[Resenha] Um dia o amor vai encontrar você, Luiza Mussnich


Título: Um dia o amor vai encontrar você
Autora: Luiza Mussnich
Editora: ID Cultural
Páginas: 116
Onde Comprar: Travessa

Escrito pela carioca Luiza Mussnich, Um dia o amor vai encontrar você é um livro de pequenos poemas e contos que transbordam fortes sentimentos. A escrita da autora é poética e mágica! É como um tapa e um abraço que ocorrem simultaneamente. 

Em termos estruturais, a obra é curta. Ela é composta por aproximadamente quarenta escritos, divididos em duas partes. A primeira: amores no pé. A segunda: amores maduros. Cada escrito é ilustrado com uma imagem totalmente condizente.

A primeira parte é carregada de sentimentos frustrantes. A autora escreve sobre a partida do irmão para outro país, o último Natal em que a filha passa ao lado dos pais, os medos e a saudade. Cada escrito possui uma carga bastante pesada de sentimentos comuns, mas avassaladores. E apesar da carga ser pesada, o texto é leve e doce. Tão doce que você sente o peito doer e o sorriso desabrochar, mais uma vez, ao mesmo tempo. “Cacatua” é o meu escrito favorito da primeira parte. Já a segunda parte é, posso dizer com confiança, extremamente intensa, mas vai além da frustração, pois me pareceu que a autora amadureceu suas ideias. A segunda parte é composta de verdades, vontades, revelações. Da descoberta do amor até o coração partido. “Caramuja” é um dos meus escritos favoritos dessa parte.

"Agora partia, partia porque podia; mais que queria, devia. Porque não cabia mais: suas asas se torciam para ficar na gaiola; não queria tê-las cortadas. Arrombava a portinhola para deslizar na liberdade. Ia explorar-se longe dali. Sem se conformar com metros quadrados, larga confinados seus potes de mimos com hora marcada e abre as asas para provar o tão falado céu de brigadeiro." (Cacatua)

Quanto ao título, não poderia ser melhor. Tenho a sensação de que a afirmação de que um dia o amor vai encontrar você é como uma afirmação otimista de quem escreveu a obra, para si mesmo. Mas, é claro que também funciona para o leitor. E funciona muito bem! 

Quero deixar aqui os meus parabéns à editora ID Cultural. O livro é de capa dura e é todo trabalhado em detalhes. Há muitas cores, o texto é justificado, o tamanho da fonte é agradável e, como já foi dito, há imagens lindas que condizem com o conteúdo escrito. 

Eu me senti privilegiada por ter esse livro em mãos para poder desfrutar dele. Um dia o amor vai encontrar você é o tipo de obra literária que eu daria de presente para alguém especial. É o tipo de livro que você quer guardar num lugar importante na estante e tem certeza de que ainda vai reler muitas vezes ao longo do tempo.

"Céu e mar tem cor de liberdade. A cor dos meus sonhos de pequena. Deve ser por isso que sempre gostei de azul." (Sempre gostei de azul)


Classificação:

58 comentários

  1. Olá, não costumo ler muitos livros nesse estilo, mas seus comentários me deixaram bem curiosa quanto a escrita da autora. Achei ótimo o livro ser em capa dura, o que, claro, chama ainda mais a atenção né... Deve ser uma leitura bem especial mesmo, e já anotei aqui, seja para dar de presente ou para fazer a leitura mesmo.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Livros de poesias e poemas não me atraem, no entanto, a estética do livro é linda, me chamaria a atenção. Sim, sou dessas que compra livro pela capa.
    Achei interessante a obra ser dividida em duas partes, pelo que você diz me parece ser algo intenso e profundo, mesmo sendo curto, isso faz tanta diferença. Afinal a obra de certa forma acaba nos marcando né ?!
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é, de fato, esteticamente lindo.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oie...
    Com certeza se encontrasse esse livro em uma livraria compraria sem antes ler a sinopse, pois, só pelo título podemos ter uma prévia de quão agradável e otimista a obra é. Lendo sua resenha fiquei fascinada pelo trabalho da autora e me deu aquela vontade louca de ler rsrs...
    Fico muito feliz quando vejo algum blogueiro elogiando uma diagramação, pois, isso demostram que as editoras estão dando seu melhor valor ás histórias de nossos nacionais.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Adoro ler contos e poemas, então com certeza fiquei com vontade de ler o livro. Ele parece ser realmente bom, quero! Adorei a resenha, ficou ótima.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oiii

    Não é exatamente meu tipo de livros, não sou muito para poesias e poemas, por enquanto. Aii essa edição capa dura etá realmente linda, pelas fotos se nota que a qualidade é ótima.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  6. Oi, Thamiris. Eu estou com esse livro aqui e é uma das minhas próximas leituras. Eu também achei a capa e o trabalho da editora maravilhosos. Eu gostei muito de saber o quanto a leitura foi agradável para você. Eu já dei uma olhadinha em alguns dos textos e percebi o quanto são bem escritos e estou curiosa para ler todos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Thamiris, a sua resenha me deixou com vontade de ter o livro em mãos para conferir os detalhes que você falou que a diagramação tem. Ainda não conhecia a obra e fiquei curiosa.
    Valeu pela dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Eu tive a oportunidade de ver esse livro de perto e dar uma folheada e achei bem bacana! A edição em capa dura é linda.

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu desconhecia essa obra, principalmente pelo fato de não ler muitos livros de poemas, costumo ler apenas eles avulsos em páginas de Facebook e coisa e tal. Me parece ser bem legal essa! O fato dela dividir a obra em dia só artes com títulos bem legais! Me parece uma história bem envolvente para que gosta da temática e também do gênero!;espero poder ler em breve! Até mais
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oie.
    Eu já vi esse livro e nossa como eu quero ele para mim! Uma pena que eu ainda não consegui, mas sua resenha só reforçou a vontade que eu tenho de ter ele na minha estante e saber suas palavras e senti-las com o coração.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  11. É um estilo de arte que gosto mto.
    Já li um review sobre a autora. É uma linda e sempre faz mto bem seu trabalho.
    Adoro poemas e com certeza iria adorar ler e fazer minhas anotações.
    Adoro livro de capa dura. Tá lindo o trabalho da Luiza.
    Bjos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Confesso que não gosto de poemas, acontece que sempre tive uma certa dificuldade em interpreta-los e por isso, nunca me arrisco em obras do gênero. Ainda assim, gostei muito da resenha, afinal a obra parece ser rica em reflexões e sentimentos, e isso é bom. Vou passar a dica desta vez, mas fico feliz que você tenha apreciado a leitura.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  13. Oi, Thami

    É impressão minha ou o livro é mais comprido que o normal?
    Eu não costumo ler poemas, mas leio contos. O título do livro é mesmo muito interessante.
    Parece uma história que desperta na gente os mais diversos sentimentos e tenho a impressão que ele deve ser degustado de forma devagar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. oi tamires, nossa, eu fiquei super interessada por esse livro, embora nunca tinha ouvido falar nele. Só quando você falou que tem escrita poética eu já fiquei querendo ler e adorei a divisão entre as duas partes, parecem textos carregados de identificação para o leitor em alguns deles. Muito bacana também a imagem em cada escrito, tenho certeza que ficou ainda mais dinâmico o livro.

    ResponderExcluir
  15. Oi Thamiris!
    Com certeza leria esse livro só pelo título maravilhoso. Imaginei que se tratava de poesias e vi que vai além disso. É um verdadeiro deleite para o leitor. Espero sinceramente ter o privilégio de me encantar com ele.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Oiii.
    Não é o tipo de leitura que costumo fazer, então não posso opinar muito, mas adorei a sua escrita e amei conhecer seu blog.
    Parabéns.
    Beijos Mary.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Poesias deixaram de chamar minha atenção desde que deixei o fundamental, principalmente quando se tratam de amores.
    Achei bacana a proposta do livro e a afirmação contida no título se enquadrar bem nos poemas. Mas esse não é um livro que eu leria.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso perguntar o porquê deixaram de te chamar a atenção? Poesia é vida <3

      Excluir
  18. Eu amei o título do livro! Não leio quase nada de poemas, mas sua resenha me despertou vontade em ler esse. Que ótimo saber que a leitura te agradou tanto e achei legal o livro ser dividido em partes.
    Beijos!
    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que a resenha despertou a sua curiosidade.

      Excluir
  19. Oiee Thamiris ^^
    De início eu não estava muito animada para ler este livro, mas tenho visto tanto sobre ele (desconfio que esteja me perseguindo *-*) que fiquei curiosa para conhecer. Não é bem o tipo de livro que eu curto, mas já está na hora de sair da zona de conforto, né? Fico feliz em saber que você gostou tanto do livro, e que ele é tão especial. Gostei mesmo.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi linda tudo bem? Eu gosto muito de contos, mas o mesmo não acontece com poemas...Eu.nao consigo me envolver com esse tipo de leitura...me conectar na escrita assim como você claramente se conectou no livro. Dessa vez vou deixar a dica passar.
    Bj

    ResponderExcluir
  21. Oi!!!!
    Não conhecia a autora e nem o livro, e como adoro livros assim fiquei bastante interessada na leitura...Maaaas se eu não tivesse lido uma resenha dele (que por sinal é a primeira que vejo) eu olharia e passava reto,não gostei da capa achei bem feinha pra falar a verdade!!! Já anotei a dica de leitura e espero lerainda esse ano :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/08/resenha-caminho-do-altar-julia-quinn.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda! Acho que é preciso tocá-la para ver o quanto é, rs.

      Excluir
  22. Poemas são, de fato, maravilhosos <3 Eu fiquei bem interessado nesse livro, assim como em vários no mesmo gênero, mas a capa não me agradou tanto. Me da a impressão de se tratar de uma obra amadora, incompleta. Como se um trabalho de escola. Mas o conteúdo, o mais importante, aparenta me agradar. Chatices a parte, tenha uma ótima tarde e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns, rs. <3
      Vou te dar um conselho: Não se engane pela capa, Felipe!

      Excluir
  23. Não sou muito de ler poemas, até queria... Mas esse livro acabou me chamado atenção pelas diversas emoções que você teve ao ler, sem falar o quanto gostou. Fiquei curioso para ver as ilustrações... Enfim, vou procurar saber mais sobre ele e a autora.

    Abs,

    ResponderExcluir
  24. Oi oi querida,
    Gostei do post mas não me atrai pelo livro já que é repleto de poesias e poemas. Mas posso me aventurar nessa leitura quem sabe eu acabe gostando mais...tenho que sair da minha zona de conforto

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  25. Olá! Tudo bem por aí?

    Gente, que capa linda! Eu adoro capas simples assim, principalmente se tiverem o mar como plano de fundo. Eu gosto muito de poesia e a obra chamou bastante a minha atenção e sua resenha contribuiu muito para isso. Vou pesquisar mais sobre a autora e suas obras, com certeza. Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é lindo por dentro também. E não estou falando só da estética, rs.

      Excluir
  26. Oi Thamiris!

    Eu super amei a dica, pois mao ler livros assim, carregados de sentimentos e coisas boas que nos fazem vivenciar uma experiência única e muito válida.
    Amei a capa do livro e o fato de ser capa dura, além desse formato diferente. Achei incrível como tudo nesse livro é muito atraente.
    Vou anotar a dica, muito obrigada.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  27. Adoro poesia e a forma como ela transparece as verdades que diz de uma forma harmônica como vc mesma diz um abraço e logo depois um tapa e fantástico a forma como ela transforma algo simples em mágico

    ResponderExcluir
  28. Oieeeee, eu estou começando agora a apreciar esses livros de contos, poesias e textos, antes não era uma coisa que eu era muito adepta a fazer leitura, mas agora aprendi a gostar e apreciar e esse parece um maravilhoso, sempre estou atrás de novos livros assim e irei anotar a dica pois você parece ter gostado muito, beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Uau fiquei bem curiosa com esse livro, eu não conhecia ele ainda e devo dizer que sua resenha ficou muito convidativa, o livro parece ser ótimo e bem do jeito que eu gosto, com uma carga emocional grande e um bom enredo. Com certeza entrou para a minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir