[Resenha] Amor Próprio, Renata Ramos


Título: Amor Próprio
Autora: Renata Ramos (cortesia)
Editora: Kindle
Páginas: 49
Onde comprar: Amazon

"Não é preciso morrer para viver!"

Amor Próprio conta a experiência da autora com o mundo das drogas e todo o caminho trilhado para voltar à luz e reviver.

Jess Jane é uma mulher que, hoje, possuí 40 anos de idade e que foi criada em meio a uma família que não lhe deu alicerce e cheia de ciúme no coração. Jess sentia que a família não a amava ou se importava com ela e isso foi um dos pontapés iniciais para que ela entrasse no mundo das drogas e bebidas. Acompanharemos, então, seu caminho até sua libertação desses vícios. 
"Eu precisei quase morrer por várias fezes, entrar em situações de limite a fim de parar e retroceder."

Confesso que quando a autora me contatou para resenhar seu livro, nem de longe imaginei que ele teria esse teor e que me tocaria tanto quanto tocou. Jess começou muito nova nesse universo e se perdeu completamente. É assustador a forma como os vícios dominam uma pessoa, como a fazem perder o sentido e a noção do que é ou quer ser.

Esse livro demonstrou que o vício nada mais é do que uma forma de se esconder dos outros e, principalmente, de si próprio. Viver para usar drogas, para beber ou fumar é só existir, não é viver a plenitude da vida. 
"Agora vejo que me escondia atrás da fumaça do cigarro, ou das drogas, e impedia meus talentos e qualidades de virem à tona, como se o vício fosse uma chave que os mantinha trancados nesse local, escuro, cheio de fumaça, e eles não pudessem sair para ver a luz do sol, desabrochar com o calor... O vício é só a chave..."

O livro, apesar de curto, faz o leitor refletir sobre a vida e ver uma luz no fim do túnel. Eu não tenho nenhum vício como o da Jess, mas conheço pessoas que sofrem com isso e vi que é uma questão de querer mudar e contar com o apoio das pessoas e entidades corretas. 
"Estes escritos são sobre a minha experiência de ter entrado e ter conseguido sair desse mundo, sobre quais as consequências de ter entrado e saído, e a minha visão, sobretudo, a minha ideia psicológica sobre o uso e o término dele."

Amor Próprio é aquele típico livro que enche a gente de medo e de esperança. Façam essa leitura, ela irá surpreender vocês.


Classificação:

17 comentários

  1. Olha gostei, taí um livro que jovens ou não deveria ler. Vou na Amazon conferir.
    E flor da uma corrigida no erro de digitação: ficou fezes em vez de vezes rrrss Beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Realmente, parece ser um livro com uma carga emocional muito grande, assim como os ensinamentos que ele possui. Fiquei realmente curiosa para conhecer essa história, estou anotando a dica!

    Abraços,
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sei lá, tenho uma ideia meio somente minha sobre este assunto de quem entra nesse mundo de drogas. Certamente é fuga, mas a que ponto uma pessoa que se deixou cair nisso pode ser considerada herói ou heroína? Não é o caso de nada que você citou,mas é o comum em todos os casos assim.
    Heróis hoje em dia são os que conseguem vencer a si mesmos, sem precisar irem por este caminho.
    Tenho dois irmãos que trilharam este tortuoso caminho. Um saiu e o outro ainda não :/
    O livro vai para a lista de desejados e espero ter a oportunidade de conferir!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá, achei bem legal a autora trazer em seu livro sua própria historia de superação das drogas e vícios, com certeza pode inspirar outras pessoas a ver uma luz no fim do túnel e se emocionar bastante!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Realmente os vicios dominam a vida das pessoas e destroem tudo que há de bom nelas, eu admiro quem consegue escrever sobre suas próprias experiencias e dores e passar ensinamentos as outras pessoas, hoje o que mais precisamos é de livros assim que nos toquem e nos conscientizem.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Que capa mais linda desse livro e certamente a estória não fica atras! Fiquei interessada nesta estória de superação, já que quem entra por esse caminho, dificilmente consegue sair. Dica anotada e adorei sua resenha!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A citação postada por você me chamou bastante a atenção, a capa não me atrairia mas certamente essa citação seria suficiente, a autora fez mais do que bem em te contatar, já ganhou uma outra leitora porque certamente irei procurar mais sobre a obra.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas fiquei com vontade de conhecer desde a primeira linha da sua resenha. Mesmo sem ter lido ja fiquei me perguntando, que livro é esse ? Quero muito ler ele pra ontem :)

    Beijos,
    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Poxa que bacana a autora conseguir colocar em seu livro uma experiência tão profunda e particular o que não é pra qualquer um. Que mais pessoas tenham contato com essa leitura e consigam extrair as reflexões que essa obra proporciona.
    Uma ótima indicação que me agradaria a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia esse livro. Adorei a dica porque gosto muito de histórias de superação e que falam disso de maneira realista. Dica anotada =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Ah, eu adoro esses livros que são curtinhos, mas que ao mesmo tempo nos fazem refletir sobre algo. Não conhecia esta obra ainda, mas adorei conhecer. Ótima resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bruna. Não conhecia a obra e mesmo não sendo um livro que eu compraria, acho que a leitura deve ser interessante e que pode ajudar algumas pessoas também. Gostei de ler a sua resenha e saber a sua opinião sobre a obra.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Não conhecia a obra, mas adoro livros que nos ajudam a refletir sobre a vida, e sobre temas que estão no cotidiano. Adorei e a sua resenha só me deixo mais curiosa ainda.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Pelo que entendi o livro é baseado em fatos reais, pela própria experiência da autora nesse universo. Bem, deve ser bem real, bem cru quanto a veracidade da realidade desse mundo, e confesso que esse é o fato que me faz ter interesse pelo livro. É a primeira vez que leio algo sobre ele, achei interessante.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Acho que eu não leria, mas a temática do livro é muito interessante!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oii.
    Parece ser uma leitura bem gostosa, ainda não conhecia, mas já vou procurar para comprar. Com certeza já está na minha wist list.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do livro. Realmente para todas as idades. Um livro que te ensina muito sobre o que realmente é viver. Parabéns.

    ResponderExcluir