[Resenha] Tudo e Todas as Coisas, Nicola Yoon

Título: Tudo e Todas as Coisas
Autora: Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Onde Comprar: Saraiva | Submarino

Minha ansiedade para ler Tudo e Todas as Coisas estava enorme. Infelizmente, tudo desabou logo no começo da leitura, não sei se por culpa minha - entrei em ressaca após O Sorriso da Hiena e O Menino da Mala - ou se porque o livro é fraquinho mesmo.

Madeline é alérgica ao mundo. Já com seus 18 anos, nunca teve a oportunidade de saber como é a vida do Lado de Fora e, mesmo que todos os dias desejasse ser alguém normal, a chegada do novo vizinho, Olly, vai incendiar todos os sonhos que ela sempre teve. Maddy vai passar a ver o mundo com outros olhos e viver pela metade não será mais suficiente para ela.
 "Se a minha vida fosse um livro e eu o lesse de trás para frente, nada mudaria. Hoje é o mesmo que ontem. Amanhã será o mesmo que hoje. No Livro de Maddy, todos os capítulos seriam o mesmo. Até Olly aparecer." 

Embora a história seja bonitinha, recheada de ideias que nos fazem refletir sobre a beleza que reside na simplicidade - a tal simplicidade que insistimos tanto em não dar valor - algumas coisas me incomodaram bastante. A principal delas foi a narrativa que é dinâmica demais, a ponto de superficializar os fatos, os personagens e a história como um todo. Em consequência disso, torna-se bastante difícil criar o vínculo livro-leitor.

Além disso, o desfecho decepcionou bastante: é completamente egoísta e vai contra tudo o que foi construído durante o decorrer da história. Senti também falta de algumas explicações.


Não vou mentir: no geral não gostei. Entretanto, para quem aprecia os clássicos água com açúcar - e este é bem aguado, por sinal - Tudo e Todas as Coisas pode ser uma boa leitura.

Classificação:


18 comentários

  1. Olá Gabrielle, tudo bem?
    Poxa, que pena você não ter gostado do livro, estou louca para lê-lo, estava imaginando uma história completamente diferente, acho que iria me decepcionar se fosse ler sem antes ver sua resenha. Não vou deixar de ler para tirar minhas próprias conclusões, mas vou abaixar um pouco as expectativas e não ir tão esperançosa. Eu não gosto muito de quando leio livros que não em explicações necessárias, mas eu gostei da sua resenha.
    Abraços

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. OI Gabi!!


    Tenho lido bastante resenhas sobre esse livro, e a sua é a primeira que discorda e não ressalta os pontos positivos. Ao mesmo tempo que a estória incomum me atraí, a mesma também deixa e muito a desejar. Não sei se leria, até mesmo pq sou do contra e tudo que tende a fazer sucesso eu encontro pontos negativos, enfim, obrigada pela dica e sinceridade. Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, gabi, que pena que você não gostou do livro. fiquei meio chateada ao saber que é um livro açucarado, não que eu não goste deles, mas na maioria das resenhas que via parecia que o drama seria forte. Vou tentar dar uma chance para conhecer, mas sem muitas expectativas

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu já tinha ficado com o pé atras em relação a esse livro. Vi algumas pessoas falando que era uma coisa meio que uma versão não tão boa de A Culpa é das Estrelas.
    Confesso que tenho curiosidade de ler, e apos sua resenha mais ainda, pois apesar de algumas considerações só vi comentário positivos sobre o livro. Então, quero tirar minhas próprias conclusões.
    Claro que agora com menos expectativas.

    Bj

    ResponderExcluir
  5. Oiii Gabi

    Infelizmente as vezes alguns livros super recomendados acabam não tendo efeito nenhum em nós, ja passei por isso.
    Não vou julgar a história pois ainda não li, mas uma pena que a narrativa seja excessivamente dinâmica ao ponto de se tornar superficial, acho que uma boa premissa foi desperdiçada.
    Li el algum lugar que este é o debut da autora então, quem, sabe, seus próximos livros sejam um pouco mais pausados sem perder a beleza de suas mensagens

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  6. Hello, boa noite!
    Que pena que você não gostou tanto, eu ameei <3 vou até ler novamente rsrs
    Beijooos!

    Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    É a primeira resenha que leio desse livro. Confesso que não pensei que fosse negativa, já que o livro parece tão lindo, a capa atrativa e a editora fez um marketing considerável a cerca do lançamento.
    Enfim, mesmo você não gostando futuramente vou dar uma chance à história.
    Beijos, Le.
    Blog Praxe Literária

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabrielle!

    Eu gosto de livros aguinha com açúcar, mas não sabia desse final decepcionante, poxa, que pena, pareceria ter uma premissa boa até!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gabi!
    Menina, você deu a mesma nota que eu.
    Eu fui com muita expectativa nesse livro e foi um 7x1 sofrido na minha cara.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Acho que essa é a primeira resenha negativa do livro que eu leio. Bom, adorei a sua resenha por causa da sua sinceridade. Acho a capa do livro bonita, mas nunca tive curiosidade em conhecer a obra e após a sua resenha, qualquer curiosidade que tinha acabou-se kkkk

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Comprei esse livro no mês passado e ando muito ansiosa por sua leitura! <3

    Sua resenha me deixou meio assim, sabe? Tinha certeza que iria amar esse livro e agora estou um pouco em dúvida. Vou ler pra tirar minhas próprias conclusões!

    Beijos e até mais!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  12. Aii estou tão ansiosa para fazer essa leitura vou esperar mais um pouco deixar essa febre passar e ler ele com mais calma pois já fiz a compra achei que ia ser a melhor leitura do mês já que vi inúmeras resenhas positivas.
    Enfim como cada pessoa tem uma experiencia diferente, impressões diferentes eu espero gostar do livro <3
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  13. Hey,
    Como assim o final é completamente egoísta? Acho que irei dar uma espiada no final (sim, faço isso), porque fiquei muito curiosa e agora fiquei com um pé atrás em iniciar a leitura. Irei dar uma chance mais pra frente, quem sabe eu goste...
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  14. Oi, que pena que você não gostou. Eu li e adorei rs! Foi uma leitura leve e que não me deixou largar o livro até terminar de ler. O final foi meio chatinho e também não consegui gostar muito do Olly. Mas no geral, gostei.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olha menina, quando vi esse livro pela primeira vez, só não comprei porque estava sem grana nenhuma. Mas me apaixonei pela capa, pelo marcador e achei a sinopse bacaninha. Já vi algumas resenhas, mas a sua foi a única que mostrou esse lado meio negativo da história. Ainda tenho curiosidade pela leitura, mas irei com menos expectativas.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  16. Que pena que você não curtiu,Gabi. Eu adorei. Foi uma leitura extremamente gostosa de fazer. Essa dinâmica da narrativa me agradou bastante, achei super diferente. E não precisei dessas explicações das quais você sentiu falta,mas se eu falar o motivo aqui nos comentários será spoiler pro povo! Hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Gabi!Tudo bem?
    Ouvi tantos comentários bons sobre esse livro que lendo sua resenha, preciso repensar se vou ler ou não. Adorei sua resenha e obrigada pela sinceridade!
    Bj

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Gostei de saber tua opinião sobre esse livro. Acho que é a primeira vez que vejo alguém que não gostou muito dele. Esse livro chama minha atenção desde o lançamento, e a premissa me pegou de jeito. Ainda não tive a oportunidade, mas farei isso em breve e confesso que estou com as expectativas um pouco altas... acho que isso não é bom. Gostei da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir