[Resenha] Doce Lar, Tillie Cole - Sweet #1


Título: Doce Lar
Autora: Tillie Cole
Série: Sweet #1
Editora: Planeta | Selo: Essência (cortesia)
Páginas: 320
Onde comprar: Amazon

“É incrível como o som do silêncio pode gritar alto e de maneira incessante, lembrando que você está completamente sozinha no mundo.”

Doce Lar é o primeiro livro da série Sweet e foi escrito pela queridinha Tillie Cole, autora de Mil beijos de garoto. De um lado dessa história temos Molly Juliet Shakespeare, uma jovem estudante de filosofia que acaba de chegar na Universidade do Alabama. Ela é uma jovem que já sofreu muito, perdeu a mãe quando nasceu, perdeu o pai algum tempo depois e, quando tinha apenas a avó, também a perdeu, mas ela é forte e determinada e vai atrás de seus sonhos.

Do outro lado temos Romeo, típico badboy e quarterback da Universidade. Ele está cada dia com uma garota nova e é o mais cobiçado da Universidade, mas sua vida não é tão perfeita quanto parece. Quando o mundo de Rome, seu apelido, e Molly se cruza, há um grande choque de realidade entre eles e muitas coisas acontecem, incluindo um relacionamento bastante conturbado, repleto de altos e baixos e muito, muito amor.

“Fui esperta o bastante para saber que estava me apaixonando por ele para valer, e o constante frio na barriga, o coração acelerado e os incontáveis sonhos eróticos que assombravam meu sono confirmavam isso de maneira enfática.”

Quando vi que a Editora Planeta lançaria mais um livro dessa autora tão querida, quis fazer a leitura quase que imediatamente, mesmo sabendo que uma amiga havia lido e tido sérios problemas com o livro. Eu pensei que os problemas não seriam tão complexos e enraizados na trama, mas estava enganada.

Esse livro é uma releitura de Romeu e Julieta, de Shakespeare, e, como na obra original, a família de Rome não quer que ele fique, de forma alguma, com Molly. Além disso, temos a presença de Shelly, uma jovem que acredita que vai se casar com Rome sob qualquer circunstância e faz coisas inimagináveis.


Como vocês devem imaginar, Molly e Rome são extremos opostos, mas que possuem algo em comum: um passado traumático. Eles teriam tudo – tudo mesmo – para não querer se envolver, mas o amor tem dessas e, se eles se amam, deveriam ficar juntos, mas aí nos deparamos com vários problemas:

- Rome é extremamente estourado e começa a bater nas pessoas por qualquer coisa;
- Ele é extremamente abusivo e quer resolver tudo com sexo;
- Molly, apesar de aparentar ser uma pessoa sensata e inteligente, acaba por se entregar de uma forma que ninguém deveria fazer.

“Eu adorava a forma como ele me controlava, e meu corpo tremia de satisfação a cada ordem.”

Muitas pessoas podem pensar que esses problemas que apresentei são simples e que não são importantes, já que encontramos isso em várias obras do gênero, mas eles são, pois, esse livro é destinado a um público de jovens que estão saindo do ensino médio e entrando na universidade e que, muitas vezes, ainda estão formando suas ideias de vida. E é nesse ponto que encontrei o maior problema da história. 

Início do spoiler: Quando eles estão prestes a ter a primeira noite deles e Rome faz uma pausa para pegar um preservativo, a Molly diz que não quer, pois quer senti-lo sem nada entre eles. É, tenso. Fim do spoiler.

Com relação ao romance entre o Rome e a Molly, além dos problemas que apresentei acima, ele me pareceu bastante forçado, para ser sincera. Eles pareciam se importar apenas com a parte sexual da relação, deixando os reais sentimentos de lado. Além disso, senti que a autora inseriu alguns dramas familiares desnecessários e que só serviram para dar um “Q” de drama na trama.

Como vocês devem ter percebido, Doce lar foi uma leitura cheia de pontos negativos e que, infelizmente, não chegou nem aos pés do que foi Mil beijos de garoto. No entanto, apesar de não ter conseguido me envolver com essa leitura e personagens, não posso dizer que é um livro que não recomendo, pois acho que ele é importante para compreendermos o que não é aceitável, sob nenhuma hipótese, em um relacionamento.

Agora, queria saber de vocês, o que vocês acham que é um relacionamento abusivo? Vocês gostam de livros com essa temática e acham legal viver um relacionamento assim?

Classificação:

17 comentários

  1. Olá, capa desse livro não me atrai muito e me parece pela sua resenha e pelas resenhas que já li dele que o relacionamento do casal não é mesmo muito bacana, especialmente por causa da personalidade do mocinho, então não em animo muito em lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Lá vai eu bancar a advogada do diabo!kkkkkkkk... Não entendo interesse de ler o livro. Não é o tipo de história que me atrai. MAS vou defender a autora (que nem conheço, pois nunca li nada dela), vez que o fato do livro ser destinado para um público jovem que está entrando na faculdade não é empecilho algum. Se fosse um livro escrito para adolescentes de 12, 14, 15 anos ainda ia. Mas jovens que estão entrando na vida adulta já devem ter maturidade suficiente para saber separar ficção de realidade. Para não se deixar influenciar por uma obra literária. Somos seres racionais, pensamos. Temos um cérebro e devemos usá-lo. Não é porque um autor coloca um relacionamento abusivo como algo normal que a pessoa que lê vai desejar algo assim para a própria vida. É absurdo. Daí minha defesa à autora. Não é porque a pessoa que lê vai ser idiota de querer algo assim para a própria vida que a autora não vai direito de escrever livro sobre tais assuntos.

    Quanto ao spoiler sobre a camisinha, volto ao que disse anteriormente. As pessoas aprendem ainda na escola, na quarta série creio (que foi quando estudei o sistema reprodutor, se não estou enganada) a importância de utilizar preservativos quando iniciar uma vida sexual. Meninas ainda crianças são vacinadas contra o HPV e imagino que os pais no mínimo devem explicar à elas o motivo da vacinação. Não vai ser um livro que vai criar a ilusão que sem camisinha não tem perigo. E se a pessoa escolhe não usar, escolha dela. Consequência dela também. Enfim...

    Tinha que defender a autora.rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna,
      Entendo o seu lado e concordo quando você diz que nosso cérebro está aí para ser usado, mas você já viu estatísticas de pessoas que estão em relacionamentos abusivos e que acham isso legal? Eu acho que uma autora inserir isso num livro e ser tratado como "normal" pode influenciar muitas pessoas a não verem que o relacionamento que estão vivendo é abusivo e que isso faz mal.
      Com relação ao preservativo, talvez minha resenha não tenha sido tão clara, a forma como a autora inseriu isso na obra passou a impressão que não usar preservativo é como uma prova de amor então, apesar de entender sua defesa com a autora, como seres pensantes precisamos ver que, nem sempre, as pessoas pensam como nós e fazem bom uso das coisas que aprendem. Elas podem, sim, ser influenciadas e isso não é bom pra ninguém.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Bruna!
    Esse é um daqueles típicos livros estilo "Belo desastre" ou "After" (argh!). Sinceramente, não tenho vontade de ler livros assim, é um tipo de história meio tóxica. Por mais que seja ficção, existe sim uma romantização absurda de relacionamento abusivo em que cada briga se resolve com sexo e que ciúmes é considerado prova de amor. Fala sério, né?
    Ainda bem que sua resenha foi realista quanto à história. Essa leitura não vai rolar pra mim.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Comecei a ler sua resenha e fiquei apreensiva a respeito de seu posicionamento, terminei ela aliviada demais! Quando eu era mais nova eu AMAVA esse tipo de livro, achava o protagonista protetor e romantico, que nada, isso é extremamente abusivo e nao pode de maneira alguma ser normalizado, muito me espanta que nos dias de hoje esse tipo de obra ainda seja publicado sem qualquer ressalva.

