Dicas Literárias: Como ler mais


Olá leitores, tudo bem com vocês?

Hoje vim trazer para vocês dicas de com se organizar para ler mais. Acredito que esse é o sonho de todo leitor, ler muito em pouco tempo e ter tempo de ler tudo o que deseja - que não é pouco, diga-se de passagem. Muitas pessoas me perguntam: Bru, como você consegue ler tanto e ter uma vida tão atarefada? E a resposta para isso é: Eu uso todo minuto que tenho disponível para ler.Vou confessar que não é fácil, mas também não é impossível e eu também não leio tudo o que quero nem na velocidade que quero, porque, acima de tudo, a leitura deve ser algo prazeroso e não obrigatório ou forçado. Pensando nisso, e após algumas pesquisas, trago algumas dicas que podem ser úteis, vamos conferir?

1. Você tem tempo, sim!

Essa é uma das primeiras queixas de todo leitor a "falta de tempo", é também a desculpa para muitas pessoas que não leem ou que decidiram largar um livro. Mas, que tal, usar o tempo ao seu favor e tornar situações corriqueiras em algo prazeroso?

- Leia no transporte público. Eu, por exemplo, levo 1 hora para chegar ao trabalho e essa mesma 1 hora para voltar pra casa e ir para a faculdade, o que faço nesse tempo? Leio. Ah, mas Bru, o ônibus é cheio, não consigo segurar um livro, então opte por ler no celular, tablet ou e-reader, é algo leve que não vai fazê-lo cair durante o trajeto;

- Leia nas filas. Banco, supermercado, hospitais, lojas, etc. são lugares repletos de filas e lotados, então porque não pegar um livro e ler nesse meio tempo ao invés de ficar olhando para o nada e imaginando N coisas ou reclamando que a fila não anda? Garanto que, enquanto você estiver lendo, a fila passará voando;

- Leia em toda pausa que fizer. Normalmente, temos 1 hora de almoço e, a maioria das pessoas, não ficam comendo esse tempo todo. Use parte desse horário para ler. Também tenha sempre um livro no celular, pois, às vezes, você está em uma situação que não tem o que fazer e pode lê-lo.

Claro que, sempre que tiver um feriado, folga ou final de semana, você poderá se dedicar mais à leitura :)

2. Escolha o gênero sabiamente.

Se você está iniciando sua vida literária agora e não sabe qual seu gênero favorito, analise seus gostos em relação a filmes e músicas, eles podem te dar um bom norte. Agora, se você já é um leitor assíduo e sabe o que gosta, invista nesse gênero e não se puna por não querer ou não conseguir ler o que está na 'moda' ou o que te foi indicado, siga aquilo que te dê prazer e te satisfaça.

3. Encontre pessoas que compartilhem o mesmo gosto: ler!

Muitas vezes lemos e não temos com quem conversar ou dividir experiências e isso faz falta, nos sentimos reclusos. Encontre pessoas que compartilhem do mesmo gosto e que possam conversar com você, trocar informações e dicas. Caso você não encontre isso em nenhum vizinho ou alguém que vive próximo a você, a internet está aí para nos aproximarmos. Compartilhe experiências!

4. Desafie-se.

Você tem o costume de ler 30 páginas por dia? Que tal tentar ler 40 hoje? Você consegue ler 3 livros por mês? Que tal tentar ler 5? A leitura é uma atividade que precisa ser praticada e desenvolvida. Comece com livro fáceis e vá se desafiando a cada dia, semana ou mês que passam.

5. Leia mais de um livro ao mesmo tempo.

Se você ler mais de um livro ao mesmo tempo, você irá ler mais em menos tempo. Além de já ter sido comprovado que ler mais de um livro ao mesmo tempo é bom para a memória, pois você se forçará a se lembrar de cada uma das histórias. Costumo ler um livro físico e um ebook ao mesmo tempo e alterno meu tempo entre as leituras.

Bem leitores, essas foram as minhas dicas para ler mais. Apenas lembrem-se a leitura deve te dar prazer e não te forçar a nada. Quando você lê por prazer, você lê mais.

Espero que tenham gostado e, caso tenham mais alguma dica, deixem nos comentários.

Beijos :)

2 comentários

  1. Adorei as dicas.
    É excelente principalmente para quem está começando essa vida literária agora. rs.

    bjs.

    www.booksandmuchmore.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Bru,
    Assim como tu colocou, eu também acho que sempre existe um tempinho. Talvez não todos os dias, frequentemente, mas em algum dia sempre aparece um tempinho.
    Ler no ônibus é ótimo, o tempo passa muito mais rápido. E durante o intervalo no trabalho também... Muito bem colocado.
    Algumas pessoas dizem não gostar de ler, mas na verdade elas não encontraram o gênero certo. Adoro me desafiar, sempre que posso "ousar" nas minhas leituras, eu ouso. Já li mais de um livro ao mesmo tempo, acho bom, mas ainda prefiro ler um de cada vez, rs.
    Amei todo o post, muito bem escrito!
    Beijão, Tão doce e tão amarga.


    ResponderExcluir