[Resenha] Os Bons Segredos, Sarah Dessen

Título: Os Bons Segredos
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas: 408
Onde Comprar: Saraiva

Os Bons Segredos conta a história de Sydney, uma garota que só quer encontrar seu lugar no mundo, pois sempre viveu às sombras de seu irmão, Peyton. Seu irmão está preso, pois ele dirigiu embriagado e deixou um jovem rapaz paraplégico. Enquanto a mãe de Sydney se preocupa com o bem-estar de seu filho, ela só quer que sua família perceba que Peyton não é a vítima, mas, sim, o rapaz que ficou paraplégico.

É por conta de todos esses acontecimentos que Sydney decide mudar de colégio, para não ser conhecida como a irmã de Peyton, e é lá que ela faz amigos e começa a encontrar seu lugar no mundo e a amadurecer.

As minhas expectativas em relação a esse livro eram altas, pois, na época de seu lançamento, ele foi amplamente divulgado e as pessoas se desdobravam elogios. No começo da leitura, fiquei bem preocupada em não gostar da história, pois não estava conseguindo me envolver e transparecia que a Sydney seria aquele tipo de personagem que ficaria sofrendo pelo que o irmão fez e ficaria estagnada na vida, quando percebi que ela não faria esse tipo e estava apenas demorando para se encaixar, me senti mais confiante e devorei o livro.

Sydney tem uma personalidade única, ela se preocupa demais com os outros e quer sempre fazer o certo. Quando ela conheceu seus novos amigos, começou a se encaixar, mas não pensem que ela mudou para entrar para time, por assim dizer, ela conseguiu se encaixar e fazer com que as pessoas gostassem dela da forma que ela é, sem rótulos ou pré-conceitos.

“Estava acostumada a ser invisível. As pessoas raramente me viam e, se viam, nunca me olhavam de perto. Eu não era radiante e encantadora como meu irmão, linda e graciosa como a minha mãe, ou inteligente e dinâmica como minhas amigas. (...)”

Os pais de Sydney me irritaram demais, pois, para eles, era como se o único filho que existisse fosse Peyton, a única que coisa que importava eram os problemas de Peyton, as coisas que ele fazia e que Sydney fosse uma boa filha, aliás, não só boa, mas o exemplo de filha. Era como se eles estivessem vendados para notar a Sydney e as coisas boas que ela fazia.

O livro também conta com muitas reviravoltas e personagens que os leitores poderão amar e odiar. Em suma, a leitura foi muito prazerosa e trouxe uma boa mensagem de amadurecimento e autodescoberta.

Se você ainda não leu essa obra, não deve esperar mais, pois essa leitura é muito mais que indicada. Por favor, leiam!


“Sentia que minha própria vida era entediante e triste na maior parte do tempo, então de certa forma era reconfortante mergulhas na vida de outra pessoa.”


Classificação:

25 comentários

  1. Eu tenho interesse em lê-lo desde quando vi essa capa e adorei. Mas já vi tantas críticas negativas que fiquei com receio. Mas a sua resenha despertou novamente o meu interesse pela leitura rs. Espero ler em breve e gostar tanto quanto você.

    Beijos. (http://psamoleitura.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bru!
    Parece que a Sydney tem uma boa percepção das coisas ao seu redor, adorei isso.
    Lembro dos elogios a obra, até me fizeram querer ler, mas acabou passando.
    Gostei da sua resenha, ela ficou sucinta, ótima de ler! viu só? ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha. Já vi outras pessoas comentarem e só coisas positivas sobre o livro. Vou seguir sua dica e ler em breve.
    Venha conhecer meu blog tbm, já estou te seguindo.
    Beijos.

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Que resenha maravilhosa, assim como a imagem que você colocou. Esse livro está na minha lista de desejados desde que soube de seu lançamento. Quero muito poder ler assim que possível e seus comentários me deixaram bem empolgada para conferir.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna. Faz algum tempo que eu quero ler esse livro. Assim como você, também só escuto elogios e tenho grandes expectativas com ele. Gostei de saber que foi apenas um susto inicial você achar que não ia gostar da leitura e que depois acabou devorando o livro. Acredito que eu vou ficar grudada nele quando começar a ler. Acho essa capa simples e tão bonita!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas, tudo bem? Eu disse que viria não disse? Haha. Vocês me mandaram um convite através do Skoob e eu não pude deixar de conferir o belo trabalho que estão fazendo aqui neste cantinho tão acolhedor! Parabéns e sucesso, ganharam uma seguidora! Deem uma olhada no meu blog também, ficaria muito feliz! https://meninadojardim.wordpress.com/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Todos estão dizendo coisas maravilhosa desse livro e eu me vejo com mais vontade ainda para lê-lo. Sei que é um livro que não tem pontos altos e fortes, mas somente pelo crescimento da personagem, consigo sentir uma felicidade imensa em pensar em lê-lo.
    Beijos!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  8. Bruna, este livro foi uma das minhas melhores leituras em 2015 e com certeza, quero ler mais coisas da autora, que sempre foi tão elogiada. Acho que o que mais gostei no livro foi algo que você pontuou muito bem: o amadurecimento da protagonista.
    Adorei saber que você também gostou do livro.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Nao conhecia livro mas gostei muito de o fazer pela tua resenha! :) Curta mas concisa! :) ahah Gostei da premissa!

    Bem, fico muito contente que tenhas gostado e que aconselhes! :) Que bom que os personagens te fizeram mama-los ou mesmo irritar-te com outras !! ahah :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. OI Bruna!!

    Não é um livro que me interessou, mesmo com atitudes tão altruístas como a de Sidney. Acho que Sidney é o retrato de muitas famílias onde o foco fica apenas em um único filho como se tudo girasse em torno desse, em outra palavras o preferido. Mesmo com todos esses pormenores: mudança de escola, adaptação, ser exemplo de filho.... ainda assim não fui cativada, mas obrigada pela dica. beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu também tenho expectativa mais do que altas para esse livro, pelo mesmo motivo seu rsrs, ele recebeu uma penca de divulgações e etc. Tenho o livro, mas ainda não tive um tempo para ler ele, esse ano o estou dando prioridade aos pre-histórico da minha estante. Mas daqui para o fim do ano eu leio. Gostei muito da sua resenha e fiquei mais curiosos do que já estava para conhecer a grande história da Sydney e todas essas reviravoltas. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Hey!
    Eu sou muito desatualizada para lançamentos, nunca fui de acompanhar isso, eu normalmente escolhia um livro aleatório na livraria que me chamasse atenção ou algo assim. Atualmente que estou um pouco mais entrosada nesse assunto. Então, não conhecia esse livro nem mesmo as divulgações, as boas críticas e tudo mais. O tema parece ser bem dramático pelo que eu entendi, e eu gosto de livros assim, que fogem um pouco do foco romance. Um dia, quem sabe, eu tenha uma oportunidade de lê-lo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii Bruna, tudo bem? Eu tive só uma experiência com a autora, que não foi muito boa, mas desde o lançamento de Os Bons Segredos eu quero MUITO conferir a leitura! Todos falam super bem desse livro e a premissa super me interessou. Espero ter a oportunidade de ler em breve e gostar bastante também :D Gostei da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá ♥
    Que resenha maravilhosa! O livro me chamou muita atenção ainda mais pelo que li na resenha a personagem tem uma personalidade única, fiquei contente em saber disso e foi um ponto positivo para que me desse vontade de ler, por que hoje em dia a maioria dos personagens são sempre do mesmo jeito sempre seguindo uma mesma linha. Achei legal também ela querer mostrar pra mãe que não é o irmão a vítima e sim o culpado. Parece ter uma carga de emoção intensa nesse livro e eu amei ♥
    Parabéns pela resenha ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Tenho visto tantas resenhas boas sobre esse livro, que cada vez mais fico interessada na história. Realmente a premissa encanta e quero muito conhecer esses protagonistas que parecem ser tão bem construídos. Desde já fico com dó do irmão dela e espero que ela consiga ajuda-lo.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna
    Gostei muito desse livro. Primeiro por conta da escrita de Dessen que é fantástica e segundo porque eu realmente fiquei intrigada com Sydney, sua família e a forma como ela viveu tudo o que passou. Também gostei das amizades e da forma como o romance se desenvolveu. Realmente toda a história é muito bem construída e foi legal ver uma resenha tão bacana.
    Adorei <3
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Li até hoje somente um livro da autora e lembro de ter gostado bastante da trama e da escrita dela mas a premissa desse não me chamou muito a atenção. Ainda assim, por ser da Sarah Dessen e pelas críticas positivas que tenho visto, creio que darei uma chance a ele mais pra frente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Estou com muito medo de não gostar dessa obra, até porque minhas expectativas são altas, já que a narrativa da autora é bem comentada. Gostei do enredo do livro, mesmo que os pais dos personagens sejam incoerentes, tenho certeza que sera um livro que conseguira passar excelentes mensagens

    ResponderExcluir
  19. oie!
    Esse foi o primeiro livro que li da autora, e gostei bastante da história. Uma trama que me prendeu do começo ao fim, e não consegui mais parar. Além de ser super delicada e emocionante, o livro ainda proporciona momentos de reflexão.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Não conhecia este livro, mas achei bem interessante esta estória de Sidney viver a sombra de seu irmão Peyton. E o pior é que ele nem é tão bom exemplo assim para os pais se preocuparem somente com ele. Imagino que a Sidney deve se sentir muito mal por não ter a devida atenção dos pais, mas fiquei feliz de saber que ela sabe lidar bem com isso e fazer amigos, esse diferencial me atraiu bastante no livro e gostaria muito de le-lo.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não o li e confesso que não sabia sobre a história, sabe? A protagonista parece ser bem cativante, por isso fiquei animada e sobre os pais dela, deve ser bem chato essa coisa deles se preocuparem penas com o outro filho, mas geralmente é isso que acontece mesmo né? O foco da maioria dos pais sempre fica no filho que dá mais trabalho e o bonzinho fica de lado.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Que capa linda, hein! Eu imagino que você tenha se irritado com os pais de Sydney, pois sempre que leio uma resenha desse livro fico irritada com eles. Tenho muita vontade de ler esse livro, desde a primeira resenha que li dele. Ainda não o li porque precisei priorizar outras leituras, mas pretendo corrigir isso em breve. Gostei muito da sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  23. Oi Bruna, tudo bem?
    Sabe que eu já ouvi falar muito desse livro, até sempre senti uma certa vontade em ler ele. Adorei ver a sua resenha e descobrir que ele é um livro marcante que trás uma mensagem boa. Eu sou suspeita de falar pois amo livros assim, e sua resenha está muito bem escrita e fiquei com mais vontade de ler ainda. Com toda certeza lerei em breve.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  24. Oie!!!!
    Nessa estória a personagem tem que superar seus medos e anseios e brigar por sua felicidade, pois seus pais ausentes em sua criação somente querem saber de coisas boas relacionadas à ela, mas não se preocupam realmente com seu bem estar.
    O livro parece ser bem forte e que bom que você percebeu nele uma lição positiva de vida!Ainda não tinha lido nenhuma resenha dele e tostei muito da sua, pois não soltou spoilers, mantendo assim o mistério sobre como a personagem irá encarar seus problemas.
    Valeu a dica!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir