[Resenha] Os criadores de coincidências, Yoav Blum

Título: Os criadores de coincidências
Autor: Yoav Blum
Editora: Planeta (cortesia)
Páginas: 320
Onde comprar: Amazon | Saraiva

“A confiança e o amor andam juntos. Esses dois sentimentos somam suas forças, andam de mãos dadas, sempre foi assim.”

Os criadores de coincidências entrou na lista preciso ler assim que ele foi lançado e todos que liam começaram a falar bem dele. É um best-seller escrito pelo israelense Yoav Blum e ele conta com uma premissa completamente inovadora: a existência de pessoas que criam coincidências em nossa vida.

A trama foca na vida de Emily, Eric e Guy – principalmente Guy. Os três trabalham para uma organização supersecreta criando coincidências. O trabalho deles é criar situações que funcionarão para um bem maior. Por exemplo, derrubar café em cima do homem que será seu marido. Começar a escrever poesias, pois será um grande nome do gênero, entre outras coisas.

Tudo vai bem, eles têm personalidades diferentes, recebem missões e as cumprem, mas Guy, ao ser convocado para uma missão que foge da sua alçada, decide seguir o coração ao invés da razão e muitas coisas acontecem.


Optei por falar pouco desse livro para deixar o fator surpresa – essencial nessa obra – falar mais alto e pegar o leitor de jeito como me pegou. Quando falo com minhas amigas sobre esse livro associo ele a andar numa rua com buracos. Você pega o embalo, velocidade e está curtindo a leitura, mas aí surge um buraco, te dá um tranco e faz parar. Foi exatamente assim que me senti ao ler esse livro. Ele começou frenético. Li mais de 100 páginas e nem percebi, depois perdeu o embalo e foi se arrastando, até retomar o fôlego e me tirar o chão.

Guy, de cara, me pareceu um personagem frio que sempre optou por seguir uma linha e obedecer, Eric é aquele tipo de personagem que se sente, tudo que ele faz é melhor e está sempre por dentro de tudo e Emily é a mocinha da história, forte, determinada, mas não destemida, ela guarda alguns segredos que são fundamentais para o bom andamento do livro. Os três juntos se completam – é uma pena que apareçam tão pouco juntos.

O desenrolar da história foi surpreendente e, ao final, eu não sabia o que pensar, só queria reencontrar meu chão. O Yoav me pegou de um jeito que nenhum outro autor fez! Além de uma narrativa em terceira pessoa que, em alguns momentos conversa com o leitor, o livro contém trechos dos materiais de estudo dos Criadores de Coincidências e as coisas demonstradas nessas partes fazem total sentido, pois estudam demais a mente do ser humano.

Os criadores de coincidências é um dos livros mais inteligentes que já tive a oportunidade de ler e um thriller improvável sobre pessoas invisíveis que mantêm as engrenagens do acaso girando e que me fez pensar sobre todas as coincidências que já aconteceram em minha vida e que é bem plausível que exista alguém que faça isso por mim. É uma leitura que vai pegar o leitor de jeito e que merece ser feita.


Classificação:

11 comentários

  1. Como não conhecia o livro, estou aqui encantada com tudo que li acima! Nunca pensei por este lado, em pessoas invisíveis que meio que mexem as engrenagens para mover nossas vidas e conduzir nossas histórias!
    Vai para a lista de desejados com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não consegui ler, mas pretendo em breve.
    Também encontrei vários elogios e a sua resenha me deixou mais animada pela leitura.
    Amo essa discussão sobre destino e coincidência rs

    Feliz ano novo
    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Sou apaixonada por thrillers e adorei a premissa desse, acredito que posso gostar bastante quando eu for ler. ADorei sua resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  4. Oiie
    A ideia é brilhante e amei tudo isso. Pretendo ler em breve, minha lista está toda atrasada. Vou repor ano que vem kkkkk Ótimo post ^^

    ResponderExcluir
  5. Adorei a idéia é conhecer um autor novo. Já o coloquei em minha lista.

    ResponderExcluir
  6. Oi bruna, não conhecia o livro e agradeço sua indicação, pois é o tipo de livro que eu costumo gostar. Não sou muito de acreditar em coincidências, e isso me interessou no livro
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a obra, na verdade, já tinha visto, só não sabia do que se tratava, e gostei bastante, com certeza vou querer ler! Feliz ano novo, muitas realizações e boas leituras! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu tô apaixonado pela proposta do livro, pra ser bem sincero. Adorei tudo e acho que vou procurar ele imediatamente. Já entra na fila de leituras haha Valeu pela dica :)

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Uau bem bolado essa história hein... Me deixou curiosa em descobrir mais sobre esses personagens e todas as coincidências que nos acontecem no cotidiano.

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Não conhecia este livro ainda, mas lendo tua resenha fiquei bem curiosa pra ler... A proposta é bastante interessante. Ótima resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nossa com essa capa jamais imaginaria que o livro tivesse uma pegada tão boa.
    Livros com esse desenrolar com surpresas e mistérios me deixa animada pra leitura.
    Vai pra lista certamente.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir