Olá galera!
Percebo que muitas pessoas têm dificuldade em identificar gêneros –
isso incluí a pessoa que vos escreve. Por conta disso, resolvi fazer algumas
postagens para conhecermos gêneros. Dessa vez, vim conversar com vocês sobre o
gênero: Sick-lit, que é um gênero
que bombou depois de A Culpa é das
Estrelas, vamos lá?
Sick-lit são livros que
acompanham a sensação de tristeza e melancolia, pois são obras que envolvem
apenas um tema: doença. Podem ser
personagens em estado terminal, personagens que se descobrem doentes, etc. Como
disse, esse gênero fez um boom aqui
no Brasil quando o livro A Culpa é das
Estrelas foi lançado, desde então, temos diversos títulos com a mesma
ideia.
Gosto muito do gênero, mas faz um tempinho que não leio nada dele.
Acho que a melancolia que sinto nessas obras andam me incomodando nesses
últimos tempos (risos).
A mais pura verdade, Dan Gemeinhart - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.
O Livro de Memórias, Lara Avery - Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.
Tudo e Todas as Coisas, Nicola Yoon - "Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."
Me contem, nos comentários, se já leram algum desses livros, o que
acharam deles e se gostam do gênero.
Beijos e até mais!
Gosto bastante desse gênero, pois é bem diferente do romance normal. Quero muito ler O Livro de Memórias!
ResponderExcluirxox
Próxima Primavera
Oi, Bruna! Faz um tempinho já, que li "A mais pura verdade". Na época em que li, gostei bastante dessa leitura. E, sobre gostar desse gênero literário, posso dizer que eu gosto, apesar de esse estar longe de ser o meu gênero literário favorito. Abraço!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNão sabia que esses livros estavam nesse gênero (até porque eu não conhecia o gênero, hahah). Adorei saber mais!!
Já li Tudo e Todas as Coisas e gostei demais.
Beijão
Leitora Cretina
Adoro essas postagens, pois quase sempre me confundo o gênero de cada livro. Para mim sempre é o básico de: romance, drama, aventura... haha.
ResponderExcluirSó li "tudo e todas as coisas" e adorei infinitamente. Agora os dois primeiros estão na minha wishlist.
Beijos,
* Blog PS Amo Leitura *
Oi, Bru!
ResponderExcluirDesses li só Tudo e Todas as Coisas e você sabe minha opinião sobre ele.
Eu quero ler O Livro de Memórias de tanto que uma galera me indicou
Beijos
Balaio de Babados
Participe do #Sorteio1KSeguidores
Oi Bru
ResponderExcluirIndico Uma vida para sempre, da autora Simone Taieti. É um sick-lit maravilhoso. Eu gosto bastante do gênero porque eu sou do tipo que ama chorar durante uma leitura haha. A louca, eu sei.
Vidas em Preto e Branco
Oi Bru, tudo bem?
ResponderExcluirEsse é um gênero com que eu tenho vários problemas. Acho que começou com A Culpa é das estrelas e como o mercado saturou com o gênero depois disso, é algo que eu realmente fujo o máximo possível!
Att.,
Eduarda Henker
Queria Estar Lendo
Acredita que nunca li nenhum livro desse gênero?
ResponderExcluirJá assiti filmes melancólicos que discorrem sobre doenças, mas livro nunca.
Preciso mudar isso hehe
Abs e obrigada pelas dicas. Vou adicionar um deles para fututa leitura.
Oie amore,
ResponderExcluirAdorei essa ideia de falar sobre os gêneros, muito interessante iniciativa!
Adoro esse tema... já li alguns dos livros que você mencionou ai. E anotei algumas dicas!
Beijokas!
Olá! Nossa, sou muito curiosa pelo Livro das Memórias, quero muuuuuito ler ele! Estou querendo compra-lo ainda este mês haha, espero que dê certo. Beijos!
ResponderExcluirOi Bruna, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirAdoro postagens explicando os gêneros, hoje em dia temos muito subgêneros e confesso que às vezes fico em dúvida. Estou louca para ler Tudo e todas as coisas, pois quero ver o filme. Traga mais gêneros e indicações. Sua postagem ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.