[Resenha] O livro do bem - Gratidão, Jéssica Grecco e Ariane Freitas


Título: O livro do bem - Gratidão
Autoras: Jéssica Grecco e Ariane Freitas
Editora: Autêntica | Selo: Gutenberg (cortesia)
Páginas: 224
Onde comprar: Amazon

“As melhores coisas da vida não são coisas.”

Fazer a resenha de um livro interativo já é difícil, mas fazer a resenha de um livro interativo que te fez pensar tanto na vida, nas escolhas e em se tornar algo melhor é algo que parece impossível quando começamos a fazer, torna-se delicioso no processo e, ao final, aumenta nosso amor por referido livro numa projeção exponencial impossível de descrever.

Início minha resenha de O livro do bem – Gratidão com o último parágrafo escrito, pois cheguei à conclusão que não há melhor forma de falar sobre essa obra. Como vocês devem ter percebido, O livro do bem – Gratidão é uma obra interativa que foi desenvolvido pela Jéssica e Ariane, criadoras do Indiretas do bem, um local onde as meninas espalham amor – e é maravilhoso.



Nesse novo livro, as meninas optaram por falar de algo que é um tabu em nossos dias atuais; a Gratidão. Logo no começo elas falam sobre como essa palavra virou moda e como as pessoas a têm utilizado desenfreadamente, mas será que nós conhecemos o seu verdadeiro significado? Será que praticamos a Gratidão de forma correta? É isso que esse livro ensina: o que é gratidão, o que é ser realmente grato e, principalmente, como ser alguém melhor.

gratidão s.f. sentimento experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor, um auxílio ou benefício qualquer.

Partindo desse significado, devemos ser gratos apenas àqueles que nos concederam alguma coisa? Não, meus caros, e aí está o que esse livro nos ensina. Ele nos mostra que a Gratidão está nas pequenas coisas da vida, no dia que o sol brilhou mais forte quando colocamos o pé para fora de casa, ou no dia em que caiu aquela chuva que precisávamos, pois, o tempo estava seco, ou, até, no dia em que algo muito ruim aconteceu, mas não foi o pior.

“Tudo bem não se sentir grato de vez em quando. Não minta pra si mesmo nem force a barra.”

Sempre gostei de me ver com uma pessoa grata, que levanta e se deita todos os dias e fecha os olhos por um segundo ou dois agradecendo pela vida que tem e por todas as bênçãos que recebeu, mas esse livro me fez ver que eu não sou tão grata assim, que tenho muitas falhas nesse quesito, que deixo de agradecer por coisas importantes, por acha-las apenas corriqueiras. Foram pequenos exercícios que as meninas propuseram que me fizeram rever todos os meus 26 anos de vida e tudo o que fiz até hoje, por mim, por quem eu amo e até por aqueles que não amo.

Além de nos ensinar a ser gratos, O livro do bem – Gratidão nos traz uma sensação de paz e leveza de uma forma que não esperamos. Ele contém exercícios de respiração, meditação e até receitas de comidinhas gostosas, que nos mudam de pouquinho em pouquinho e é assim que o mundo tem que ser mudado. Infelizmente, não acordaremos um dia e o mundo será um lugar melhor, não, nós precisamos fazer a mudança, começar com pequenos atos que, por menores que sejam, farão a diferença na vida de alguém e no mundo como um todo.


Termino essa resenha com lágrimas nos olhos e com um desejo louco de entregar um exemplar desse livro para cada ser humano no mundo implorando para que eles coloquem essas palavras e lições em prática. E, você, é grato por o que hoje?

“Você não é uma árvore. Se não gosta de onde está, mude.”

Classificação:

14 comentários

  1. Este é um livro que chegou já trazendo aquele calor no coração. Tenho lido inúmeras coisas positivas, principalmente do quanto este livro tem feito as pessoas pensarem em suas vidas e aprenderem a cada dia, serem mais gratas a elas mesmas e aos demais.
    Espero ter e ler este livro em breve e também deixar meu coração mais quentinho e grato!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Lindo ler coisas assim porque eu mesma falo várias vezes que as pessoas não se acostumam mais a ter pequenos gestos porque se acostumaram com estas coisas de ser independentes e então quando fazemos algo acham que estamos as ofendendo. Mas não, tudo é algo a ser grato.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    O livro parece bem gostosinho, e parece trazer uma boa mensagem, a gente precisa aprender a valorizar certas coisas, curti a premissa, fiquei com aquela coisa de querer ele... hahaha.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna.
    Ainda não tinha tido a chance de ver o interior do livro, mas suas fotos aplacaram minha curiosidade! Adorei a forma como os textos são trabalhados e já tenho planos de dar esse livro de presente para muita gente no final desse ano!!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Acho que preciso ler esse livro. Na verdade, pensando bem, tenho muito mais reclamado do que agradecido nos últimos tempos, e isso não pode ser uma coisa boa.
    Adorei a dica e pretendo ler assim que tiver oportunidade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oiiii,

    Este livro é muito lindo! Queria ter pegado ele, mas acabei perdendo a quota. Fico feliz de saber que a leitura dele é realmente inspiradora é que nos faz pensar em tudo!

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna! Tudo bem?
    A proposta desse livro é tão linda e tão tudo que não consigo achar palavras para descrevê-la! Quero MUITO realizar a leitura porque sei que vou amar tanto que meu coração vai transbordar.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna. Que mágico seria, não é, se todos fizessem a mudança que querem para o mundo e as as pessoas, começando por si mesmos. Que mundo lindo seria. Não sabia da existência desse livro, e fico muito feliz que tenha sido uma leitura tão proveitosa. A gratidão es´tá mesmo em voga, embora eu acredite que poucos saibam de fato serem gratos. Por qualquer pequena coisa que seja boa, ou por aquelas que não sejam muito ruins, como você disse. Vamos praticar e melhorar!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, realmente a palavra gratidão virou "moda" e acaba perdendo um pouco de seu sentido. achei muito bacana esse livro interativos nos fazer refletir sobre ela. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei ler sua resenha.
    Estava curiosa pra saber mais desse livro, legal saber que a longo dessa leitura somos levados a reflexões e a sensação de bem estar e paz se faz presente.
    Vou procurar pra comprar assim que der.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu nunca imaginei que um livro interativo poderia ser tão emocionante e trazer tantas lições, mas que bom saber que esse foi assim para você. Gostei muito de saber que este livro foi tão emocionante para você e que trouxe tantas reflexões.
    Adorei sua resenha e, sem dúvida, vou querer adquirir esse livro também, pois parece que ele contem lições muito interessantes e importantes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tudo bom?

    Eu estou com esse livro aqui e deu uma leve olhada, a diagramação está linda demais! Fiquei babando por cada detalhe. Li algumas páginas e adorei o modo que as meninas abordaram o tema, as dicas, os tutorias. O livro todo é um conjunto de perfeição ❤️

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Essa resenha veio exatamente no momento certo pra mim, estou numa vibe de ler livros de desenvolvimento pessoal e acho que esse tem muito o que me ensinar. Além disso, é extremamente bem feito e bonito. Super anotarei a dica! Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Amei a resenha claro! Sou fã de carteirinha do blog, ig e tudo mais. Você escreve bem, fotografa bem e ainda é uma fofa. Amei a ideia desse livro, parece ser lindo.
    Beijuh

    ResponderExcluir