado por ela, ah, essa foi uma das melhores coisas que me aconteceu.”

Procurando Gobi é uma autobiografia escrita pelo competidor de ultramaratonas Dion Leonard. Esse livro conta um pouco da história de vida dele, um pouco de seu casamento e muito sobre uma corrida que ele competiu no Deserto de Gobi, onde foi encontrado por uma cachorrinha e onde sua vida mudou completamente.

Dion não teve uma infância muito fácil, seu pai faleceu praticamente em casa e sua mãe não foi muito receptiva com esse acontecimento. Ele sofreu bastante, saiu e casa cedo, passou por várias provações, mas venceu. Acabou poro se casar com Lucja, uma mulher que o apoiou em vários momentos difíceis de sua vida, e, graças a sua veia competitiva, começou a correr maratonas, até evoluir para ultramaratonas.

Antes de continuar a falar sobre a história do livro, vou explicar o que é uma ultramaratona, pois eu não sabia e tive que pesquisar. Ultramaratona é um termo que identifica corridas a pé que tenham distância superiores a 42.195 metros. Além disso, o tempo também define esse tipo de maratona, que costumam durar dias, até.


Voltando à história, Dion estava acima do peso e começou a correr e competir. Após a proposta de um desafio de sua esposa, também corredora, eles começaram a participar de ultramaratonas. Podemos dizer que a corrida mudou a vida em várias camadas após sua chegada na China, um país que não conhece e onde não se sente bem recebido, para participar de uma ultramaratona no Deserto de Gobi. Essa maratona dura sete dias e é dividida em várias partes, ou seja, os corredores correm determinada distância no dia e dormem em um acampamento.

“A fonte do meu nervosismo não tinha sido a jornada até ali e não era saber dos desafios físicos que me aguardavam. Era algo muito, muito diferente. Era a suspeita de que esta poderia ser a minha última corrida e o medo de jamais vencer uma prova – afinal, conseguir uma vitória tem sido a minha única motivação para entrar nessas competições.”

Além dos corredores, uma cachorrinha vira-lata participa com muito afinco da corrida. Ela é muito esforçada e acaba por se apegar ao Dion. Ela corria ao lado dele, mas ele não era amistoso, visto que não queria falar com ninguém e estava extremamente focado em vencer, mas, como não mudar com aquela cachorrinha de olhinhos inteligentes? Ele foi amolecendo, cedendo comida e água para ela, perdendo a vantagem para levá-la no colo em alguns momentos e se apaixonando completamente por ela.

Quando a corrida termina, Dion já está irrevogavelmente encantado com Gobi, nome dado à cachorrinha, e decide leva-la para casa, em Edimburgo. Quando pensamos em levar um cachorrinho de um lugar para o outro não imaginamos toda a burocracia e custo que temos por trás disso e esse livro nos apresenta todas essas questões e nos fazem pensar: Minha nossa! Por que um país que não tem como acolher todos os cachorros que tem por lá não facilita uma família a adotar um deles?


O livro nos apresenta, da perspectiva de Dion, todos os acontecimentos para tentarem trazer Gobi para casa, desde o financiamento coletivo que eles criaram – Tragam Gobi para casa – até o encerramento desse drama.

Assim que esse livro chegou por aqui, tive muito receio de fazer a leitura. Fiquei com medo de não gostar da história e acha-la enfadonha, pois já sabia o final, afinal, estamos falando de uma história verídica e é muito fácil saber o que acontece. É só pesquisar no Google, mas a história vai além da resolução do drama de Dion e Gobi, ela nos apresenta pessoas reais que cometem erros e pessoas que são boas em sua essência e isso foi fascinante.

“(...) Não estávamos trazendo a Gobi para cá por caridade e nem por um ato de grande generosidade. Queríamos trazê-la porque, por estranho que pareçam ela havia se tornado parte da minha família e quando se trata de família, o custo é irrelevante.”

Confesso, entretanto, que apesar de ter achado extremamente fascinante o relacionamento entre o Dion e a Gobi e a apresentação das pessoas que Dion conheceu ao longo de sua jornada, não consegui gostar dele. Eu não conseguia compreender suas atitudes e sentia que ele era meio que sem coração. Claro que tudo vai entrando nos eixos conforme vamos conhecendo sua real história e vendo sua mudança também.

Com relação a Gobi, gente, que cachorrinha inteligente. Eu me encantei com as atitudes dela, fiquei com muita vontade de conhecê-la pessoalmente e extremamente feliz por ver como um cachorro, de fato, muda a vida das pessoas. Isso só me fez amar ainda mais meus cachorrinhos.


Procurando Gobi é um livro inspirador que possuí defeitos, mas que precisa ser lido. Não tenho dúvidas que ele vai encantar e inspirar muitos leitores. E, vocês, gostam de biografias? Já conheciam a história de Gobi? Acham que um cãozinho pode mudar a vida de uma pessoa?

“Se a Gobi me salvou? Não considero que eu estivesse perdido, mas com certeza ela me mudou. Eu me tornei mais paciente e tive de enfrentar os demônios do passado. Ela se somou às coisas positivas da minha vida, que começaram quando conheci a Lucja, e que seguiram quando descobri a corrida. Talvez eu não precise mais disputar provas de longa distância para aclarar o meu passado problemático. Sob muitos aspectos, ao encontrar a Gobi, eu descobri um mais sobre mim.”

Classificação:

21 comentários

  1. Qualquer bichinho pode mudar a vida de uma pessoa sim, ainda mais quando este bichinho chega sem avisar.
    Não conhecia o livro,mas como sou apaixonada por cães, adorei o que li acima e se puder, quero muito conhecer Gobi e sua "família".
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Acho que passo a dica, pois pra ler uma história real eu preciso curtir muito o autor... e não é o caso, rs. Mas eu adoro premissas com animais, principalmente gatos, como eu tenho a minha... Luna ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu quase nunca leio autobiografias, creio que até hoje se eu gostei de uma foi muito. O tema não me agrada tanto, mesmo amando animais.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna. Que história encantadora, geralmente eu não consigo muito ler livros com animais, ainda mais endo histórias reais, não por não gostar deles, mas justamente por gostar demais e ficar com o coração partido quando algo acontece. Fiquei muito curiosa com esse livro, acho que é uma leitura que me agradaria.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Tudo bom?
    Eu não gosto de ler biografia, mas acabei me encantando por essa historia.
    Fiquei apaixonada pela cachorrinha e com certeza os animais são capazes de nos mudar e para melhor.
    Amei conhecer a historia por sua perspectiva.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Desde que vi esse livro em algum canal por aí fiquei com uma vontade enorme de lê-lo. Adoro histórias inspiradoras e, ainda mais, com relação entre humanos e animais. Gosto de ver o desenvolvimento desse amor bonito e sincero. Só me dá mais vontade de ter um cachorrinho, rs.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna, sua linda, tudo bem?
    Eu gosto muito de ler e saber sobre esses exemplos de vida. Mas funciona mais comigo, em uma matéria de jornal ou em um programa de TV, confesso que não paro para ler em um livro. Gostei muito da sua resenha, deu para sentir a emoção pela seu texto.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna,
    Eu comecei a dar uma chance para esse gênero de livro e nã me arrependo. As histórias geralmente são inspiradoras e sempre fico com uma lição positiva que tento aplicar em minha vida. Dica anotada.
    Bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá não conheço o livro e nem a pessoa que foi baseada para escrever o livro mais como não gosto desse tipo de historia vou deixar essa dica passar

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu não costumo ler biografias, raramente elas me prendem, sabe? Mas eu amo livros que têm cachorros! Eles realmente mudam nossa vida e nosso jeito de ver as coisas, são seres especiais! Acho que leria especialmente por conta dessa cachorrinha inteligente. Excelente resenha!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna, eu já vi este livro, achei muito fofo, adoro tudo que tem animais na história. Eu tenho certeza que Gobi roubou a cena neste livro e deve-se a ela o sucesso da obra.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Gosto muito de biografias.
    Imagine correr 42Km só de pensar já canso kkkkkk.
    Muito legal sua resenha, destaca bem os pontos da história. Biografias não são fáceis de se resenhar.
    Dica anotada.
    Até mais

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem o Dion Leonard. Confesso que a única coisa que me levaria a ler esse livro é a relação dele com a Gobi, porque eu amo cachorros. No entanto, eu não sou muito de ler biografias e acho que para me motivar a ler algo do gênero teria que ser o livro sobre uma personalidade que eu realmente admire muito, o que não é o caso dele.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz que, mesmo com algumas ressalvas, você tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Não costumo ler história com animais de estimação, mas só de saber que a história não foi enfadonha, mesmo com o desfecho previsível me anima, mesmo com sua ressalva sobre Dion, então apostando na sua recomendação e a promessa que a leitura pode inspirar e encantar eu deixo a dica anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Bruna, não me interessei pelo livro desta vez, mas que bom que gostou apesar de alguns defeitos

    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  16. Olá, ficou ótima a sua resenha. Eu gosto de biografias e acredito sim que animais de estimação podem mudar a vida de uma pessoa pra melhor (já vi isso acontecer com uma conhecida), fiquei curiosa para ler também e conhecer a Gobi.

    ResponderExcluir
  17. Depois que li Marley e eu eu jurei que nunca mais leria nada similar, e tenho mantido a palavra na verdade. Eu não gosto do gênero e muito menos ler histórias de animaizinhos, não tenho estrutura, rs.
    Mas adorei conferir sua opinião, parabéns. Está ótima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oii! Confesso que eu não costumo ler muitas autobiografias, mas a sua resenha me deixou curiosa para conferir. A história parece ser bem interessante, por conter temas sobre superação e amizade, também fiquei com vontade de conhecer a Gobi haha. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  19. Esses bichichos transformam a nossa vida.
    Fiquei com vontade de conhecer a história dos dois e achei ela uma fofa *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  20. Olá, não costumo ler biografias mas essa parece bem interessante pois tras uma situação totalmente nova.. com certeza leria se tivesse a oportunidade! Obrigada pela dica!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  21. já no início da resenha achei que se tratava de um livro inspirador, não conhecia e vai para minha meta de leitura, sua resenha contribui para que o leitor sinta vontade de apreciar a obra.

    ResponderExcluir