    ResponderExcluir
  5. Eita, a capa do livro passa a ideia de um romance meio complicado pra mim, não sei porque. Mas mesmo sendo clichê a história me chamou atenção e a coloquei na listinha! Amo essa coisa de popular e nerd haha
    Beijos
    https://porvarioslugares.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, essa é a primeira resenha que leio do livro e eu esperava encontrar muitos elogios porque lembro que você gostou muito do outro livro sa autora. Que pena que você não curtiu tanto assim a experiencia. Eu abandonei o Mil Beijos de Garoto (me julgue) e confesso que meu interesse por este aqui é nulo. Adorei a sinceridade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bru.
    Você sabia bem que eu queria ler esse livro, mas quando li o que você achou é aquela nossa conversa no grupo referente ao mesmo, minha vontade diminuiu. Por mais que eu amei um Badboy acho que esse não me convenceria ainda mais que ando tão crítica com os romances. Como você sabe confio cegamente em sua opinião. Parabéns pela resenha sincera.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruna,
    eu não li nada da autora ainda. Estou sedenta por "Mil beijos de um garoto" e embora tenha interesse em ler "Doce lar"não estou com muitas expectativas, até porque a sua não é a primeira resenha que levanta tais pontos negativos. Eu sou bem aberta a muitas coisas, mas não tem como não se incomodar com algumas romantizações que estão se tornando cada vez mais comuns em livros do gênero e que de fato podem se mostrar nocivas.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Nunca li nada da autora mas já desanimei dessa leitura pelas suas considerações, rs. Alias, até mesmo do primeiro livro, pois ele ficou muuuuuito famoso na blogosfera e eu não aguentava mais ver resenhas dele, rs. Então, passo a dica dos dois... quem sabe beeem mais pra frente eu dê uma chance? :)

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu adoro essa série, mas entendo que a trama em si não agrade a todos. Também me decepciono com as altas expectativas geradas quando uma série queridinha vem pro Brasil. De todos esse é o que menos me impactou e confesso que meus personagens preferidos são os irmãos Carrillo.
    Espero que nos próximos livros você sinta alguma conexão com os outros personagens.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Olá Bruna!!!
    Admito que até hoje só o "Mil Beijos de Um Garoto" da autora vem me interessado, eu vi o lançamento do livro mas são poucas histórias que remontam a Romeu e Julieta que me atraem e bem essa não é uma delas.
    Realmente voltado para um público jovem esse livro vai acabar trazendo algo que não deveria.
    Parabéns pela sinceridade e espero que se você vim a ler mais da autora que seja mais agradável a leitura!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna, confesso que tinha muito interesse em ler esse livro pra saber qual é da historia... a sua resenha me deixou bem surpresa com o teor do livro pois vi muita gente falando bem e indicando como excelente...

    Quero ler pra ter a minha opnião, mas ja estou em duvida se irei gostar ou nao...

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  13. Bruna lindona ainda não li o livro para falar com mais conhecimento, mas esse pontos ressaltando sobre ele bater, se impor a ela , e ela aceitar me incomodam um pouco, por essa razão estou adiando a leitura. Mil beijos de garoto está em meu coração. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  14. Olá Bru, tudo bom?
    Eu amei tanto Mil beijos de garoto que fiquei com receio de ler este livro e me decepcionar e ler sua resenha só me fez perceber que de fato isso acabaria ocorrendo.
    Esse ponto do spoiler é uma irresponsabilidade sem tamanho e que me irrita tanto que só por aí eu já teria vontade de tacar o livro na parede rs. Com a quantidade de doenças sexualmente transmissíveis a autora deveria ver a irresponsabilidade que tal pensamento transmite, além de deixar a mensagem de que é 'ok' fazer isso.
    Outro ponto que me incomodaria muito é esse relacionamento que parece ser tão abusivo. Esse é outro ponto super perigoso de ser romantizado ainda mais para o público alvo desse livro né?
    Enfim! Amei a resenha super bem escrita (como sempre) e sincera. Não é um livro que pretendo ler e suas impressões só acabaram de me convencer disso.
    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu conheço esse livro, foi lançado tem pouco tempo pelo grupo Planeta de Livros Brasil. Gostei da sua resenha, ficou bem escrita e organizada, também gostei da sua sinceridade sobre a obra.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna,
    Pena que você não gostou do novo livro da autora de Mil Beijos de Garoto. Também achei complicado os pontos que você citou. Gostei muito da resenha porque você conseguiu apontar os problemas do livro de forma honesta sem ser agressiva.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir