[Resenha] Despertar, Li Couto


Título: Despertar
Autora: Li Couto
Editora: Coerência (cortesia)
Páginas: 192
Onde comprar: Amazon | Loja da Editora

“Quem ama e expõe seus sentimentos é a pessoa mais forte que existe!”

Despertar é um livro de fantasia nacional com aventura, romance e bastante reflexiva. Ele nos apresenta à história de Paola, uma jovem de uma pequena cidade do interior que sofre de uma anomalia: seus olhos parecem o de um tigre, mas ela não tem conhecimento disso, já que vive em uma casa reclusa sem espelhos.

Ela acredita na promessa que seus pais lhe fizeram, quando a deixaram nessa casa, de que iriam leva-la de volta para casa assim que ela completasse 15 anos de idade, mas tudo muda quando ela ouve seus pais conversando numa noite e dizendo que não irão leva-la de volta para a cidade, pois ela é muito diferente e eles não podem correr o risco de as pessoas a verem. Nesse momento, Paola saí correndo de casa e acaba conhecendo um jovem rapaz, Arthur.

Arthur é filho de um dos empregados da casa e o envolvimento entre eles é praticamente imediato, mas existem muitas coisas em jogo e, o pior, Paola está na iminência de ir embora. É nesse impasse e sofrimento que Paola descobre que seus olhos são uma maldição que foi lançada há muito tempo e que transforma todas as mulheres de sua família em uma espécie de tigre. O livro, então, girará em torno de descobrirmos se Paola conseguirá quebrar a maldição ou se tudo continuará da mesma forma.

“- Já ouviu falar que existem pessoas que parece que você conhece há muito tempo sem nunca ter visto antes a não ser naquele momento, e passa a confiar nelas como se seu coração dissesse: vá em frente, pode se soltar, que não será traído? Foi assim que me senti quando te conheci. – disse Arthur soltando a mão de Paola, que o olhava com carinho.”

Eu sempre amei a capa desse livro e tinha certo interesse em ler esse livro, mas eu não sabia que a leitura seria tão envolvente quanto foi. Comecei a ler esse livro, pois tinha acabado um livro de não ficção e queria uma fantasia leve para ler e foi exatamente o que encontrei nesse livro.

Paola é uma mocinha que incomoda um pouco no começo, pois achamos ela bastante cansativa e se fazendo de coitada, mas, então, ela adquire uma força e determinação que choca e encanta o leitor. Arthur também é um personagem maravilhoso, apaixonante para ser sincera. Aquele príncipe no cavalo branco que toda garota sonha. Eu achei legal a forma como eles se envolvem emocionalmente, apesar de ter achado tudo um pouco rápido demais, mas, também, o livro tem menos de 200 páginas, então, seria bastante complicado prolongar os acontecimentos do livro.


Outros personagens que me encantaram demais e que aqueceram meu coração foi o pai de Arthur e a avó de Paola. Achei eles encantadores, sério. Entretanto, tenho que confessar, que detestei os pais de Paola e até os funcionários da casa, pois eles só desejam a submissão da mocinha e a tratam como se fosse um animal – são uns idiotas!

O desenrolar da história é alucinante e nós ficamos ávidos por saber como as coisas vão se resolver e chocados com a forma como passado, presente e futuro estão interligados. Eu me surpreendi bastante com esse livro. Achei tudo bem construído e bem desenvolvido e meu único problema foi a velocidade como algumas coisas aconteceram. Acho que o livro poderia ser um pouco mais extenso e trabalhar com mais profundidade alguns temas. É uma leitura que indico para amantes de fantasia e aventura.

“É muito mais fácil desistir e fazer o que todos querem, do que ser autêntico, mas te garanto que grande parte das pessoas que resolveram fazer a vontade dos outros ao invés da sua ficou amargamente frustrada e sem saber porque tinha um aperto no preto que nunca cessava, lágrimas que nunca secavam... Tudo isso por ter se deixado levar pela facilidade de fazer o que mandam e não ter coragem para fazer o que se quer...”

Classificação:

15 comentários

  1. Realmente a capa deste livro é uma gracinha! Mas eu ainda não tinha visto ela por aí não!
    Amo nossa literatura nacional e é tão gostoso chegar em um blog e se deparar com resenhas assim, de obras que a gente não conhece e sente vontade conhecer na hora!
    Sou uma romântica e claro que imaginar toda a situação de Paola já fez o coração palpitar.
    Vai para a lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi bru, tudo bem? essa mescla de fantasia e romance de forma reflexiva me agrada e tb gostei da capa. Aliás, a Coerência tem arrasado nas edições. A história parece muito bem desenvolvida e por tudo que vc diz na resenha, acho que vou gostar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Que linda a capa! Ainda bem que a personagem melhora porque se ela fica chata o tempo todo estraga totalmente a leitura e daí já eras mesmo. Ainda é um livro curtinho e não parece ficar entediado mesmo sendo fantasia.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna.
    Ainda não conhecia esse livro e nem curti muito a capa, mas vou confiar na sua opinião e tentar dar uma chance para a história!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá Bruna.
    Que capa MARAVILHOSA! Pela sua resenha já sabemos que não é só uma capa bonita e tal. Uma jovem que nunca se olhou no espelho e que de repente descobre que carrega uma maldição em seus olhos, e que no meio de tudo isso, ainda vai viver um romance. Já quero ler! Dica anotada.
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna! A capa é mesmo muito linda! E eu não fazia ideia de que seria um romance! Achei essa história de maldição e do isolamento da garota muito interessante, e fiquei curiosa pra saber como o romance entre ela e o filho dos empregados da casa vai se desenvolver e como será!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  7. Não gosto muito de personagens vitimistas, mas que bom que Paola mostra a que veio. Apesar de não ser um enredo que me chame atenção eu gosto de histórias alucinantes, então mesmo você achando que poderiam ter aprofundado mais alguns temas, eu anoto a dica.

    Abraços
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna!
    Não conhecia a história, e até achei a premissa interessante, mas com o passar da resenha, algumas coisas que você pontuou me incomodaram, como a velocidade com que as coisas acontecem. Talvez a autora pudesse ter prolongado um pouco mais a história para fazer mais envolvente ainda do que você mencionou que é. Em todo o caso, gostei da resenha e, se surgir uma chance, eu lerei com certeza.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Oii Bruna, tudo bem? Nossa, achei a premissa do livro bem interessante e fiquei curiosa com esse elemento sobrenatural que a autora introduziu à narrativa. Acho que iria gostar da leitura, portanto dica anotada!! Não curti muito a capa, mas isso é o de menos :)


    Beijos!
    https://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não gosto muito de fantasia, mas o fato de ser ambientado no Brasil e de ser autor nacional faz com que eu dê uma chance sem sombra de duvidas.
    Adorei sua resenha e conhecer o livro aqui.
    dica anotada!!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna,
    Já vi muito essa capa por ai e estava curiosa por uma resenha. E ainda bem que a mocinha evolui. Estou louca para ler a história e tirar minhas conclusões. Obrigada pela resenha e amei os quotes.

    Bjos Elis
    http://www.blogandolivros.com/2018/03/sem-folego-abbi-glines-serie-sea-breeze.html?m=1

    ResponderExcluir
  12. Olá, ainda não conhecia esse livro. Achei a capa muito linda. Depois da sua resenha é uma leitura que quero fazer. Achei interessante a premissa da garota com olhos de tigre e sua maldição.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, acompanho pouco os lançamentos da Coerencia. Não curti a capa e pela resenha, não seria o tipo de história que me encantaria. Não consigo me apegar a histórias rápidas ou com um envolvimento rápido demais, porém estou curiosa sobre o final, se ela quebrou a maldição ou não. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bru

    Eu já não curto muito fantasia, fantasia tão curtinha assim, então, me deixa com muito receio. Eu gosto de muita explicação, por isso a maioria dos livros do gênero me irrita, não é porque se trata de uma fantasia que eu tenho que engolir tudo, sabe?
    Mas que bom que apesar das pequenas ressalvas a leitura foi agradável. Fiquei curiosa para saber qual é o motivo da tal maldição!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Confesso que não tinha visto nada sobre esse livro ou a autora por aí, mas que a premissa me deixou curiosa. Será que ela quebrou ou não a maldição? Achei a proposta muito legal, e gostei do fato dele ser mais curtinho. Dica anotada!

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir