quarta-feira, 7 de junho de 2017

[Parceria] Faro Editorial

Olá pessoal, como vocês estão?

Hoje estou um pouco sentimental porque estou extremamente feliz. Quando pensei em criar o blog nunca imaginei que chegaria onde estou e isso me deixa muito feliz, pois vi que não desisti dos meus sonhos nem de crescer. Óbvio que esse mérito não é apenas meu, ele é de todos que fazem o blog continuar andando, de vocês, leitores queridos, que estão sempre aqui acompanhando o que escrevemos e conversando conosco... enfim, esse mérito é nosso e, por isso, não posso deixar de compartilhar com vocês.

Na última segunda-feira saiu o resultado da Faro Editorial, uma editora que admiro há muito tempo, e, para minha imensa surpresa, o blog estava entre um dos selecionados, vamos conhecer um pouco mais sobre a editora e alguns de seus títulos?


Faro Editorial: a incansável busca de oportunidades e talentos

No universo das Ciências Humanas, em especial, na edição de livros, um tema, uma escola, época e estilo não perduram por muito tempo. Nesse ambiente em constante transformação é preciso ter “faro” para escolher e lançar o melhor. Esta poderia ser uma boa explicação para o nome da editora. Mas não é o motivo. Na verdade, Faro é o sobrenome dos avós italianos do Pedro Almeida, editor já com longa e consagrada carreira no segmento de livros, tanto dentro de grandes e pequenos grupos. Pedro agora se associa a Karine Pansa e Diego Drumond para lançar uma nova editora.

Os três sócios e colaboradores somam expertises diferenciadas e complementares para oferecer novidades ao seu público-alvo – adulto e jovem — e também atrair novos leitores.

A movimentação na área editorial, acreditam, segue na maior parte das vezes caminhos geralmente conhecidos, privilegiando gêneros e autores consagrados em detrimento de ousadias literárias, por isso há muitos grupos potenciais de leitores não atendidos pela oferta de lançamentos, “pelos eventos literários, pelas premiações, pelos investimentos de toda a sorte que se oferece para o universo do livro no Brasil”, define Almeida.

A Faro Editorial, nasce também com um selo específico, a Edição Limitada, para atender a essa demanda latente, levando ao mercado desde títulos clássicos — produzidos com requinte artesanal e tiragens limitadas de colecionador — enquanto se encarrega das obras de autores best-sellers e clássicos, alguns já conhecidos nacional e mundialmente e outros ainda em busca do reconhecimento e público.

Formar público leitor e descobrir talentos literários não é novidade na trajetória profissional dos sócios: Pedro de Almeida destacou-se nessa matéria, enquanto Karine Pansa dedica-se a dar fôlego a novos negócios e Diego Drumond já se notabilizou por criar e inovar em formas de dar acesso a mais leitores aos livros, fazendo-o chegar a lugares onde o mercado tradicional não alcançava.

Os sócios:

Pedro Almeida

Jornalista e Professor de Literatura, com curso de extensão em Marketing pela Universidade de Berkeley. Experiência profissional de 23 anos atuando na gestão de editoras de pequeno e médio porte e de Publisher em editoras de grande porte, nas áreas de ficção, não-ficção e auto-ajuda, tendo realizado diversos projetos nacionais e internacionais.

Atuou como editor para as seguintes editoras: Madras; Landmark; W11 editores; Editora Francis, Ediouro, Novo Conceito, Leya, Lafonte e Saraiva. E como editor associado para Arx; Caramelo e Planeta. Escreve regularmente para o Publishnews, coluna: Leia antes de ver, sobre o mercado editorial.

Karine Pansa

Administradora de Empresas formada pela Fundação Armando Álvares Penteado-FAAP, São Paulo, é sócia-diretora da Girassol Brasil Edições e atua há 22 anos no mercado editorial.

