[Resenha] Trevas, Thaylane R. Ramos - Entre Mundos #4

Título: Trevas
Autora: Thaylane R. Ramos (cortesia)
Série: Entre Mundos #4
Editora: Independente
Páginas: 411
Onde comprar: Amazon

Li todos os outros livros da série para entender o futuro e os perigos que cercam a vida de Isabelle. Afinal, ela não é um fracasso como todos pensavam que fosse. Eu amo fantasias e descobri a minha paixão nesse e o por que não me canso de ler e reler livros apocalípticos e mitologia de anjos.
Ele podia resistir a tudo, menos ficar longe dela. Sabia que a segurança da garota era o que mais importava, mas aquele vazio, aquela dor, não era certo, ela estava sofrendo, ele estava sofrendo. Como pôde não ter percebido antes o perigo que Isabelle corria em sua própria casa? Que tipo de anjo ele era? É claro que jamais poderia compor a guarda novamente, ele era um fracasso!
Mas uma descoberta fará tudo mudar, então o problema nunca foi ele, o plano era muito maior do que pensava. O Apocalipse está chegando e não há nada que ele possa fazer, exceto salvá-la. Quem estaria por trás do extermínio da humanidade? E o que Isabelle tinha a ver com tudo isso? Ele tinha sido traído, de novo, e agora não podia mais confiar em ninguém.
Pode conter spoiler dos livros anteriores.


Damian é o nosso anjo caído e no livro anterior a este, ele abriu mão de Isabelle e tomou a decisão de deixá-la. Tudo isso para proteger  a jovem, mas ela acabou com o coração destroçado e desolado. O que ele não sabia era que fazendo isto, estava deixando ela a mercê de uma legião de anjos caídos, porque a noticia corria de forma rápida. Damian descobriu a mais de um mês que ela era filha de Azazyel e a chave para abrir as portas do inferno para Lúcifer. Ele sabe que o apocalipse está próximo e não há como impedir. Seu amor por Isabelle é muito maior e ele precisava proteger do inimigo e não deixar que nada aconteça.
As terras quentes daquele lugar aumentavam a sede daquele povo sem esperanças, a terra parecia esquecida, uma vez dita santa.
Por outro lado, Isabelle decide seguir o curso de sua vida em sua antiga cidade na tentativa de esquecer Damian e amenizar as dores do seu coração destruído. As coisas pioram quando as aulas da universidade estão prestes a começar. Quando ela decide voltar para o seu lar encontra uma cena terrível: seus pais mortos pelos seus inimigos. Revoltada com a situação ela, o extinto de vingança fala mais forte e ele irá atrás dos culpados. Algo muito maior está prestes a acontecer em sua vida e Damian fará de tudo para mantê-la segura. O pior de tudo é que os anjos tentam colocar a culpa da morte dos pais de Isa em Damian. Será que o amor falará mais alto?

Fiquei encantada com a série porque há uma mistura de mitologia de anjos com mitologia grega. Nós também sentimos uma nostalgia ao perceber que a autora articula muito bem o enredo quando os feiticeiros são colocados em cena junto aos deuses gregos. O cenário de guerra é muito forte neste último livro e me senti uma personagem da estória. Não sabia de qual lado ficar, se ao lado de Damian ou de Isa, pois ambos tinham motivos para proteger um ao outro, mas mesmo assim se distanciaram por uma série de acontecimentos.
Ele já não aguentava mas aquela dor, tudo isso era demais, já havia se passado um mês. Onde ela estava? Será que estava bem? Será que sentia a sua falta, assim como ele sentia a dela?
Outro ponto interessante é que Isa ganha de fato seu papel na obra. Ela passa de paciente e autora das suas ações. Não é mais Damian que toma as decisões, mas sim ela, porque a todo tempo sua sede para vingar a morte dos seus pais fala mais alto. Claro que em alguns momentos ela chega a assinar a sua sentença de morte em meio a seres tão mais poderosos que ela. Por outro lado, algo estava oculto nela e foi liberado com aquela cena terrível dos seus pais. 
Ele tinha razão, nunca deveria ter chegado perto de Isabelle, agora ela estava correndo o risco de ser morta pelo próprio pai ao pequeno estalar dos dedos de Azazyel, e ele não podia fazer nada quanto a isso, o que faria?
Apesar de vários cenários e detalhes, não é tão difícil entendermos a narrativa. Em muitos livros de fantasia nós temos uma série de capítulos que descrevem detalhes sobre o enredo e os personagens, mas a Thaylane tornou o enredo muito fácil de ser lido. A escrita dela é gostosa e nos faz querer desvendar o desfecho, mas nada é previsível.

Uma obra que me surpreendeu por ser escrita por uma autora brasileira, não que haja preconceito. Mas são poucos autores que conseguem amarrar tão bem todos os pontos. Os personagens são muito bem desenvolvidos, os cenários são bem detalhados e construídos. A linguagem é simples e ao mesmo tempo voraz, por nos fazer desejar ler mais e mais. 

A obra como um todo é ainda mais interessante porque acompanhamos os pontos de vista de vários personagens, e isso é louvável em se tratando de um cenário de guerra. Fiquei empolgada demais por imaginar essas cenas apocalípticas. Então se você curte fantasia e uma mitologia muito bem construída é o livro ideal. Não deixem de conferir essa obra maravilhosa e muito bem escrita e amarrada.

Classificação:

12 comentários

  1. Olá
    Ainda nao tinha lido nada a respeito dessa série e por ser o volume quatro me vi meio perdida quanto a premissa principal. De qualquer maneira, fiquei bem curiosa e pretendo conferir as resenhas dos títulos anteriores para me situar mais. Adoro quando há pontos de vista de diferentes personagens. Que bom que a obra te surpreendeu. E acho ótimo que seja um nacional
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda, não sei em qual pedra me escondi, mas não conhecia a série e fiquei bem curiosa com essa mistura de anjos e mitologia grega, que particularmente adoro. Vou já procurar os outros livros e acho que será uma leitura que funcionará bem pra mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi! Não conhecia a autora e achei a premissa do livro bastante interessante.
    Quando li a trilogia Halo prometi para mim mesma que nunca mais leria histórias sobre anjos e demônios rsrs Isso porque achei melosa demais e acabei detestado o tema. Mas com o passar do tempo retornei a assistir Supernatural, e essa parte da mitologia sobre anjos caídos retomou meu interesse. Quando é algo bem desenvolvido e não muito dramático começo a gostar mais :) hehe
    Ótima resenha! Obrigada pela dica :*

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha. Parece ser um bom livro.

    ResponderExcluir
  5. Oii!!!
    Tenho amado os novos autores brasileiros e tenho certeza que também gostaria dessa autora.
    Misturar a mitologia dos anjos com a mitologia grega deve ter sido algo difícil, porém atrativo. Fiquei bastante curiosa!
    Vou procurar conhecer melhor!!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Acabei pulando a parte dos spoilers porque li a sinopse e me interessei, quero ler e me surpreender assim como você! Eu não conhecia essa série mas acho que esse lance de sinopses misteriosas funcionou perfeitamente comigo, sinto-me curiosa e essa capa é tão bem trabalhada em detalhes.

    ResponderExcluir
  7. Ai, meus deuses!!! rsrsrsrs
    Muito obrigada por essa resenha maravilhosa, adorei!! Fico muito feliz que tenhas gostado assim dos livros. Essa mistura entre os mundos, crenças e ideais era o meu maior desafio durante a série, mas também foi aquilo que mais gostei de desenvolver na história, fico muito feliz que tenhas apreciado *--*

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha! Eu ainda não conhecia esse livro ou os anteriores mas já deu para ver que é uma saga de tirar o folego! Eu particularmente gosto muito do tema anjos caidos, então fiquei muito interessada nada historia. Com certeza está na listinha.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu estou super curiosa em começar essa série, com certeza será uma das minhas próximas leituras. Achei super legal você salientar que a autora conseguiu amarrar todas as pontas, porque é realmente uma coisa difícil de ver nos livros brasileiros de fantasia. Sua resenha me deixou super animada para começar a leitura!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu adoro livros com essa temática de anjos caídos, sempre estou a procura de um novo para ler a ainda não conhecia esse.
    Fiquei feliz em saber que a autora soube amarrar bem todas as pontas e deixar a história bem ambientada e interessante, é completamente triste quando gostamos do livro mas ficam detalhes pra trás

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a autora e, consequentemente, sua[s] obras. A capa é bastante bonita, mas a sinopse desse em particular não me agradou. Não li dos anteriores a esse é claro e provavelmente por isso que me tenha ficado sem sentido!

    Claaaro que ao ler "anjo caído" e "Lucifer" minha atenção já foi chamada, huahuah!

    E com mitologia grega, aiai! Agora quero ler essa série!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Quero muito ler essa série e para não receber spoiler pulei para a sua avaliação final.
    Eu amo quando as fantasias são bem amarradas e bem construídas. Acredito que essa série irá entrar no roll nas minha favoritas, tem tudo para isso: mitologia, guerras, cenários e acontecimentos bem descritos.
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir