[Resenha] A Febre, Megan Abbott

Título: A Febre
Autora: Megan Abbott
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Onde comprar: Saraiva

Sabe aquele tipo de livro que você lê duzentas resenhas negativas mas, mesmo assim, insiste porque opiniões variam e você pode acabar gostando? Sabem? Então... A Febre não é esse tipo de livro. O arrependimento foi o preço que paguei por ser teimosa.

Pois é, quando li a sinopse pensei que encontraria bastante suspense e medo nas páginas, mas após terminar me senti vítima de uma propaganda enganosa.

Minha nota pela criatividade da autora? Zero. Minha nota pela cara de pau dela em escrever uma história infantil, pobre e com um desfecho decepcionante? Dez. Por construir personagens fracos, que não criam empatia? Dez. Por possuir uma escrita chata, daquelas que dão mil voltas e nunca chegam a lugar algum? Dez. Pelo drama adolescente babaca? Dez!

Se, misteriosamente, algumas meninas na escola começassem a ter surtos, convulsões e delírios, qual seria sua teoria? Algo sobrenatural? Uma nova virose? Claro que mil possibilidades passaram pela minha cabeça, mas a maioria delas descartei porque todas eram idiotas demais, óbvias demais... E foi aí que cometi o maior erro. O final é tão, mas tão ridículo, que meu cérebro já havia eliminado essa hipótese antes de eu, sequer, querer pensar sobre o assunto. A ideia é tão idiota que, nem remotamente, ela foi uma hipótese para mim.

O desfecho é tão decepcionante, tão repleto de lacunas, que contei até dez e pedi força a todos os deuses para não largar o livro nas últimas páginas. A autora meio que dá uma resposta para o mistério insinuando que pode existir outra. Contradição, oi? Que tipo de final é esse? Ou é aberto ou é fechado à imaginação! Não dá para ser as duas coisas. E, segundo a maneira como a história foi construída, era para ser fechado. O leitor é induzido a esperar por uma resposta, no mínimo plausível.

Sinceramente a solução que a autora deu foi um tapa na minha cara. Foi desrespeito. Me senti uma trouxa por ter passado o livro inteiro achando que, em algum momento, a história iria engrenar... E não engrenou. Só trouxe decepção.

Se você decidir ler A Febre, boa sorte. Torça para que você seja aqueles 10% que gostam do livro.

Classificação:

14 comentários

  1. Oi Gabrielle! Nossa, eu senti o tamanho da sua decepção com esse livro nas palavras da sua resenha. Nem quero ler, já sei que vou passar nervoso. Eu fico doida com esses livros que parecem ter tudo pra ser uma história interessante, legal e do nada dão um tapa na nossa cara dizendo: valeu pela perda de tempo.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabrielle! Nossa, pela sua resenha esse livro é bem decepcionante. Já li algumas resenhas negativas desse livro, mas nenhuma foi tão sincera quanto a sua. É muito frustrante ler algo que acreditamos que vá melhorar e, no fim ser perda de tempo. Parabéns pela sua opinião, sempre sincera de sua experiência com a leitura. Abraços!!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabrielle! Eeeita, é muito chato qnd um livro é assim. Pior do que final aberto, é final errado kkk
    Esse livro até que tem uma premissa interessante, mas tbm já li resenhas negativas e dps da sua, vou passar longe. Já até imagino qual seja o desfecho...
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gab!
    Obrigada pela resenha, vou passar longe!
    O engraçado é a Intrínseca se dar ao trabalho de traduzir e publicar um livro desses, né non? Enquanto há tantos autores nacionais maravilhosos sem uma editora pra publicar seus livros, enfim... Só estou devaneando aqui.

    Beijinhos, Hel.
    Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Nossa, já me arrependi por ter comprado esse livro, vou ver se sorteio, sei lá.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá?
    Marmenina, você ficou bolada mesmo, hein? Eu nem sequer tinha ouvido falar desse livro e depois dessa resenha, prefiro continuar sem saber sobre ele, asuhaushaus. Valeu pelo aviso e uma pena que tenha tido uma leitura tão ruim.
    Beijos..

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!
    Você conseguiu passar o tamanho da sua decepção em palavras, pois vemos o quão decepcionada você ficou e ver que um livro que você estava apostando mesmo com resenhas negativas era aquilo mesmo que diziam é tão chato, mas pensa pelo lado positivo você leu, então agora tem uma opinião formada. Espero que encontre um outro livro para te alegrar. Ah, vou passar bem longe desse livro, obrigada pela dica !!

    bEIJOS!!

    ResponderExcluir
  8. Já pela premissa não tinha me interessado, após ler sua resenha aí que não quero esse livro messssmo!!
    É horrível quando isso acontece, mas espero que leia muitos livros bons para superar esse ruim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Sempre tinha ouvido falar sobre este livro, mas nunca realmente me interessei pelo livro. Agora com certeza eu não vou ler, eu odeio final previsíveis, pois qual é a graça.
    Adorei a sinceridade da sua resenha.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  10. Olá! Que bom que gostou do livro, apresentar ser muito interessante. Brincadeirinha!!! Eu li a resenha toda e sentir sua decepção com o livro. Acho que sim as pessoas tem opinião diferente e você tem que ler para criar a sua propria opinião. Mas que pena que esse livro não lhe agradou. No sbook ele tem até uma classificação razoável (3/5). Vi até pessoas recomendando e dando 4/5 estrelas. O pior não foi apenas não ter gostado do livro, mas ter se sentido decepcionada e enganada. Acho que você nem vai querer mais ler o livros da autora, mas tomara que os outros livros da autora seja melhor, pois autores também tem obras de altos e baixo. Beijos'

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkk que suste quando li o comentário da Dayane acima pensei, vixi a menina nem leu a resenha kkkk depois vi que era brincadeira, menina tu me encabulou agora, pq disse que não gostou do livro, mas eu não entendi direito qual foi a justificativa que a escritora deu, e meu mal é curiosidade, kkkkkk vou te chamar no facebook pra conversar!
    Que pena decepção literaria é um horror!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  12. Olá... tudo bem???
    Estou completamente chocada com a sua resenha.... eu tenho o livro e a premissa da sinopse e a capa me chamaram muito atenção, mas a sua resenha é a primeira que leio da obra e agora eu preciso ler... geralmente quando me deparo com uma resenha negativa de um livro que eu tenho, eu sinto que preciso lê-lo... estou torcendo para que eu seja os 10% que goste da leitura... e é uma pena que não tenha sido nada bom pra ti.... xero!

    ResponderExcluir
  13. Credo, que horror! Quero nem chegar perto do livro depois dessa resenha. kkkkkk
    Nunca ouvi falar dele, mas vai ficar anotado aqui pra caso algum dia o enredo me chame atenção. Vou fazer uma anotação mental para NÃO perder meu tempo! A moça falou que no skoob a nota é 3, mas 3 pra mim é uma nota relativamente baixa.
    Enfim.. Entendo sua decepção porque já me decepcionei também.

    ResponderExcluir
  14. Nossa gente, eu estava até a fim de ler o livro pela sinopse e capa, mas ainda bem que achei essa resenha pra me salvar, não perderei meu tempo.

    ResponderExcluir