Se você gostou de... #3

Olá leitores, tudo bem?

Hoje temos o terceiro post para a coluna Se você gostou de... Pode gostar também de... A indicação de hoje é muito especial, pois são dois livros que adoro – e que já foram adaptados para o cinema – , vamos conferir?


Se você gostou de...

A Menina que Roubava Livros, Markus Zusak - Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.


Pode gostar também de...

O Menino do Pijama Listrado, John Boyne - Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
"Um livro maravilhoso." - The Guardian
"Intenso e perturbador [...] pode-se tornar uma introdução tão memorável ao tema como O diário de Anne Frank foi em sua época." - USA Today
"Um livro tão simples e tão bem escrito que beira a perfeição." - The Irish Independent


Como muitos sabem, o tema central do livro é a Segunda Guerra Mundial. Além do tema, os dois livros têm, como personagem principal, crianças e a morte ronda a vida deles a todo momento. Liesel é um pouco mais madura que Bruno e tem o hábito de roubar livros enquanto Bruno tem o hábito de desbravar lugares. Outro ponto em comum, em minha vista, é que Rudy, de A Menina que Roubava Livros, e Shmuel, de O Menino do Pijama Listrado, tem muito em comum, pois eles tornaram-se amigos dos personagens principais e, por conta disso, trouxeram um pouco de alegria para eles.

Fiz um breve resumo de como os livros são. Como amo ambas as histórias, sou suspeita para dizer, mas, me contem se vocês acham os livros similares e se os leitores de A Menina que Roubava Livros poderiam gostar de O Menino do Pijama Listrado.

Beijos,

27 comentários

  1. Esses dois livros são um dos meus preferidos.
    Beijoos.
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoro o primeiro e gosto bastante do segundo (confesso que gosto mais do filme rs). Gostei deste tópico! :D

    http://psamoleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, concordo plenamente com suas indicações. Já li os dois livros citados acima e sei que se gostou de um poderá muito bem gostar de outro. Impossível não se envolver com essas histórias envolventes.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, td bem?
    Eu curto muito livros que se passam na Segunda Guerra Mundial! Eu só li A menina que roubava livros (é um dos meus favoritos da vida <3), mas há muito tempo tbm quero ler O menino do pijama listrado (só vi o filme, é tão triste!). Realmente são semelhantes.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna! Adorei a coluna! Que ideia legal! E gostei muito da indicação, na verdade eu amei a leitura dos dois livros. São muito especiais.


    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bru!

    Nossa, super concordo com as ligações de hoje.
    Sou uma prova viva, mas esse não é o motivo principal. Além do fato de que eu li "A menina que roubava livros" primeiro e logo depois fiquei morrendo de vontade de ler "O menino do pijama listrado" por causa do tema central, mencionado por você, segunda guerra mundial, os dois livros possuem muitas outras características em comum, bem como você mencionou ali.

    Esse post me deixou com saudades, ain.
    Saudades principalmente da leitura de "A menina que roubava livros". As emoções ainda vivem em mim, lembro bem de como eu me senti em determinado momento da leitura. Meu coração ainda sofre.
    Obrigada por acender a chama desses livros na minha mente.

    Beijos!
    Historiar

    ResponderExcluir
  7. Já li ambos e eles me emocionaram muito! Tanto os livros quanto os filmes. Eu adoro livros que falem sobre a Segunda Guerra e Holocausto, acho que eles sempre rendem muitos ensinamentos.
    Deu vontade de reler e de assistir os filmes de novo, rs.

    Aproveitando a visita, gostaria de convidá-la para nos fazer uma visita tb! E, caso goste do nosso cantinho, nos siga!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  8. Oie. É, eu nunca tinha parado para pensar nesse lado de ambos serem parecidos mas acredito que dá para compará-los sim, embora eu ache O menino do pijama listrado mais emocionante e não tenha amado A menina que roubava livros como todos amaram, mas a história de eles ficarem amigos de judeus que trouxeram alegria para a vida deles foi muito bem destacada e agora fiquei olhando paraa os dois livros com um olhar diferente. Adorei a coluna.

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna... ainda não tive a oportunidade de ler a menina que roubava livros, mas eu já vi o filme e li o livro de o menino do pijama listrado, que por sinal, é mesmo maravilhoso e emocionado. De fato, ambos retratam épocas parecidas e de muito sofrimento.... principalmente o do menino, traz uma grande lição de vida.
    beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bru!
    Eu só li A Menina que Roubava Livros e ele é um dos meus favoritos.
    O Menino do Pijama Listrado já está tem um tempo na listinha também. Só falta arranjar tempo pra ler
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna, tudo bem?
    Ainda não tive a oportunidade de ler "A menina que roubava livros", mas li "O menino do pijama listrado" e AMEI, chorei tanto que cheguei a ficar desidratada, haha. Como os dois livros se passam durante a Segunda Guerra Mundial, acredito que possa haver algumas coincidências sim, e achei bacana a ideia de você compará-los.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. Oie lindona!
    Eu já li esses dois livros e os dois são maravilhosos e apaixonantes, chorei muito com a leitura dos livros,mas o menino de pijama listrado quase me deixou em depressão! Adoro histórias ambientadas na segunda guerra mundial elas me fazem refletir sobre as atrocidades que o ser humano é capaz. Adorei sua indicação e tenho certeza que quem gostou de um desses livros vai amar o outro.
    Achei bem interessante essa coluna!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oiee Bruna ^^
    Eu gostei bastante de "A menina que roubava livros", confesso que o li esperando muito pouco, então a obra me surpreendeu bastante, e eu fiquei com um aperto no peito o tempo todo. Ainda não li "O menino do pijama listrado", mas é um livro que eu sou doida para ler. Cheguei a ver o filme algumas vezes, mas, como sei que não é a mesma coisa, quero ler :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Acredita que não li nenhum dos livros? Confesso que sempre choro em história baseadas no periodo da Segunda Guerra, e por isso, sempre penso bem antes de começar, pois vou chorar quando terminar o livro.
    Bjks!
    Blog Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Verdade.
    Ambos são lindos e emocionantes. Cada um a sua maneira. A menina que roubava livros é um dos meus favoritos.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Já lo muitos elogios sobre ambas as obras mas acho que peguei tantos spoilers que no momento não tenho interesse na leitura. Assisti à adaptação de O Menino do Pijama Listrado e por isso imagino que o livro deve ser bem tocante. Ótimas indicações!
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  17. Ola Bruna lindona A Menina que roubava livros assisti o filme e amei, enquanto não consegui ler o livro achei parado demais, o menino do pijama listrado li o livro e amei muito comovente. Pretendo assistir o filme também. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!! :)

    Nao conhecia esta coluna mas e muito fixe.. Nunca vi nada do genero em qualquer outro blog :)

    Bem, nunca li nenhum dos livros, mas ja ouvi falar deles e concordo que sao parecidos, ate pela epoca.. :) E pelo que isso implica..... :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  19. Oi!!


    Essa sua coluna é bem legal e interessante. EU ainda não li o menino do pijama listrado, mas assisti o filme e amei. A menina que roubava livros adorei o livro, entretanto achei a adaptação cinematográfica muito aquém. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Adoro livros sobre a Segunda Guerra Mundial! Amo A Menina que Roubava Livros e ainda não li O Menino do Pijama Listrado, apesar de já ter ele aqui em casa e dele ser super fino. Eu sei que a temática é bem pesada e eu não ando com um emocional muito preparado pra encarar a leitura. Mas com certeza é um livro que quero muito ler.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda não tive a oportunidade de ler O menino de pijama listrado, mas assistir o filme, e gosto de ambos... É um tema que mexe comigo e me deixa sensível ao mundo e as pessoas. Muito triste os acontecimentos dessa época e é possível termos um pouco de ideia através dos livros, dos personagens...

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu faço esse mesmo tipo de post lá no blog! :D Amei seu post.
    Eu já li ambos os livros e os dois são maravilhosos, mas A Menina que Roubava Livros é meu favorito da vida e até hoje me dá um quentinho no coração só de lembrar a história <3 Belas indicações!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Não li nenhum dos livros, mas assisti o filme de O menino do Pijama listrado e simplesmente amei, pretendo ler o livro em breve.
    A Menina que Roubava Livros é um livro que tenho muita curiosidade de ler, mas só tenho u pouco de receio, pois a maioria dos leitores dizem que a história é um pouco arrastada no incio.
    Mas eu simplesmente adoro livros tendo como fundo a segunda guerra mundial, e espero ler ambos os livros em breve.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  24. Adoro a ideia dessa coluna e de achar livros parecidos entre si e que podem agradar o mesmo tipo de leitor. No caso da indicação desse post, eu passo os dois livros. Embora eles tenham um grande sucesso - e eu acho que merecem mesmo! - não fazem meu estilo. Até tentei ler, mas não rolou.
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?

    Acredita que eu ainda não li nenhum desses dois livros? E nem assisti os filmes.

    AMO a escrita do Markus! Tenho O Menino do Pijama Listrado. Ambos estão na lista, só falta tempo.

    Amei essa coluna!

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  26. Oi *--*

    Me sinto péssima por nunca ter lido nenhum dos dois livros, meio que parece leitura obrigatória para todos. Quero mudar isso em breve pois só vejo criticas positivas.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir