Metempsicose, Mauricio Coelho

Um conto dentro de um conto. Quando três velhas senhoras se reúnem em uma tarde chuvosa para conversar sobre sinais de agouro, Inácio, neto de uma das senhoras, pensa que elas conversavam sobre histórias de fantasmas e começa a narrar uma história escrita pelo amigo dele, que jura ser baseado em fatos reais.

Metempsicose é um pequeno conto que inicia com três senhoras, Joaquina, Odete e Ruth, que conversam sobre sinais de agouro. Elas acreditam que, antes de a mãe de Joaquina morrer, o vidro da janela fez um barulho de track, track e logo após a morte apareceu. Elas acham que esses sinais estão sempre presentes para nos avisar. Enquanto conversavam, Inácio, neto de Odete, entra em casa e acha que as senhorinhas conversavam sobre fantasmas e decide contar uma história que Aristides, seu amigo, lhe enviou e que jura ser baseada em fatos reais.

A história de Aristides é sobre um rapaz chamado Orlando, que se preparava para a festa de aniversário de Bellard, seu amigo, que aconteceria à noite. Ao chegar ao Açaí Biruta, local da festa, Orlando se sentiu em casa, pois todo s os seus amigos estavam lá e foi uma alegria imensa. Os amigos começaram uma discussão sobre mitologia, enquanto suas namoradas estavam conversando baixinho entre si. 

A namorada de Bellard estava conversando com as amigas sobre como ele parece estranho nos últimos tempos e como ele finge estar tudo normal. Após três horas de festa, Bellard estava de porre e Orlando ofereceu sua casa para o amigo dormir. Ao chegar em casa, na primeira vez que cuidava de um bêbado, Bellard diz ter medo de dormir no escuro e faz uma confissão que deixa a mente de Orlando perdida e faz com que ele tenha uma péssima noite e, no dia seguinte, vá atrás de uma resposta.

Mesmo sendo um pequeno conto, a história é muito interessante e as pontas ficam atadas ao final. Gostei muito de ter lido e achei a ideia do Mauricio, de escrever um conto dentro de um conto, genial e muito arriscada. O título também é bem apropriado, pois a história nos deixa com a 'pulga atrás da orelha' e nos faz refletir. A história é muito indicada, tenho certeza que vocês irão gostar :D

Informações Adicionais:
Título: Metempsicose
Autor: Mauricio Coelho
Onde comprar: Amazon

Conto cedido em parceria com o autor.

4 comentários

  1. gostei do post :)

    O blog do Armazem vai estar sorteando um livro no dia 08 de março, Pra concorrer é so entrar no link e participar
    http://armazemdochef.blogspot.com.br/2015/02/livro-selecao-brasileira-de-gastronomia.html

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Bru!
    Achei muito interessante. Amo contos e histórias desse tip. Com certeza o leria.
    Beijão
    http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Tha!
      Acho que você vai gostar do conto, é muito bom!
      Beijos

      Excluir