Tornou-se a segunda mulher presidente da Câmara Brasileira do Livro em fevereiro de 2011, depois de exercer na CBL o cargo de diretora estatutária e ter sido responsável por projetos como o Minha Biblioteca, que anualmente beneficia 500 mil alunos da rede pública da cidade de São Paulo.

Em outubro de 2012, foi eleita integrante do Comitê Executivo da IPA (International Publishers Association), com mandato de 3 anos. De 2011 a 2013 foi presidente do Instituto Pró-Livro (IPL), cuja missão é desenvolver ações voltadas a transformar o Brasil em um país leitor. Em fevereiro de 2013, foi reeleita presidente da CBL por mais um mandato de 2 anos.

Diego Drumond

Formado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Marketing e Vendas, atua na área editorial há 19 anos, acumulando experiências ao dirigir negócios nos mais diversos segmentos do mercado, desde os comercialmente focados em programas governamentais aos que se dedicam a livrarias, bancas, supermercados, assinaturas, feiras, pontos de conveniência, catálogos e porta a porta.

Formou e coordenou equipes editoriais, comerciais, logísticas, de produção gráfica, financeiras, de marketing e administrativas em empresas de médio e grande porte. Abriu negócios e iniciou licenciamentos nacionais e internacionais de livros, revistas, cursos, filmes e marcas. Representou e projetou empresas e selos no mercado, desenvolvendo e aplicando suas estratégias institucionais, em clientes, associações de classe, órgãos governamentais e regulatórios.

Foi diretor da Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares), atualmente é diretor da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e presidente da ABDL (Associação Brasileira de Difusão do Livro).

Alguns títulos da editora:

Título: O Escravo de Capela
Autor: Marcos DeBrito
Onde comprar: Amazon | Saraiva
Sinopse: Durante a cruel época escravocrata do Brasil Colônia, histórias aterrorizantes baseadas em crenças africanas e portuguesas deram origem a algumas das lendas mais populares de nosso folclore.Com o passar dos séculos, o horror de mitos assustadores foi sendo substituído por versões mais brandas. Em “O Escravo de Capela”, uma de nossas fábulas foi recriada desde a origem. Partindo de registros históricos para reconstruir sua mitologia de forma adulta, o autor criou uma narrativa tenebrosa de vingança com elementos mais reais e perversos. Aqui, o capuz avermelhado, sua marca mais conhecida, é deixado de lado para que o rosto de um escravo-cadáver seja encoberto pelo sudário ensanguentado de sua morte. Uma obra para reencontrar o medo perdido da lenda original e ver ressurgir um mito nacional de forma mais assustadora, em uma trama mórbida repleta de surpresas e reviravoltas.

Título: O Verão em que Tudo Mudou
Autores: Vinicíus Grossos, Gabriela Freitas e Thaís Wandrofski
Onde comprar: Amazon | Saraiva
Sinopse: A vida às vezes guarda inúmeras surpresas. Sem avisar, ela muda de direção. Na hora você não entende, já que “tudo parecia estar bem”. Então percebe que havia sinais.... um sentimento, uma lembrança, um fato que parecia bobo, mas não era... É quando a gente entende que todo o caminho estava errado, que nada fazia muito sentido. Pelo menos, pra você. Fred sente-se absolutamente comum diante de um mundo com tanta gente especial. Lavínia, ao alcançar aquilo que parecia um sonho, algo pelo qual tanto lutou descobre que a nova conquista nunca foi realmente um desejo seu. E Sol, sem perceber, vive sempre à espreita, desconfiada, em constante alerta, tentando controlar tudo ao redor, na esperança de não se ferir novamente... Mas que controle podemos ter diante de tudo? Três jovens, de cidades distantes, com diferentes realidades, descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas: complexo, difícil, libertador.Três histórias que se cruzam, no exato momento em que se coloca, diante de cada uma delas, uma exigência capaz de definir algo para o resto de suas vidas.

Título: A Garota do Lago
Autor: Charlie Donlea
Onde comprar: Amazon | Saraiva
Sinopse: ALGUNS LUGARES PARECEM BELOS DEMAIS PARA SEREM TOCADOS PELO HORROR...
Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada.
Duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso.
E LOGO SE ESTABELECE UMA CONEXÃO ÍNTIMA QUANDO UM VIVO CAMINHA NAS MESMAS PEGADAS DOS MORTOS...
E enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado...

Título: Horror na Colina de Darrington
Autor: Marcus Barcelos
Onde comprar: Amazon | Saraiva
Sinopse: Em 2004, Benjamin Simons deixa o orfanato em que viveu desde a infância para ajudar alguns parentes num momento difícil: com sua tia debilitada e o tio trabalhando dia e noite, precisavam de alguém para tomar conta de sua prima Carla, de apenas cinco anos de idade.
No entanto, certa madrugada, a tranquilidade da colina de Darrington é interrompida por um estranho pesadelo, que vai tomando formas reais a cada minuto. Logo, Ben descobre-se preso numa casa que abriga mistérios, onde o inferno parece mais próximo e o mal possui uma força evidente.
Passaram-se mais de 10 anos. Isso tudo aconteceu quando Ben estava com dezessete anos, e foram experiências das quais ele preferia esquecer completamente…
Mas aquele passado o acompanha de perto. Ben sente que precisa voltar e sabe que, ou desvenda tudo ou sempre viverá com medo. Então, ele decide contar, e traz numa narrativa angustiante e rica em detalhes tudo o que viveu e todas as batalhas impensáveis que travou para tentar manter a si próprio e a jovem prima em segurança. E se descobre no centro de uma conspiração capaz de destruir até a sua própria sanidade.
Onde termina o inferno e começa a realidade?

Quem me conhece sabe o quanto gosto dos títulos lançados pela editora, então, podem imaginar minha felicidade.

Mas, além de apresentar essa parceria maravilhosa, estou aqui para convidá-los para os eventos de lançamento que a editora:


O Escravo de Capela, no Rio de Janeiro, hoje, dia 07 às 18:30h, na Livraria Saraiva no bairro do Botafogo.


O Escravo de Capela, em São Paulo, no dia 08 às 18:30h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

O Verão em que Tudo mudou, em Campinas, interior de São Paulo, no dia 24 de junho às 17:00h, na Galleria Shopping.

O Verão em que Tudo mudou, em São Paulo, no dia 25 de junho às 17:00h, no Mooca Plaza Shopping.

Se eu ainda morasse em São Paulo, compareceria aos dois eventos que acontecerão por lá, mas não moro e não tenho como viajar, então vocês, queridos, que podem ir não percam essa oportunidade, pois os eventos serão maravilhosos.

Enfim, esse post já ficou enorme e gostaria de dizer, mais uma vez, obrigada Faro por acreditar em nosso trabalho e obrigada leitores por fazerem nossos sonhos tornarem realidade.

Beijinhos,

18 comentários:

  1. Olá!
    Já li Horror na Colina de Darrington e adoreei! Foi o meu primeiro contato com o terror e curti bastante.
    Estou bem curiosa com A Garota do Lago! Já está na wishlist :D

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Parabéns pela parceria! Tenho muita vontade de conferir, desses títulos que você citou, a garota do lago e O verão em que tudo mudou. Boas leituras e que a parceria seja muito produtiva.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Olá!parabéns
    É maravilhoso quando temos reconhecimento de nosso trabalho
    Quero muito ler o verão em que tudo mudou da editora.
    Espero poder conferir tuas resenhas

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sou igual a você quando fala que não esperava chegar onde chegou, esse ano de 2017 está sendo tão incrível para mim que fico em êxtase de felicidade. Eu fui uma das selecionadas para parceria também e ainda não acredito completamente, parece um sonho! Fico bem triste de não morar em SP pra não ir aos eventos :/
    O pouco contato que já tive com a editora desde que entrei no grupo de parceiros foi maravilhoso! São atenciosos e bem carismáticos, impossível não se apaixonar. Enfim, fico MUITO feliz que tenha passado, o seu blog merece 💙
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna,
    meus parabéns pela parceria, você merece todo o crescimento do blog, afinal eu sei bem o quão árduo é o trabalho de uma blogueira. Eu nunca li nada da faro, mas tenho acompanhado as ótimas publicações dos últimos tempos e espero mudar isso em breve, vou ficar esperando as postagens aqui para que dessa forma eu possa conhecer melhor o catálogo da editora e quem sabe virar cliente. Desejo muito sucesso a parceria e que muitas outras continuem a surgir.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna!

    Primeiramente quero parabeniza-la pela parceria! Desejo muito sucesso!

    Também fui escolhida e assim como você estou imensamente feliz pela oportunidade! Adorei conhecer um pouco mais sobre a editora nesse post, dentre os livros que citou tenho muita vontade de ler "A Garota do Lago" amei a sinopse, estou muito curiosa!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bruna. Tudo bem?
    Impossível não começar parabenizando pela conquista. E é isso aí, continue acreditando nos seus sonhos e permaneça perseverante, pois muitas conquista boas ainda vão vir.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre a editora e sobre alguns livros dela. Estou a um tempo querendo ler "Horror na Colina de Darrington", mas agora fiquei apaixonado também por "O Escravo de Capela". Achei a história bem interessante e a produção gráfica incrível. Parabéns novamente e sucesso sempre.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente parabéns pela parceria com a Editora Faro! Que seja muito promissora.Já tinha ouvido falar na editora, mas n possuo nenhum livro deles. Me interessei bastante pelo "O verão que tudo mudou".

    Lhe desejo sucesso e que venham mais parcerias!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Parabéns pela parceria!!
    Muito sucesso para vocÊ e seu blog, muito merecido!
    Desses títulos mencionados, quero conferir A Garota do Lago, pois a capa e a narrativa me chamaram muito a atenção!

    ResponderExcluir
  10. Olá Bruna,

    Parabéns pela parceria. Eu não sabia que a Faro produzia edições limitadas de livros para colecionador. Achei o livro Horror na Colina de Darrington com uma premissa muito interessante e acho que faria o meu estilo. Meus parabéns pela parceria, o mérito realmente é de vocês.

    Beijos e obrigada pelas dicas
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela parceria!
    Acho a Faro uma das melhores editoras na questão dos livros que trazem, principalmente no gênero de terror, sou louca pra ler a série de zumbis daquele autor nacional e fiquei completamente apaixonada em Escravo de Capela também.
    Espero que a parceria seja boa pra ambos e que tenhamos várias resenhas por aqui ;)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela parceriaaa!
    Que seja maravilhosa e, claro, repletaaa de ótimas leituras. aguardo suas resenhas, principalmente a de A Garota do Gelo e de O verão em que tudo muda. <3

    ResponderExcluir
  13. Oie! Tudo bem?

    Parabéns pela parceria, eu renovei com a Faro e estou muito feliz como você! É uma editora ótima e não estou puxando o saco, admiro demais o trabalho do pessoal com ela, e é cada livro um melhor que o outro!

    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Primeiramente meus parabéns pela parceria! a editora tem livros maravilhosos e tenho certeza que você vai aproveitar bastante a parceria. Te desejo ótimas leituras e muitas resenhas!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Oiii flor!!
    Parabéns pela parceria!! Que venham muitas mais conquistas para o seu blog!
    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruuu

    Fiquei super feliz quando vi seu nominho lá na lista de aprovados. Serio mesmo, vc merece e se dedica bastante todos os dias. Parabéns de coração e que venha altas resenhas dessa parceria.
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela parceria! É linda essa sensação de nem acreditar que a coisa está realmente acontecendo, de tão boa que ela é. Muito sucesso para você e fiquei louca para conferir a maioria desses títulos.

    ResponderExcluir