[Resenha] O Guardião Invisível, Dolores Redondo - Trilogia Baztán #1

Título: O Guardião Invisível
Autora: Dolores Redondo
Série: Trilogia Baztán #1
Editora: Planeta (cortesia)
Páginas: 352
Onde comprar: Amazon | Saraiva | Submarino

O Guardião Invisível, primeiro livro da Trilogia Baztán, nos apresenta à história da investigadora Amaia Salazar, uma mulher bem-sucedida, mas que sofre preconceito por ser mulher, afinal, quem nunca?

No pequeno povoado de Navarra, na Espanha, às margens do rio Baztán um corpo de uma adolescente é encontrado e Amaia é escolhida para investigar e descobrir quem cometeu tamanha atrocidade. Acontece que Navarra é sua terra natal, um lugar que ela fez de tudo para sair e nunca mais voltar.

A investigação se mostra inútil, pois nada parece fazer sentido e o crime parece ser perfeito, não existem brechas. Enquanto Amaia conduz essa investigação, começa a ter pesadelos por tudo que lhe aconteceu no passado, a realidade se mistura à mitologia e crenças pagãs começam a ter força. Conseguiria Amaia descobrir quem está cometendo tamanha atrocidade? Poderia ela vencer seus demônios e viver em paz?

Antes de começar minhas impressões preciso dizer que ler esse livro foi como andar numa montanha russa. No começo, senti aquele frio na barriga e a vontade de chegar ao final, depois, a emoção se foi e senti que estava sendo enrolada e não tinha mais vontade de chegar ao final, mas, aí, surgiu uma tensão maior e não consegui parar enquanto não cheguei na última página.

Amaia é uma personagem complexa. Ela guarda muitos segredos do marido. Aliás, ouso dizer que, no começo da trama, ele sabe nada sobre ela. Além de toda essa complexidade que a envolve, sua família é meio maluca. A tia, Engrasi, é vidente, uma das irmãs, Ros, é uma mulher que também lê cartas e enfrenta problemas com o marido e Flora, a irmã mais velha, é uma mal-amada que cuida da doceria da família e arruma briga com todos fulltime. Também temos James, o marido de Amaia, que é um homem lindo, compreensivo, apaixonado e, simplesmente, perfeito. Todos esses personagens, e alguns outros que aparecem ao longo da trama, foram bem construídos e desenvolvidos e são de extrema importância para a trama.

Os crimes – sim, porque existe mais de um – também foram desenvolvidos e a autor fez tudo de uma forma que eu não conseguia encontrar nenhuma pista sobre o que realmente havia acontecido, então, sim, fiquei completamente presa. Entretanto, não é apenas do suspense relacionado aos crimes que o livro se sustenta, ele deixa a investigação de lado em alguns momentos para focar em tramas secundárias que envolve a vida pessoal dos personagens. Isso não seria ruim se eu não sentisse que ela estava fazendo isso para enrolar, pois foi assim que me senti, em alguns momentos.

Fui cética com relação a parte de fantasia da obra, mas depois fiquei: Minha nossa! Que bacana isso. Então, aí está mais um ponto positivo para a autora. Outro ponto positivo é a solução do enigma, ela foi muito bem construída e me convenceu, apesar de eu ter achado que ela aconteceu muito rápido. Nas últimas páginas a autora também deixa um gancho enorme para o segundo volume. Confesso que estou muito ansiosa para saber o que vai acontecer e por quais caminhos Dolores nos levará.

Existe a informação de uma adaptação cinematográfica que estreará em breve, mas não encontrei maiores informações. Quando lançar e eu assistir – porque o farei – falarei por aqui o que achei. 

Classificação:

12 comentários

  1. Eu gostei do livro Bru, mas eu esperava mais, bem mais.
    Eu achei que ele falou demais sobre as questões pessoais da personagem principal, quando essa questão deveria ser bem balanceada com os outros pontos da história, principalmente o assassinato. E a força sobrenatural não me comprou muito não! Kkkkkk. Mas confesso que estou ansiosa pelo próximo livro. Você viu que tem filme né? Pena que até agora não veio para o Brasil...



    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu não conhecia essa trilogia e confesso que fiquei loucamente interessado por ela. O cenário criado e as condições da sociedade ali apresentada me chamou muita atenção, gosto desse momento "evolutivo", além disso, os pontos que você ressaltou foram muito importantes para explicar pela suas impressões e eles me conquistaram também. Adicionei o livro em desejados no Skoob e pretendo fazer a leitura assim que surgir uma oportunidade! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Pra uma questão sobrenatural me convencer precisa ser muito, muito boa. De verdade.
    Eu adoro livros que tratam disso, mas tenho medo de exagerarem na dose e ficar muito forçado. Gostei de saber que o final do enigma ficou bem construído, pois ultimamente os livros que leio andam bem previsíveis :(

    ResponderExcluir
  4. OI. :)
    Não curto esse gênero, já tentei diversas vezes ler algum livro, mas não saio das primeira páginas.
    Adorei sua resenha. Parabéns.
    Obrigada pela visita no Blog As Meninas Que Leem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro até então. E a história parece ser muito intensa, adoro livros de investigação... sempre me prendem de um jeito que me enlouquecem por uns dias. Vou anotar a dica por aqui desse ai!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas achei bastante interessante a proposta dele, tirando a capa que é linda, já o adicionei na minha lista de desejados e espero realizar a leitura dele em breve! Procurarei por maiores informações sobre o filme!

    BJss

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia o livro, e fiquei deveras interessada, pois adoro livros de suspense policial e mistério. E a trama desse parece bem eletrizante. Irei anotar o nome para futuramente me aventurar na leitura.
    Gostei!
    Nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruna,

    Eu já havia visto algumas resenhas sobre esse livro, mas nenhuma tão sincera quanto a sua, livros que são como montanha russa não funcionam muito para mim, eu sempre fico agarrada na parte parada e isso desanima todo o restante da leitura.

    Beijos e parabéns pela resenha
    floraliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Ainda não conhecia o livro, mas, fiquei bastante interessada em ler, mesmo você listando alguns contras em relação a obra. Tenho certeza que irei gostar da obra e gostei bastante da premissa também ;)
    Adorei a resenha
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu adoro livros de fantasia e de investigação policial, então quando eu estava lendo sua resenha, fiquei morrendo de vontade de ler, porque nunca li nada parecido, que envolva os dois gêneros, virando uma "fantasia policial" hahaha. Interessante, muito interessante. Eu acho que teria a mesma reação que vc, com as tramas secundárias da histórias, sempre que tem isso eu também sinto que estou sendo enrolada, e é super chato quando acontece. Dica mais do que anotada, quero muito ler!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Sua resenha dividiu minha opinião... Gosto do gênero, mas a parte da fantasia me incomodaria. Esses altos e baixos também... E ainda tem outro volume, e confesso que fico com pé atrás quando não é volume único: mais chance de ser enrolada hahaha. Não sei se leria, acho que precisaria pesquisar mais um pouquinho...

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem?
    Mas que livro maravilhoso é esse BRASEL?
    Gente eu adoro livros policiais e saber que esse te convenceu na dissolução dos crimes me deixou ávida pela leitura. Que bom que mesmo acontecendo de maneira rápida não atrapalhou na sua avaliação da obra e sim estou louquinha para lê-lo. E se realmente tiver adaptação cinematográfica é mais um motivo para eu ler ele urgentemente! O que me deixou preocupada foi em relação a continuação, pois eu sou meio ansiosa demais e não sei se iria me aguentar hahaha
    amei sua resenha, muito bem detalhada!

    beijinhos!

    ResponderExcluir