[Resenha] O Rosto que Precede o Sonho, Maurício Gomyde

Título: O Rosto que Precede o Sonho
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto71
Páginas: 176
Onde Comprar: Diretamente com o autor

Não tenho palavras para iniciar essa resenha. Conclui essa leitura há dois meses e apenas agora tomei coragem de sentar em frente ao papel, pegar a caneta e tentar escrever.

Mais uma vez, o Maurício conseguiu me surpreender de uma forma tão positiva, que sinto a história tatuada em minha mente. Por conta disso, nenhuma palavra será capaz de descrever a magnitude dessa história para mim. Decerto tentarei, e espero que possa transmitir para vocês uma parte do que senti.

O Rosto que Precede o Sonho nos apresenta à história de Tomas Ventura, sua vida é praticamente perfeita, está cercado daquilo que ama: um violão, amigos, bons discos, um emprego dos sonhos, uma casa flutuante e um telescópio.

Podemos dizer que a vida de Tomas está boa agora, pois ele se arrepende de não ter percebido os sinais que poderiam ter impedido que seus pais entrassem naquele avião e morressem. O que mais faz na vida agora é esperar que novos sinais apareçam, pois, dessa vez, estará pronto para identifica-los.

Tomas levou um fora da namorada e, para se distrair, vai ao sebo/bar de seu amigo Benjamin. Após alguns minutos de conversa e uma boa bebida, Benjamin diz ao Tomas algo que o deixa alegre: a loja recebeu novos discos. Ao se dirigir ao local para escolher novos discos, a sineta da loja toca e anuncia a chegada de um novo freguês, ou, no caso, freguesa, a mulher mais linda que Tomas já viu na vida com olhos cor de mel.

“ – Futuro é algo que não planejo – Tomas meneou com a cabeça. – Trato sempre por uma perspectiva diferente. Onde estarei no final do dia? Essa é a questão. Goto daquele ensinamento que diz que devemos aproveitar o caminho, e não esperar o final dele pra sentir prazer.”

Após a chegada da moça, eles começam a conversar sobre música e disputar quem leva qual disco. Quando chegam em um disco em específico, os dois o tocam ao mesmo tempo e fazem uma brincadeira: devem montar uma banda, Benjamin escolherá a melhor e, o vencedor, levará o disco, mas, o que ninguém esperava, era que a misteriosa moça entende de música e monta uma banda tão boa quanto a de Tomas. Por conta disso, fica decidido que ninguém levará o disco, que eles o ouvirão juntos da loja.

O nome da linda moça é Aurora, ela é fotógrafa e estava na cidade por conta do aniversário do pai (quem receberá os discos) e para um projeto de fotografia de borboletas.

Ao mesmo tempo em que esse fora acontece com Tomas, ele recebe uma proposta de criar uma trilha sonora para um filme, mas ele está certo de que não pode aceitar, afinal, ele não quer mais fazer isso, já tem o suficiente. Mas, parece que aqueles olhos cor de mel lhe deram inspiração e ele aceita o desafio: Compor a trilha sonora de um filme em dez dias.

Tomas e Aurora parecem dispostos a viver esse amor e caem de cabeça nele. Será que foi por conta disso que Tomar ignorou os sinais que tanto esperou ao longo dos anos?

A primeira coisa que devo dizer sobre esse livro é como os personagens foram bem criados. Tomas é fascinante. Ele tem um dom de compor músicas, sabe disso e se gaba, apenas para fazer graça e da boca para fora. Aurora é uma mulher madura, forte e determinada. Ela é aquele tipo de pessoa que se vê um tornado vindo, segura sua mão e encara ele com você. Benjamin foi uma grata surpresa, ele é um ótimo amigo, sempre com algo bom para dizer e incentivar.

A história não há palavras para descrever, ela foi muito bem desenvolvida, tem todas as pontas amarradas e é uma trama direta, o autor não fica enrolando com longas explicações que não serão úteis ao final. Por conta disso, a leitura é extremamente fluída e é possível ler o livro em poucas horas, mesmo porque o leitor fica determinado a saber o que vai acontecer.

Em relação aos sinais: Meu Deus, fiquei me perguntando – e ainda pergunto – quanto o autor precisou pesquisar para criar duas cadeias de sinais que são muito ligadas. Quando nos são apresentados, você tem aquele “clique” na cabeça e fala: É isso aí!, que mágico.


Não vou me estender, pois a resenha já ficou imensa, apenas faço um apelo para vocês leitores: LEIAM. Esse livro merece ser lido pelo mundo.

Classificação:

 

31 comentários

  1. Oi Bruna

    A escrita do autor é mesmo maravilhosa e causa diversas sensações quando finalizamos a leitura. Faz tempo que li esse livro, mas preciso concordar que a história é muito bem desenvolvida. Sua resenha ficou ótima, especialmente por conseguir expressar claramente o quanto você curtiu a leitura. Fiquei até com vontade de reler ;)

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre falo que vou ler algo do Mauricio Gomyde, mas acabo sempre enrolando, mas confesso que essa resenha me ganhou de verdade e já quero ler, fiquei bastante interessada no livro e já vou adicionar na minha WishList, quem sabe não ganho ou compro em breve!

    Hey! Da uma passadinha lá no Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru,
    só o nome do livro já me chamou atenção. Quando li sua resenha então, imagina como estou agora! E por ser poucas páginas estou me segurando kkkk
    Gosto muito quando o autor desenvolve a trama sem enrolação. Já tem um ponto positivo.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bru!
    Pelas suas palavras iniciais, eu já senti o quanto o livro foi importante pra você. Nunca li nada do autor, então não posso falar se curto a escrita dele e tal.
    Fiquei bastante curiosa para conhecer esse caso que envolve Tomas e Aurora, mas isso por conta da bela descrição que fez dos personagens.
    Amei!
    Beijocas
    Historiar

    ResponderExcluir
  5. Bruna!! Que delicia de resenha.
    Eu adorei ver esse livro por aqui. Há algum tempo eu li uma resenha sobre ele e fiquei curiosa, mas acabei esquecendo-me e quando abri o seu blog e me deparei com essa resenha eu tive uma grata surpresa. Se eu já estava interessada com a obra, após ler a sua resenha eu posso dizer que estou encantada com a trama. Com certeza é um livro que eu vá ficar apaixonada e quero muito saber mais detalhes sobre ele.

    ResponderExcluir
  6. Brunaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, tô com muita vontade de ler este livro e qualquer outro do autor, porque só ouço e leio elogios para com suas histórias. Fiquei mega curiosa quanto aos sinais que você mencionou no livro e sobre a pesquisa que o autor deve ter feito. Acho que este é aquele tipo de livro que quando concluímos, sentimos vontade de bater um papo com o autor né?
    Espero poder ler em breve!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. OLÁ!
    Nunca li nada do autor, mas pelo jeito que você descreveu a sua escrita deve ser mesmo maravilhosa. Jamais imaginaria uma história tão boa somente com aquela sinopse, às vezes ela não faz jus ao livro. Quanto aos sinais, meu deus, fiquei super curiosa para saber quais são e como são apresentados. Adorei a dica!
    Beijos.
    htpp://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Bru, tudo bem? Eu preciso de tempo para ler algo do Maurício. Todos falam maravilhas dele e eu ainda não consegui ler nada :P Mas um dia lerei. E esse também chamou a minha atenção. Essa capa é linda e a foto com o violão ficou maravilhosa :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e já me apaixonei por ele na sua resenha. A descrição que você fez sobre os personagens me ganhou, tanto Tomas quanto Aurora parecem ser muito bem compostos, densos e apaixonantes. Adoro quando um livro traz esse clique que você mencionou e tem uma conexão perfeita. Gosto muito também quando os personagens possuem o dom musical acho que acrescenta um toque a mais de sensibilidade, talvez seja só uma impressão, mas o fato da disputa pelo disco e Tomas ser produtor musical contam como um ponto a mais a favor do livro.
    Adorei as fotos que você fez!
    Dica de leitura anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. O único livro do autor que li foi A MAQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS que aliás amei. Acho que tu deveria ler, porque a história é simplesmente encantadora. Eu acho que também tenho esse livro na minha estante, mas eu ainda não o li. Nem sei onde tá no momento rs...Mas eu espero poder gostar também como de todas as outras obras do autor, porque ele é um fofo e tem uma maneira de escrever incrivel. Espero poder conhecer logo suas outras obras.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/06/resenha-guardia-do-tempo.html

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não li, ainda, nada do autor mas morro de vontade pois só vejo resenhas cheias de elogios sobre ele e suas histórias,assim como a sua. Os personagens parecem ser totalmente cativantes e isso me deixou empolgada pra começar já a leitura desse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho uma amiga apaixonada por esse autor o que me faz querer conhecê-lo, mas fico adiando sempre. Com essa sua resenha eu me pergunto pq estou adiando tanto?! Sei que vou adorar! Vc me contagiou de vontade de ler e conhecer a Aurora, ela parece ser daquelas personagens que vão entrar para o hall de favoritas!

    http://blogmundodetinta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna, tudo bem?
    Pela sua resenha esse livro parece incrível, adorei a premissa dele e fiquei super curiosa para conhecer a história. Adoro quando os autores conseguem desenvolver tão bem a história que nos prende e nos faz mergulharmos de cabeça, a querermos desvendar os mistérios que vão se desenrolando. Achei legal saber também que não há muita enrolação, pois também acho desnecessários inserir detalhes que não irão fazer a menor diferença. Esse parece ser um romance incrível e espero conhecer alguma obra do autor, que tantos dizem ser espetacular.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. O único livro do Maurício que tenho é "Surpreendente" que recebi de Amigo Oculto no Natal passado e ainda não consegui ler (eu sei, eu sei, é um desperdício). Ma conheço o autor de alguns papos nas redes e sei que ele é super simpático! Achei a história desse livro muito bacana e, apesar de não ser fissionada em romances, leria esse com prazer, por conta dos tais sinais (me deixou curiosa) e pela boa construção dos personagens. Procurarei com o autor! Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Não tive a oportunidade de ler este livro, mas fico feliz que ele tenha te agradado, é tão bom quando temos boas experiências com nossas leituras e principalmente os personagens, não é? Pela sua resenha, realmente pude notar que a história parece ser de uma fluidez muito boa e que me agrade bastante, provavelmente gostaria do livro, quem sabe um dia leio. Anotada a dica, beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna, tudo bem?
    Eu adoro o Maurício, é sem dúvidas o meu autor brasileiro favorito, ele tem uma escrita que lhe faz sentir mil emoções em 2 capítulos lidos, sem contar que você devora o livro em pouquíssimos dias. Ainda não tive a oportunidade de ler O Rosto que Procede, mas pretendo ler em breve, porque a sinopse já tinha me chamado a atenção, e sua resenha com pontos super positivos do livro só me fez ficar mais curiosa ainda. Mas em um futuro bem próximo eu vou ler o livro e com certeza, adicionar mais um na lista de favoritos do Maurício!

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Bruna, tudo bem?

    Esse livro me parece ser bem bonito. Imagina só levar dois meses para conseguir falar algo a respeito? É realmente muito impactante a leitura. Eu adoro personagens bem criados, trama bem construída, profundidade e tudo mais e esse livro me parece ter exatamente isso. Não é uma leitura que eu farei agora, mas é aquele tipo de livro que se a gente achar pra comprar e ter tempo pra ler, a gente vai amar e amar. Haha.

    beijo!

    ResponderExcluir
  18. Oiii Bruna!!
    Que livro lindo, com um enredo bastante tentador e com personagens marcantes, realmente muito fofo, e essa estoria de sinais? fiquei super curiosa para saber mais sobre isso, e compor uma trilha sonora em 10 dias, haja imaginação pra isso né kkk bom gostei muito do livro (e da resenha) e vou coloca-lo na minha lista de leitura...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Bruna, puxa que livro bacana e acredito que ele sirva até para nós fazer refletir sobre os sinais que deixamos de enxergar todos os dias.
    Deve ser uma história emocionante e assim que meu orçamento desapertar vou procurar o autor com toda a certeza é adquirir seu livro.
    BJ

    ResponderExcluir
  20. Oi Bruna,
    O Gomyde tem o dom mesmo, o unico livro que li do autor foi a Máquina de Contar Histórias e apesar de ter gostado, não foi tanto quanto eu vi que outras pessoas gostaram, fora outras resenhas de obras do autor que são sempre escritas com a empolgação presente na sua e me fazem querer conhecer mais da escrita dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá!! :)

    Nao conhecia o livro nem mesmo o autor, que acabou por te surpreender mais uma vez... Bem, fiquei deveras curioso!! :)

    Depois de ler a tua resenha, considero que s etrata de uma leitura mais que valida!! :) E adorei a premissa e todos esse fatores, e o clic, que revela algum trabalho por parte do autor!! :) (o que eu acho sempre bom...) :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  22. Oie Bruna!!
    Menina sou MALUCA para conhecer algum dos livros do Maurício, na verdade eu tenho pelo menos uns 3-4 livros dele na minha listinha de desejados kkk. Recentemente adquiri O mundo de vidro, e estou bem empolgada para lê-lo, sempre ouvi a galera falando que o autor escreve maravilhosamente bem, que seus personagens são sempre muito bem construídos e cativantes. Lendo sua resenha posso perceber que isso deve ser com certeza verdade. Parabéns pela resenha e pela indicação, você sem duvida conseguiu me deixar ainda mais curiosa ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Oie!
    Eu ainda não conheço esse trabalho do autor, mas como já tive a oportunidade de ler outro livro dele, já estou me preparando para apaixonar por esse. A capa é incrível, e a sua resenha é tão apaixonada que estou bem curiosa. Uma ótima dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  24. Oi Bruna, não conheço ainda o trabalho do autor, mas só de ver como a história te marcou já fiquei com vontade de ler. Somando a isso que é uma história bem desenvolvida com personagens bem criados, vou deixar a dica anotada aqui pra ler assim que puder! Adorei sua resenha, super bem feita!

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Bruna, tudo bem?
    Eu morro de vontade de ler esse livro, ainda mais que eu não conheço a escrita do autor e todo mundo sempre elogia muito ele. Fiquei muito feliz com a sua resenha e de ver que você gostou bastante, parece ser uma obra bem diferenciada e que nos cativa. Pretendo ler com certeza!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá!!!
    Sua resenha ficou linda! Eu amo o autor e só li o primeiro livro dele em! O Mundo de Vidro! Já lá amei a sutileza que usa a profundidade dos assuntos! Morro de vontade de ler mais só o tempo que não deixa...
    Esse é um autor que merece todo sucesso do mundo, sempre humilde e uma pessoa maravilhosa, sou fã!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  27. Sou muito fã do Maurício, mas dos livros dele que li esse é o que menos gosto. O início dele estragou as coisas para mim, não consegui me envolver de verdade com o enredo pois sabia como tudo ia terminar e não queria sofrer. Mas concordo que os personagens foram bem criados e que a história é bem desenvolvida. Se não fosse pela primeira página seria um forte candidato a favorito. De toda forma, fico feliz que tenha gostado tanto!

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Maurício nunca decepciona!
    Confesso que não conhecia esse livro dele, mas fiquei bem curiosa com a história, principalmente pelo protagonista ser bem diferente, e os personagens serem extremamente bem construídos.
    Fiquei encantada com essa questão dos sinais, e bem curiosa para saber mais sobre isso

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Gente, fiquei super curiosa por causa desses sinais, ainda mais porque não sei se entendi muito bem o que eles podem ser ou significar no final. Mas fiquei mais interessada ainda por causa disso pra poder entender o que afinal a gente não está sabendo mas é contado sutilmente durante a história!
    Além disso, adoro personagens muito bem construídos e principalmente quando a história é relacionada a música! Achei linda essa ideia de que eles constroem uma música juntos <3
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  30. Olá, ainda não li nada deste autor, na verdade eu não o conhecia, conheci agora por sua resenha. Você foi bem apaixonada na sua resenha, não há duvidas do quanto você amou a história. Anotei a dica, um dia lerei. Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o autor e após a sua resenha (e os comentários nela), bateu logo a vontade de lê-lo. Já vou colocá-lo na lista, nada pequena por sinal. :)

    Obrigada pela dica!

    https://leelerblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir