Sinopse: Após a mensagem de Edith Prior ser revelada, Tris (Shailene Woodley), Quatro (Theo James), Caleb (Ansel Elgort), Peter (Miles Teller), Christina (Zoë Kravitz) e Tori (Maggie Q) deixam Chicago para descobrir o que há além da cerca. Ao chegarem lá, eles descobrem a existência de uma nova sociedade.
Quando os créditos pipocaram na tela eu
paralisei. Arregalei os olhos. Depois franzi a testa. Então, olhei para cara da
minha prima, que estava sentada ao meu lado, e vi na expressão dela o espelho
da minha. Bom, primeiro porque o final foi esquisito - bem esquisito. Segundo,
eu não sabia o que pensar. Até agora não consegui decidir se amei ou odiei,
sinceramente.
Para vocês me entenderem vou tomar dois
princípios diferentes: filme como adaptação e filme como filme.
No primeiro caso, serei bem sucinta:
péssimo. Uma péssima adaptação. Se Divergente e Insurgente se mostraram um
pouco distantes - mas nem tanto - do original, não queiram imaginar o que foi
Convergente. Os produtores extraíram apenas a essência e fizeram uma verdadeira
salada de batata e melancia com o resto. Digo isso porque senti os
acontecimentos muito acelerados e as explicações demasiado superficiais.
Outro ponto que me decepcionou bastante
foi a Tris. Sim, eu odeio a Tris do livro mas gostava da Tris dos dois
primeiros filmes. Infelizmente, essa nova Tris de Convergente também não me
agradou: ela estava bem passiva, pouco rebelde - e eu adoro uma rebeldia. Estava sem sal,
açúcar, pimenta, sem tempero nenhum.
No entanto, há também o outro lado da
moeda... O filme, apenas como filme é bom. Não ótimo; bom. Dos três da franquia
é o que mais tem ação e humor. Você fica colada na cadeira e leva bastante
susto - principalmente porque não sabe o que esperar, já que não tem nada a ver
com o livro.
Mesmo assim, o melhor continua sendo
Divergente, tanto como filme quanto adaptação - pelos menos para mim.
Pensando melhor, talvez essa minha
decepção com o longa possa estar relacionada á decepção literária. É,
diferentemente da maioria, a trilogia não ganhou meu coração. Os personagens me
irritavam, eu sentia uma certa infantilidade e esperava boas explicações do
desfecho em vez de buracos negros. Por esses motivos, eu desejava que o filme
me ganhasse, que fosse diferente para melhor e não para pior - na verdade
empatou, deu na mesma.
Sobre a segunda parte de Convergente não
sei o que esperar... É impossível adivinhar o rumo que o cinema vai tomar, dado
àquele final completamente jogado, que você aguarda por uma próxima cena, mas o
filme acaba abruptamente. Tomara que eu me surpreenda. Não vou aguentar outra
decepção.
Nota para o filme: 3,5/5
Oi Gabriele, aff acho que é por isso que ainda não fui no cinema sabe, acho que nem vou, vou aguardar e ver em casa mesmo. Quanto aos livros, eu gostei muito de Divergente, achei show Insurgente e achei péssimo Convergente. Quanto aos filmes, o que mais gostei até agora foi Divergente... Uma pena a adaptação ter chegado a esse ponto né?!
ResponderExcluirBeijos Mila
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
Olá. É péssimo quando as adaptações fogem totalmente do livro. Mas gostei da sua analise ter o comentário do filme como uma adaptação e como somente um filme, é bacana quando as pessoas conseguem dar uma separada nas coisas. Convergente é um livro que eu odiei a leitura, apesar de ter adora aquele final. Espero que na segunda parte do filme mantenham isso, mas pelo jeito vão acabar alterando.kkk
ResponderExcluirBeijos
Sil - Estilhaçando Livros
Oi, Gabrielle!
ResponderExcluirAinda não vi nenhum filme da franquia e nem li os livros, apesar de ouvir dizer que são melhores que Jogos Vorazes, por exemplo (não sei se é exagero). Sua resenha esfriou um pouco minha empolgação... rs... Não gosto de filmes que tenham um final nada a ver e fico decepcionada com personagens insossos. De qualquer forma, irei assistir pra formar uma opinião mais concreta.
Um beijo!
Fê Cardoso
http://www.baseadoemlivros.com.br
Bom, é complicado quando o filme não atinge nossas expectativas. De qualquer maneira eu amo a história dos livros e quero ver essa última adaptação, só não sei se vai ser nos cinemas. Nossas opiniões sempre divergem em relação ao livro e ao filme.
ResponderExcluirbeijos, Fer
Quando eu fui assistir esse filme no cinema tive a mesma reação que você quando as luzes se acenderam de novo. haha Aliás, ouvi um monte de gente que estava na mesma sessão que eu dizer que não entendeu nada.
ResponderExcluirBeijos
www.ooutroladodaraposa.com.br
Oi Gabrielle,
ResponderExcluirEu ainda não vi os filmes, mas vc não foi a unica que achou esquisito, minha sobrinha em disse a mesma coisa. Aliás, ela não gostou muito do livro tb rs
Bjs, Michele
O que tem na nossa estante
Ri alto com a "salada de batata e melancia"... rs usarei esse termo ainda!!!! hahahahah Essa foi uma trilogia que não me interessou desde o começo e eu só assisti o primeiro filme. Entendo sua decepção e particularmente, acho que dividirem o ultimo livro em duas adaptações foi desnecessário, mas enfim, é o capitalismo...
ResponderExcluirAdorei sua sinceridade!!!
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Poxa, é uma pena você não ter gostado, com tantas críticas assim eu até desanimei de assistir o filme hahaha
ResponderExcluirComo eu não li os livros, talvez até não me decepcione tanto quanto você, mas admito gostar demaaaais de personagens rebeldes. :(
Mago e Vidro
| Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!
Oi, eu vi muitas criticas negativas sobre o segundo filme da série e sobre agora esse terceiro e confesso que estou com um pé atras em relação aos livros, que eu ainda não li, não sei se terei coragem de lê-los.
ResponderExcluirbjus
http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/
Faço das suas palavras as minhas! Como adaptação, mais que péssimo. Como filme, foi bom, mas que cenário bizarro é aquele? E a Tris, nossa, parece que criaram outra personagem ali, fiquei o filme inteiro esperando uma expressão facial dela. É uma pena, já que Divergente em si foi tão bom, prometia muito :/
ResponderExcluirAdoreei a entrevista! Pra escritor todo lugar é lugar de escrever, as inspirações vêem dos momentos mais inesperados :D
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova no blog de "Se eu morrer antes de você", vem conferir!
Olá!
ResponderExcluirVocê acredita que apesar de eu amar os livros, ainda não assisti a nenhum dos filmes? Pois é! Os comentários que ouvi sobre a adaptação não foram legais, e acabei ficando com um pé atrás. E esse último filme foi tão criticado, que o valor investido para o próximo foi reduzido, por conta do baixo valor de bilheteira de Convergente.
Espero que quando eu for assisti, ache melhor do que os comentários que ouvi.
Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com.br/
Oie, eu não conheço a série e tenho vontade de ler, para depois assistir o filme. Bacana esses dois caminhos que você usou o filme enquanto adaptação, e pena que não ficou bom, detesto quando fogem muito do livro, e o filme enquanto filme. Bom, já não animei para assistir já que você disse ser tão diferente do livro, mas quem sabe né depois de ler eu me interesse, e todo mundo critica a trish do livro, ehehe.
ResponderExcluirOie!
ResponderExcluirEu assisti esse filme e achei bem mediano. Confesso que não sei o que esperar do próximo filme, pois não tinha enredo para dividir em dois filmes. Quanto a Tris, eu não gosto dela nem no livro nem no filme kkkkkkk o único que vale a pena é o Quatro (por que será? kkk)
Bjks!
Histórias sem Fim
Olá!
ResponderExcluirNossa como eu odeio quando cagam pro livro assim! Só existe o filme por causa do livro, porque não manter o mínimo de respeito né? =/ A Tris deveria ser um poço de rebeldia, por tudo que aconteceu... mas não tem isso? Tipo, como assim?
Eu não li os livros então talvez eu possa gostar mais, contudo tenho medo do outro filme que está por vir. Quero que mudem o livro! rs Sim, peguei o spoiler e já fiquei revolts.
Beijos
Oi Gabrielle, que pena que o filme e os livros não eram o que você esperava, eu para ser sincera não sinto nem um pouco de vontade de ler eles e ver os filmes, seilá mas a trama não me chama a atenção.
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Ooi,
ResponderExcluirFico extremamente decepcionada quando a adaptação é muito distante dos livros. Mas ultimamente tenho tentado analisar como você, pensando no filme como uma coisa separada do entrego original. Ainda não assisti Convergente mas espero ter uma experiência melhor que a sua, levando em conta que a trilogia é uma das minhas favoritas.
Vitória Zavattieri
Eu larguei de mão dessa franquia quando o povo caiu matando nas diferenças de filme e livro de Insurgente, e nesse conseguir ser pior nesse sentido e na construção da Tris é bem desanimante, ela nunca me cativou, mas eu gostava de suas ações em geral (equivocadas na maioria das vezes, mas fazer o que).
ResponderExcluirEu gosto dos livros (menos o segundo), mas sempre me incomodou o fato de não gostar tanto dos personagens criados, só do mundo mesmo.
http://deiumjeito.blogspot.com.br/
Oi Gabrielle,
ResponderExcluirAssim como você, os livros não me ganharam. Não gostei de divergente e nem segui com a leitura. Eu vi os dois primeiros filmes e não gostei também, vi por conveniência e porque gosto de falar sobre algo que eu assisti/li, enfim. Fiquei bem, mas bem decepcionada com essa adaptação, que, mesmo eu não gostando do livro, poderia ser boa como filme. Mas, os roteiristas e diretores cagaram em tudo. Eu entendo totalmente suas criticas e faço jus a elas. É uma pena, porque a história até tem potencial, mas nem a autora e nem o diretor do filme conseguiram um bom resultado. Uma pena, né?
beijo!
Oi Gab,
ResponderExcluirEssa é uma série que eu não li aos livros e nem assisti aos filmes que sairam, confesso que realmente não sinto vontade mesmo. Infelizmente nada que eu vi sobre ela até agora conseguiu despertar meu interesse, e agora lendo a tua resenha só recebo a confirmação do que eu penso, então acredito que esse é um universo literário que eu não vá conhecer. A resenha está excelente.
Beijos
Oie Gabrielle, tudo bom ???
ResponderExcluirEu não assisti o filme ainda, e não devo assistir em breve! não foi um filme que me pegou, sabe, que e fiquei naquela expectativa. Assim como você não foi uma trilogia que me pegou de jeito, eu nem cheguei a ler para falar a verdade, tantos comentários e o povo fervendo com o livro, mas ele nunca me despertou algo mais, e lamento dizer que com o filme foi a mesma coisa!!!
=)
Olá!!
ResponderExcluirEstou querendo ver, vou tentar essa semana. Eu não li os livros, não sou muito fã de distopia, mas como filme eu gosto, então assisti os dois primeiros e gostei bastante. Agora vc me jogo um balde de gelo kkkk eu nem sabia primeiramente que era tão diferente do livro e nem que não tinha acabado... Enfim, vou ver pq amo filmes, e já assisti coisa muito pior com certeza kkkkkk
Bjus
Blog Fundo Falso
Olá... diferente de você eu gosto demais da trilogia... mesmo sem saber se sinto ódio ou não pelo livro Convergente ele é o meu preferido de todos... as pessoas tentam encontrar sentido no que eu falo, mas fazer o quê, eu curti... mas em contra partida... concordo como você sobre a adaptação, com exceção da essência, porque nem isso teve.. pra mim eles pegaram o nome dos personagens e criaram um novo enredo do zero e pecaram feio... se parar pra pensar no filme como se não tivesse lido o livro... as ações me ganharam e eu gostei, mas só... Xero!
ResponderExcluirOlá!! :)
ResponderExcluirComo é que é??!?!? O filme é totalmente diferente do livro!??!? Era quem desse com o livro na cara dos produtores, dizendo "lê o livro primeir, ó besta!!"
Desculpa o desabafo, mas odeio quando isso acontece!! Bem, pelo menos cola quem está a ver, e tem humor...
Mas, se calhar, não vou ver o filme, mesmo assim (é mau demais!!)...
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Olá
ResponderExcluirEu gostei do primeiro filme, o segundo eu nem vi direito, quanto aos livros eu gostei da série, mas em relação a esse primeiro filme já vi gente falando coisa parecida com o que você citou no post,não sei se vou esses filmes até porque nem precisava dividir em dois, não tem história pra isso.
Bjss